Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 29 de maio de 2011

Comentário da Redação > Corinthians supera erros de Tite e vence os reservas do Coxa

Na estreia da desnecessária camisa grená, o Corinthians sofreu para vencer os reservas do Coritiba em Araraquara (2 a 1). Uma vitória que poderia ter sido muito mais tranquila mesmo sem uma grande atuação dos mandantes. Com uma escalação que eu enxergo como a mais correta no momento (um 4-4-2 tradicional com dois meias de ofício, Danilo e Morais, e Willian ao lado do Liedson no ataque), o Timão começou bem e não demorou para marcar. Logo aos 4 minutos, Paulinho fez boa jogada e abriu o placar.

Depois do gol, o Alvinegro seguiu dedicado e em cima do adversário. O volante, autor do gol, seguiu chegando muito bem à frente e sofreu um pênalti claríssimo não marcado pelo árbitro Ricardo Marques Ribeiro. Aliás, o jogador já havia sofrido outra falta explícita, praticamente em cima da linha - alguns acham que foi pênalti, mas vejo como fora da área - e o juiz nada marcou também.

Mesmo sem jogar um grande futebol, o Alvinegro poderia ter ido para o intervalo com um 2 a 0, que daria uma tranquilidade maior. Porém, acho que nem um placar maior deixaria o torcedor corintiano sossegado dadas as circunstâncias da etapa final. O técnico Tite conseguiu me fazer esquecer qualquer escalação bem feita com os erros cometidos depois.

Para começar, a equipe já voltou para a etapa complementar com a postura que simboliza a covardia do seu treinador. Estava claramente acomodada com a vitória magra, coisa que já começava a acontecer no fim do primeiro tempo. Mas Tite conseguiu deixar a coisa muito, muito pior. Primeiro, após Alessandro sentir uma contusão, adivinha quem o substituiu? O glorioso Moradei. Agora eu pergunto: para que contratar o tal do lateral-direito Weldinho e levar dois zagueiros (Wallace e Paulo André) mais o Moradei para o banco?

Depois a torcida corintiana do interior resolveu colaborar para deixar dramática uma partida que poderia ser simples. Pediu, gritou, implorou pela entrada de... Jorge Henrique. Eu fiquei muito assustado (e irritado) com essa manifestação. Será que a torcida parou no tempo? Esse rapaz tem sido uma lástima há meses. Só não me deixou mais pasmo que a própria mexida de Tite. Ele teve a proeza de tirar o jogador mais incisivo e perigoso do time, o Willian, que vinha tendo mais uma atuação muito boa, para colocar o jogador que os torcedores pediram.

Mas até os que fizeram o inexplicável pedido não pensaram duas vezes ao ver quem sairia e soltaram uma bela de uma vaia com gritos de "burro" ao comandante alvinegro. Coisa que ele merece desde que perdeu a Libertadores... não cansa de errar e quando acerta em uma coisa, compensa com novos erros, como foi hoje.

Não por acaso, o Coritiba conseguiu chegar ao empate aos 28 minutos. E o Tite ainda teve tempo para cometer mais um erro. Precisando encurralar o adversário para buscar o segundo gol, trocou Morais por Edno em vez de tirar logo um lateral e chegar com mais gente à frente. Sorte que, em um lance isolado, após bola alçada na área, Danilo fez o gol da vitória corintiana

Mas óbvio que, assim como na primeira rodada, diante do Grêmio, foi que não anima pelo futebol jogado. A bola na trave do Anderson Aquino, quase nos acréscimos, deixa isso claro. Eu já disse isso e repito: com Tite no banco é difícil acreditar em grande coisa. O que dá esperança é que mesmo com a ruindade do técnico e fragilidade do time, o Corinthians está entre os quatro que venceram os dois primeiros jogos e há expectativa de melhora com as chegadas de Emerson e Alex, dois ótimos reforços, e outros que podem ser contratados.

Conceitos

Julio Cesar - REGULAR: Não teve grande trabalho.
Alessandro - REGULAR: Figura completamente apagada nos pouco mais de 45 minutos que jogou.
(Moradei) - REGULAR: Não comprometeu e pouco participou do jogo também
Chicão - REGULAR: Deu alguns chutões desnecessários, mas esteve atento. Quase voltou a marcar gol de falta.
Leandro Castán - BOM: Trabalhou mais e melhor que o companheiro de zaga.
Fábio Santos - PÉSSIMO: Dá uns passes sem sentido e direção e é todo atabalhoado. O Corinthians precisa de um lateral-esquerdo urgente, apenas raça não basta.
Ralf - BOM: Apesar de também ter dado alguns chutões desnecessários, trabalhou muito para a equipe, como de costume.
Paulinho - ÓTIMO: Foi decisivo e bem participativo. Sua chegada ao ataque foi uma arma muito boa.
Danilo - BOM: Fez boa partida, colaborando muito para o time, e foi o herói da vitória. Mesmo com um ou outro erro de passe, não vi motivos para a torcida pegar em seu pé como fez em alguns momentos.
Morais - REGULAR: Alternou lances ridículos com boas arrancadas. Oscila muito.
(Edno) - PÉSSIMO: Entrou mal demais. Só soube se jogar o tempo inteiro.
Willian - BOM: Objetivo e guerreiro, é o tipo de jogador que preocupa muito o adversário, pois se movimenta muito e vai sempre em direção ao gol. Foi o mais perigoso do meio para frente e jamais deveria ter saído.
(Jorge Henrique) - REGULAR: Fez o cruzamento para o gol do Danilo, mas não mostrou melhora. Continua errando passes bobos.
Liedson - BOM: Guerreiro também, já que não recebia bola com qualidade, voltou para busca-la e ajudar na marcação algumas vezes e o fez muito bem.
Téc: Tite - PÉSSIMO: O texto acima já deixa bem claro a justificativa. Só acrescento uma coisa: o que você faz durante a semana, Tite? Esse time não ganha padrão nunca! Não tenho a menor dúvida que essa mesma equipe na mão do Mano Menezes, por exemplo, estaria em uma condição MUITO melhor.

Foto: Agência Estado

Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Cute story. Makes me want to be better. Thanks for sharing. You are wonderful.

    ResponderExcluir