Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Gringolaço > Ode à moda inglesa

Esta terça-feira foi mais do que o dia da partida de ida entre Schalke 04 e Manchester United pela semifinal da Uefa Champions League, vencida pelos ingleses por 2 a 0. Foi também o dia do goleiro.

Sim, dia 26/4 é o dia de comemorar a profissão de goleiro, uma das mais extremistas do futebol. No mesmo jogo o sujeito pode ir do céu ao inferno, ou vice-versa. Não há meio-termo para o arqueiro.

Apesar de ser uma função relevante, o goleiro não tem o seu dia como um feriado. O dia do goleiro é um dia útil e comum, onde todos trabalham, desde o porteiro do prédio até o presidente da República (no Brasil teoricamente, deveria ser assim).

Manuel Neuer, é o goleiro do Schalke 04. E no seu dia, ele foi homenageado da melhor forma possível: trabalhando muito.

Nem o fato de estar em sua própria casa evitou o cruel destino de Neuer de trabalhar mais que todo mundo no dia em que ele deveria receber um agrado. Na verdade, o único agrado que recebeu foi não ver sua equipe sair de campo goleada. E isso graças a ele, que fez no mínimo cinco defesas importantes.

O time azul da Alemanha, que nas quartas-de-final atropelou o azul e negro italiano, Internazionale, estava acuado. Errava passes curtos, não conseguia construir uma jogada sequer. A bola não ficava em seus pés. Em dado momento a proporção ficou de 65% de posse para o Manchester e 35% para o Schalke.

Farfan, Raúl e Edu, o trio de ataque ibérico-colonizado do time alemão, mal tocou na bola no primeiro tempo. Não quiseram homenagear Van de Sar, goleiro do Manchester. Eles, em parceria com o grego Papadopoulos, que errou diversos passes curtos no campo de defesa e auxiliou assim o ataque dos ingleses, fizeram questão que só o goleiro Neuer tocasse no elemento principal de um jogo de futebol: a bola.

No segundo tempo, a sensibilidade enfim chegou ao Veltins-Arena. O Schalke 04 melhorou e conseguiu equilibrar a partida, fazendo o outro goleiro em campo trabalhar um pouco também, sentir-se lembrado.
Mas, talvez de pirraça, os homens de ataque do Manchester resolveram acabar com as gentilezas.

Rooney deu um passe açucarado para o veterano Giggs chutar por debaixo das pernas do alemão e fazer o primeiro gol do jogo. Dois minutos depois, foi a vez de Rooney deixar seu presente na rede de Neuer.
Oficialmente a homenagem ao goleiro da noite tinha acabado. Junto a ela, certamente, a esperança da torcida de ver sua equipe chegar à final da principal competição do continente.

“Foi bom enquanto durou” – pensou a torcida do Schalke sobre o sonho de voos mais altos. “Foi boa enquanto durou” – pensou Neuer sobre a homenagem ao seu dia.

=========================
* A coluna Gringolaço analisa os principais torneios e acontecimentos do futebol europeu.


Redator: Thiago Jacintho
thi.jacintho@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário