Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 17 de julho de 2011

Comentário da Redação > Brasil faz melhor partida na Copa América, mas é eliminado melancolicamente

Não poderia ser mais lamentável a eliminação brasileira na Copa América 2011, torneio onde a zebra faz a festa. Diante do Paraguai, neste domingo, o time de Mano Menezes teve sua melhor atuação no torneio, disparado. Porém, faltou competência para colocar a bola na rede.

E nem na disputa de pênaltis o Brasil conseguiu balançar a rede. Elano e André Santos mandaram a bola na lua. Fred também não acertou sequer o arco. Thiago Silva, o único que chutou a bola entre os 3 paus, parou nas mãos do goleiro Justo Villar, o craque do jogo. Depois de 0 a 0 em 120 minutos, 2 a 0 para o Paraguai nos pênaltis.

Antes de falar mais sobre essa questão das penalidades, é preciso exaltar a evolução do time. Foram inúmeras chances criadas. E tudo porque o Brasil jogou com maior movimentação. Neymar e Robinho trocaram de posição várias vezes e confundiram a defesa paraguaia. Ganso voltou a jogar mal, mas em alguns lances mostrou que é diferente. E a defesa, que vinha mal nos últimos jogos, hoje esteve bem e falhou muito pouco.

Então o que saiu errado? Como um time passa 120 minutos sem fazer gol mesmo jogando tão bem? Difícil explicar. Entre os motivos está o maior deles: havia um adversário. Um Paraguai que se defende bem e dificultou bastante a coisa. Foram duas bolas salvas por zagueiros quase em cima da linha, sem contar as várias defesas de Villar.

Faltou também calibrar a pontaria, mas isso não é problema, pois sabemos que os jogadores de ataque que estiveram em campo hoje são ótimos, todos estrelas em seus times. O que faltava era jogar como conjunto e isso aconteceu.

Se Mano ganha um ponto por isso, perde outros pelas opções erradas que fez. Isso começou na convocação, quando preteriu alguns jogadores de talento indiscutível por questões ainda sem explicação, caso de Hernanes e Marcelo, por exemplo. E durante a competição, errou várias vezes na escalação e nas substituições.

Neste domingo, errou feio ao tirar Neymar no final do tempo normal e Ganso no início da prorrogação. O primeiro porque estava jogando bem e todos sabem que é jogador decisivo. O segundo, apesar de não fazer grande partida, apresentou bons lampejos e todos sabemos que pode decidir o jogo a qualquer instante. Naquele momento, o Brasil voltava a ser um time quase comum.

E as substituições também prejudicaram o Brasil nas cobranças de pênalti, porque Neymar e Ganso, pelo menos na teoria, teriam mais qualidade para bater do que fizeram defensores como André Santos e Thiago Silva.

Para complementar a questão das penalidades, acho importante separá-las do contexto do jogo. Com a bola rolando, o Brasil foi melhor e mereceu a vitória, apesar da incompetência para fazer gols. Na marca da cal, os jogadores foram extremamente nervosos e desequilibrados. Nunca havia visto algo parecido. Três pênaltis batidos pra fora, quatro perdidos. Alguma coisa está errada.

O grande problema de tudo que foi dito agora é que Mano Menezes não terá grandes oportunidades para corrigir os erros e tentar novamente acertar. O próximo torneio oficial será a Copa das Confederações, em 2013. Antes disso, apenas amistosos e as Olimpíadas, com o time sub-23. O Brasil corre sérios riscos de chegar à Copa do Mundo sem saber se tem ou não um time pronto.

Conceitos


Julio César - BOM: Não foi muito exigido, mas foi seguro nos lances de perigo.
Maicon - REGULAR: Muito longe daquele jogador que brilhou diante do Equador.
Lúcio - BOM: Brigou o jogo inteiro e fez bom trabalho.
Thiago Silva - BOM: Boa atuação também. O pênalti batido a gente não conta.
André Santos - REGULAR: Também esquecendo a cobrança de pênalti ridícula, acho até que ele fez partida razoável. O problema é que ele sempre escolhe a opção errada. Um chute de longe em vez de um passe simples. Um cruzamento de longe em vez de uma tabela...
Lucas Leiva - PÉSSIMO: Fazia jogo regular, mas foi expulso ao se meter em uma confusão sem sentido. O time caiu depois disso.
Ramires - BOM: Pela briga e correria durante os 120 minutos, foi um dos melhores em campo.
Paulo Henrique Ganso - REGULAR: Apenas lampejos do craque que é. Mas deveria ter jogado até o final.
(Lucas) - REGULAR: Não foi dessa vez que brilhou com a Seleção, mas ainda é bem jovem terá tempo pra isso.
Robinho - ÓTIMO: Melhor partida do Rei das Pedaladas com a seleção brasileira em anos. Até as pedaladas voltaram.
Neymar - BOM: Fazia boa partida quando foi substituído. Foi o jogador que mais finalizou. Faltou o gol e um pouco mais de apoio do treinador.
(Fred) - REGULAR: Não conseguiu segurar a bola no ataque.
Alexandre Pato - REGULAR: Teve duas grandes chances e não concluiu.
(Elano) - SEM CONCEITO: Mais um que escapa da avaliação das penalidades. Mas que PEEEEEEEÉSSIMA cobrança foi aquela, hein?!
Tec: Mano Menezes - PÉSSIMO: Opções erradas do início ao fim da Copa América custaram caro ao treinador. Ele tem o azar de não poder jogar muitos torneios oficiais com a Seleção para tentar ajeitar a equipe, mas também a sorte de poder respirar e fugir da enorme cobrança que certamente viria em um torneio como as Eliminatórias, por exemplo.

Foto: Terra

Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Siga-me: @ricardopilat

Um comentário:

  1. Excelente texto, concordo plenamente.

    Nas análises individuais, eu seria um pouco mais bondoso com o Maicon. O lateral-direito não foi ÓTIMO como na partida anterior, mas me agradou novamente, foi presença constante no ataque. Aliás, é muito difícil ele fazer uma partida ruim pela Seleção. E sempre o achei mais LATERAL-DIREITO que o Daniel Alves... Faz a função com perfeição.

    De resto, concordo com todas as análises e destaco duas:
    Robinho - de fato, FINALMENTE fez uma grande partida. Será que é efeito do "chá de banco"?

    André Santos - Perfeita a definição de que ele escolhe as opções erradas. É exatamente isso. Não é um jogador ruim, mas não está a altura da seleção no momento.

    ResponderExcluir