Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 17 de abril de 2011

Gringolaço > Real jogou como pequeno, mas arrancou empate contra o Barça

Real Madrid e Barcelona começaram com um empate, 1 a 1, a série de quatro partidas em 20 dias entre os dois maiores rivais da Espanha. O jogo era pelo Campeonato Espanhol e, por isso, o resultado foi bom para o Barça, que lidera a liga por 8 pontos de vantagem a 6 rodadas do fim. Vantagem segura e que não será derrubada.

Porém, pela forma como o jogo correu e pelas circunstâncias atuais do superclássico, o resultado também foi bom para o Real. Os Merengues assumiram desde o primeiro minuto um postura de inferioridade diante do rival que o venceu no primeiro turno por 5 a 0. O time de Mourinho se posicionou atrás da linha da bola, fechando espaços e buscando o contra-ataque.

Isso fez com que o Barcelona pudesse utilizar todo o seu repertório de troca de passes. O estilo envolvente dava resultado em alguns momentos e nem toda a retranca do Madrid era capaz de evitar lances de perigo. Destaque para Xavi, grande condutor do meio-campo catalão, e Messi, que tinha a missão de partir pra cima.

O primeiro tempo terminou sem gols e o Real ainda saiu de campo feliz por ter criado algumas chances de perigo, principalmente em bola parada. Na etapa final, em lance de falta, Cristiano Ronaldo ainda acertou a trave de Victor Valdés.

E foi também em bola parada que o Barcelona enfim furou o bloqueio "blanco". Villa (que não jogou nada) entrou na área e recebeu uma gravata de Raul Albiol. Pênalti marcado e cartão vermelho para o defensor do Real Madrid. Messi bateu e fez 1 a 0.

O resultado foi péssimo para a partida naquele momento. O Barça tirou o pé do acelerador e passou a tocar ainda mais a bola. Se quisesse, ficaria até o final do jogo fazendo isso, pois o Real não oferecia resistência. Mas quando tentava algo mais ousado e perdia a redonda, os Culés cediam o contra-ataque ao Real e sofriam algum perigo.

Eis que surgiu um dos lances polêmicos da partida. O Barcelona saiu jogando errado na entrada da área e na recuperação, Marcelo recebeu na área e caiu numa dividida com Dani Alves. O árbitro marcou pênalti - que eu não marcaria. E deveria ter dado o segundo amarelo ao LD brasileiro, já que assinalou a penalidade. Cristiano Ronaldo marcou e confirmou o empate.

Mesmo tendo total domínio do jogo, o Real fez valer bem a sua proposta de jogo e o empate acabou sendo o resultado mais justo. Mas é bem estranho ver o time blanco atuando assim, ainda mais jogando no Bernabeu.

Mais 3 jogos

Não consigo imaginar o Real Madrid jogando as próximas três partidas da mesma maneira que fez ontem. Mas também não duvido que isso aconteça. José Mourinho parece ter convicção de que essa é a única forma de vencer o Barcelona. Em 2010, pela Inter de Milão, usou essa estratégia para eliminar os catalães da Champions League.

Quarta-feira, em Valência, tem a final da Copa do Rei e será um bom termômetro para ver qual será a atitude do Real nos confrontos de mata-mata na Champions League.Aposto em um time mais leve, com Ozil entre os titulares. O Barça será o mesmo que todos já conhecem.

Foto: EFE

=========================
* A coluna Gringolaço analisa os principais torneios e acontecimentos do futebol europeu.

Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Siga-me: @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário