Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 15 de maio de 2011

Comentário da Redação > Santos 2 x 1 Corinthians - Santos campeão paulista 2011

Visão santista > Título do "trabalho, meu filho"
por Ricardo Pilat - ricardo.pilat@yahoo.com.br

Sem deixar dúvida de sua superioridade diante do rival, o Santos derrotou o Corinthians por 2 a 1 (placar até menor do que poderia ter sido) e conquistou o 19º título paulista da gloriosa história do clube da Baixada. Um título que coroa um grande trabalho. Não só de jogadores e diretoria, mas especialmente do técnico Muricy Ramalho.


Também sou daqueles que não deposita toda a responsabilidade de vitórias sobre treinadores e até acho que eles ajudam mais a perder do que o contrário. Porém, é tão evidente, mas TÃO evidente a mudança do Santos desde que Muricy chegou que não há como não dar muito dos méritos do título a ele.

O motivo é simples: o Santos passou a ser um time seguro na defesa. O ataque já era ótimo, isso todos sabiam, então bastava que alguém arrumasse a casa na defesa. Muitos dos críticos de Muricy já estão enchendo o saco com o discurso de que ele transformou um time que joga bonito em uma equipe retranqueira.

Não é verdade. Quem diz isso não acompanha futebol e jogos do Santos.

O que aconteceu é que o Peixe passou a jogar com inteligência, com equilíbrio (viu, Tite?). Com a bola nos pés, é quase sempre letal. Hoje fez um gol no primeiro tempo, mas perdeu outros 3 feitos. Sempre envolvendo o adversário - que, aliás, não via a cor da bola. Fez outro na etapa final com a ajuda do goleiro corintiano, presentão para o papai Neymar. Ou seja, não faltam chances de gol.

Enquanto isso, na defesa... quanta diferença em relação a alguns meses atrás. Edu Dracena e Durval foram perfeitos. Isso porque eles não precisam mais ficar dando combate em meias, ou fazer cobertura de laterais. Estão jogando com confiança, já que seus companheiros de meio-campo e laterais também ajudam o tempo todo na marcação. E tendo Arouca à frente, tudo fica mais tranquilo.

Enfim, os cabeças-duras vão apenas bater na tecla da retranca, não adianta argumentar que, por exemplo, o Santos de Muricy só jogou decisões até aqui (e venceu todas), e é normal que as equipes atuem de forma mais precavida nesse tipo de partida. Isso sem contar as viagens, a pressão, o desgaste físico e mental...

Mas talvez valha dizer que o cara é campeão em todo time que passa, queiram vocês chamar ele de retranqueiro ou não. Alguma qualidade ele deve ter. E se ele ganhar a Libertadores (mais um mata-mata), aí que essa turminha de malas vai ter de se esconder de vez.

Ah, e o Santos também não deixa por menos sua condição de "campeão dos campeões". Dos últimos 6 campeonatos paulistas faturou 4. Nada mal.

Parabéns, Peixe.

Conceitos


Rafael - REGULAR: Não esteve tão seguro com em jogos anteriores. E acho que falhou feio no gol do Corinthians.
Jonathan - SEM CONCEITO: Jogou pouco e saiu machucado.
(Pará) - REGULAR: Teve tremenda dificuldade na marcação. Vinha até bem, mas deu espaços - como no gol do Corinthians, por exemplo.
Edu Dracena - ÓTIMO: Melhor partida do capitão santista com a camisa alvinegra. Não perdeu uma dividida, uma bola pelo alto, uma antecipação. Efeito Muricy.
Durval - ÓTIMO: Outro que jogou bola demais, mas esse vem há tempos brilhando.
Léo - ÓTIMO: Perfeito defensivamente. Sempre que sai, o time dá espaços pelo setor esquerdo. Mais um título para a conta do lateral.
(Alex Sandro) - REGULAR: Não passa segurança na defesa. Nenhuma!
Arouca - EXCELENTE: Que ele é um MONSTRO marcando, isso todos sabem. Hoje não foi diferente, mesmo voltando de lesão. Mas neste domingo ele ainda foi artilheiro. Fez seu primeiro gol pelo Santos e ainda mandou outra bola na trave. Craque do jogo.
Adriano - ÓTIMO: Tão espetacular quanto o Arouca no jogo de hoje. Só faltou fazer gol.
Elano - BOM: Finalmente uma boa apresentação. Mesmo sem brilhar, teve papel defensivo fundamental. Jogador de decisão.
Alan Patrick - REGULAR: Se omitiu bastante durante o jogo. Foram apenas alguns lampejos. E estarei sempre aqui cobrando esse garoto porque sei da qualidade que ele tem.
(Rodrigo Possebon) - BOM: Entrou bem uma partida. Aleluia!
Neymar - BOM: Não fez um jogo brilhante e visivelmente está cansando. Mesmo assim, fez o gol do título e já começa a vida de papai com mais uma taça.
Zé Eduardo - BOM: Aleluia [2], o Zé Eduardo jogou bem. Faltou um gol, mas sobraram dedicação e técnica (sim, senhor). A torcida do Santos saiu da Vila bem satisfeita com ele.
Tec: Muricy Ramalho - ÓTIMO: Transformou um time que atacava bem e se defendia pessimamente em uma time que ataca bem e se defende muito bem. Assim, em poucos jogos, já levou o Paulista. Será que vem mais por aí? Tenho certeza disso.

Visão corintiana > Nada de surpreendente
por Pedro Silas - pedro_sccp@hotmail.com

No intervalo da partida, quando o placar já apontava 1 a 0 para o Santos, o inoperante Dentinho disse que nos 45 minutos finais ele e seus companheiros tinham que jogar o que sabe na etapa final, "o nosso futebol" nas palavras do atacante. Quem não acompanha o Corinthians a fundo deve ter pensado que era apenas um primeiro tempo infeliz do time e que tudo voltaria ao normal nos 45 minutos finais. Caríssimo prata da casa - que para alegria dos torcedores lúcidos está indo embora -, o atual futebol do Timão, com a sua "bela" participação, é daquilo para baixo.

Foi justamente com a sua saída, Dentinho, que os visitantes conseguiram ter um pouco mais de qualidade (individual apenas) na frente, já que o Willian é muito melhor que você hoje. O problema é que ainda tem aquela listinha que eu venho falando, dos jogadores que andam afundando o time: Julio César, Jorge Henrique, Fábio Santos, Chicão e Alessandro. Os três primeiros são os principais e foram terríveis novamente, o zagueiro-capitão também foi mal e o lateral-direito foi apenas nota 5.

Quem consegue ser pior que todos esses é o técnico. Incrível como o Tite segue não enxergando o óbvio e treina muito mal esse time. E na hora de comentar sobre a equipe, tem a coragem de dizer que ela ainda está em formação. Como assim? Só na primeira fase foram 19 rodadas para dar o tal do equilíbrio que ele tanto gosta de dizer. Lamentável.

A pressão que o Alvinegro do Parque São Jorge fez no segundo tempo antes de o Julio cometer aquela falha patética, foi totalmente enganosa. Era tudo apenas na base da vontade, nada de qualidade técnica. E essa pressão só aconteceu pelo desgaste físico do rival. Em plenas condições, o Santos teria tudo para ser campeão com uma goleada. Aliás, até mesmo na condição em que jogou, o 1 a 0 foi pouco tamanha a facilidade que os donos da casa penetravam na defesa corintiana. Enquanto isso, o Rafael fez apenas uma defesa nos 90 minutos.

Enfim, não há dúvidas de que o título foi para as mãos de quem merecia. Para o Corinthians, que sirva como um claro sinal de alerta. É preciso mudar o elenco e, sobretudo, o comando técnico. Com o Tite no comando não dá para pensar sonhar em nada mais que uma vaga na Copa Sul-Americana no Brasileirão.

Conceitos

Julio Cesar - PÉSSIMO: Precisa dizer alguma coisa? Não é goleiro para ser titular do Corinthians.
Alessandro - REGULAR: Fez o arroz com feijão bem razoável.
Chicão - PÉSSIMO: Foi presa fácil para Neymar e Zé Eduardo e pecou demais no posicionamento.
Leandro Castán - PÉSSIMO: Se jogou muito na primeira partida, hoje foi bem mal. No primeiro gol, deixou o Arouca livre para marcar.
Fábio Santos - PÉSSIMO: Sem recurso nenhum, erra até cobrança de lateral.
Ralf - REGULAR: Não pode reclamar de falta de coração e raça do camisa 5. Mas não compensou na marcação a falta de qualidade no passe.
Paulinho - REGULAR: Simplesmente some do jogo. E segundo volante hoje em dia é fundamental que participe bem do jogo.
(Ramírez) - REGULAR: Alternou erros e acertos
Bruno César - PÉSSIMO: Sonolento, errou muito. Bem longe da boa atuação da última semana.
(Morais) - BOM: Entrou errando, não é um jogador seguro. Mas mostrou raça, deu mais movimentação ao time e fez o gol (apesar de ter cruzado e não chutado, na minha visão).
Jorge Henrique - PÉSSIMO: Jogador irritante demais. Não consegue dar sequencia a uma jogada com aquela mania de adiantar demais a bola e perde-la. E repito, fisicamente também já está acabado. Seria o primeiro da minha lista de dispensa/negociação.
Dentinho - PÉSSIMO: É o retrato da inoperância do time. Só sabe receber a bola, fazer gracinha e rolar para trás. Com todo o respeito aos bons momentos que ele teve no Parque São Jorge, já vai tarde!
(Willian) - BOM: Totalmente o contrário do Dentinho, é um jogador muito objetivo. Foi o único que exigiu uma defesa do goleiro Rafael.
Liedson - PÉSSIMO: Tudo bem que a bola não chega, mas o camisa 9 também está numa péssima forma técnica.
Téc: Tite - PÉSSIMO: Depois da diretoria, é o principal culpado pela temporada decepcionante que o Corinthians está vivendo. Depois de tantos jogos, não conseguiu enxergar o que todos veem e seguiu cometendo os mesmos erros. Parece que faz de palhaçada. É difícil colocar o Willian no lugar do Dentinho desde o começo???

===================================

Direto da Redação

redacao_esporte@hotmail.com

@
redacaoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário