Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Comentário da Redação > Santos vai às quartas da Libertadores com as mãos de Rafael

Não é exagero nenhum dizer que o goleiro Rafael é o grande responsável pela classificação santista para as quartas de final da Copa Libertadores. Ele fez pelo menos três defesas espetaculares no momento de maior sufoco do Santos no jogo diante do América, no México. Atuação de gala, que ficará para sempre marcada na história do time alvinegro na competição continental.

Rafael teve que intervir muito mais que em qualquer jogo do Santos com Muricy à frente da equipe. Para mim, isso tem uma explicação simples: essa foi a maior retranca do Peixe desde que o novo treinador chegou ao clube. O time jogou claramente para segurar o placar e não conseguiu - e nem tentou muito - atacar. Assim, a defesa foi mais exigida, ficou muito mais exposta e foi bem normal a pressão de las Àguilas, por todas as circunstâncias.

Confesso que não é o estilo que me agrada. Ainda mais quando falamos de Santos, um time acostumado a fazer o torcedor suspirar com futebol bonito. Mas quando se fala de Libertadores, o importante é avançar. E ontem era claro que jogo seria dessa maneira e que passar era mais importante que dar show.

Resumindo a história: o Santos jogou na retranca, pelo 0 a 0, e não havia como fazer muito diferente disso. Sorte que Rafael estava mesmo iluminado, pois ficou evidente o cansaço em todos os jogadores. Chegou uma hora do jogo que ninguém conseguia mais correr, marcar...

Por isso, não vou fazer nenhuma crítica muito grande aos jogadores aqui embaixo, na avaliação dos conceitos. Valeu pela dedicação, porque não é fácil segurar uma pressão daquelas, ainda mais jogando uma decisão a cada três dias.

Que venha agora o grande jogo da Libertadores 2011, entre Santos e Cruzeiro.


Conceitos

Rafael - ÓTIMO: É jovem, mas já posso garantir que será um dos grandes goleiros do futebol brasileiro. Fechou o gol em Querétaro.
Jonathan - BOM: Foi muito bem na marcação. Faltou um pouco mais de capricho no ataque.
Edu Dracena - PÉSSIMO: Ontem, mais exposto que nos últimos jogos,voltou a dar vários sustos na torcida;
(Alex Sandro) - SEM CONCEITO: Entrou no final.
Durval - REGULAR: Teve diculdades a bola aérea, principal arma do América.
Léo - BOM: Vem sendo um Leão a cada jogo. Jogou no sacríficio e deu conta da marcação.
Arouca - REGULAR: Jogando mais adiantado ele não foi bem. Rende muito mais como primeiro volante.
(Rodrigo Possebon) - PÉSSIMO: Entrou completamente atrapalhado, correndo atrás de todo mundo e não achando ninguém.
Danilo - REGULAR: Uma das piores atuações recentes do Danilo. Prendia demais a bola e, assim, atrapalhou várias chances de contra-ataque.
Adriano - REGULAR: Não dou um "péssimo" por conta da incrível força de vontade do garoto. Mas foi só. Ele é muito estabanado! Quase deu o gol ao América no último lance do jogo.
Paulo Henrique Ganso - REGULAR: Poderia ser o cara para segurar mais o jogo e não foi. Lances esporádicos apenas.
Neymar - PÉSSIMO: Não jogu absolutamente nada. Foi marcado de perto pelos defensores mexicanos.
Zé Eduardo - PÉSSIMO: Já virou rotina. Não pega na bola. E quando pega, faz bobagem.
(Bruno Aguiar) - BOM: Entrou mais uma vez na fogueira e fez seu papel. Ajudou a organizar um pouco a defesa.
Tec: Muricy Ramalho - BOM: Não é o que mais me agrada ver o Santos jogando como ontem, mas ele foi bem pelas circunstâncias da partida. Acredito que vai escalar o time da maneira tradicional nos próximos jogos que serão os maiores desafios da temporada: Corinthians pela final do Paulista e Cruzeiro pelas quartas de final da Libertadores.

Foto: Getty Images

Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Siga-me: @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário