Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 17 de julho de 2011

Comentário da Redação > Guerreiro, Uruguai elimina Argentina nos pênaltis

Cheio de alternâncias, equilibrado, com muita luta e emoção até o fim. Assim foi o esperado duelo entre Argentina e Uruguai, que cumpriu muito bem as expectativas de todos em campo. Foi um jogaço! E nos pênaltis, (desta vez sem Loco Abreu) os guerreiros da Celeste levaram a melhor e estão na semifinal.

Para conseguir o empate que levou as penalidades, a equipe de Fórlan chegou ao gol logo aos cinco minutos de jogo. Em bola alçada na área, a bola sobrou Diego Perez marcar. Apoiados pela torcida, os anfitriões não se abateram e foram ao ataque. Aos 15, Messi meteu um bolão para Higuaín empatar de cabeça. O jogo era dominado pela Argentina quando Perez piorou a situação da sua seleção ao tomar o segundo amarelo e ser expulso.

Mesmo com um a menos e com ótima atuação de Messi, o raçudo time uruguaio deu trabalho até o fim do primeiro tempo. Sem grande criatividade e dependendo muito de Fórlan, levava muito perigo nas bolas aéreas, cobradas justamente pelo craque da Copa 2010. Graças, também, à fragilidade da zaga adversária, pois qualquer bola alçada na área era um sufoco... Lugano mandou no travessão e Cáceres chegou a marcar, mas o árbitro marcou impedimento correto na jogada.

No segundo tempo, a bola aérea não foi a única arma do Uruguai. Pelo contrário, o ótimo atacante Luís Suárez entrou no jogo e a Celeste conseguiu o que queria: não sofreu riscos atrás e levou perigo à frente com a belíssima dupla de ataque. Contudo, a partir dos 30 minutos a Argentina melhorou e criou as melhores chances do primeiro tempo. E Muslera se tornou o herói da classificação. O goleiro fez uma defesa extraordinária em chute a queima-roupa de Higuaín, aos 33, e depois fez duas defesaças seguidas, quase nos acréscimos.

Um pouco antes do lance que quase decidiu o confronto, Mascherano também recebeu o segundo amarelo (injustamente) e foi expulso, deixando empatado também no número de atletas em campo. Na prorrogação, depois de Álvaro Pereira quase marcar para o Uruguai, os argentinos passaram a mandar no jogo e criaram chances para fazer o gol da classificação. Mas a decisão seguiu 1 a 1 até o fim dos 120 minutos.

Nos penais, Muslera defendeu cobrança de Tevez (o ex-corintiano nunca bateu bem pênalti) e deu a classificação heróica à sua seleção. Aliás, hoje, o Uruguai é o grande favorito ao título por ter o melhor TIME. Não é uma equipe tecnicamente maravilhosa, mas tem um ótimo conjunto, que sabe das suas limitações e se entrega o tempo inteiro, e na frente tem dois excelentes jogadores que podem decidir, Forlán e Suárez.

Conjunto, aliás, é o que continua faltando na Argentina. Mostrou-se mais uma vez uma equipe com talentos individuais, mas fraca coletivamente. Falta um meia articulador, aqueles camisa 10 das antigas que faça a bola rodar - como era Riquelme - e se aproxime de Messi. E a zaga segue sendo um grande problema como na Copa.

Conceitos

ARGENTINA

Romero - REGULAR: Não passou muita segurança nas jogadas aéreas. Contudo, fez duas boas intervenções, não comprometeu.
Zabaleta - REGULAR: Lateral comum, o arroz com feijão. Não teve grandes problemas defensivamente.
Burdisso - PÉSSIMO: Mal nas jogadas aéreas, só parou os uruguaios com falta.
Gabriel Milito - PÉSSIMO: Lento, perdido, e pior ainda pelo alto, também só conseguiu parar os adversários com faltas.
Zanetti - BOM: Com 37 anos, segue com gás. Fez bem sua parte.
Mascherano - REGULAR: Apenas marcou e foi razoável. Não mereceu ser expulso.
Gago - BOM: Não é a dele, mas teve liberdade e chamou a responsabilidade de armar o jogo quando sua equipe tinha um a mais.
(Biglia) - BOM: Nem deveria ter entrado, mas foi bem nos 30 minutos de prorrogação.
Messi - BOM: Fez um ótimo primeiro tempo. Caiu bem na etapa final e teve apenas alguns lampejos. Mas não pode ser crucificado por essa eliminação, pois se não foi o jogador genial do Barça, não se omitiu e teve boas atuações nos últimos dois jogos.
Dí Maria - PÉSSIMO: Pouco foi visto em campo, e quando apareceu, não foi bem.
(Pastore) - BOM: Justificou os pedidos da torcida para que ele fosse titular. Se aproximou de Messi e melhorou o meio-campo. Em tese, se encaixaria mais na formação do que o Dí Maria.
Agüero - REGULAR: Começou bem, mas depois foi figura apagada também.
(Tévez) - PÉSSIMO: Entrou mal no jogo, errando muito. E depois de quase fazer o gol da classificação, de falta, se tornou o vilão da eliminação, perdendo o pênalti.
Higuaín - BOM: Não tem o que reclamar do centroavante. Fez o gol e levou muito perigo quando a bola entrou, obrigando o goleiro Muslera a fazer defesaça e mandando uma na trave.
Téc: Sergio Batista - PÉSSIMO: Poderia ter dado mais chances ao Pastore na competição, e é um absurdo colocar o Biglia em campo tendo Cambiasso no banco. Aliás, o volante da Inter deveria ter o titular, recuando o Mascherano (já faz essa função no Barcelona) para fazer dupla de zaga com o Burdisso... não tenho dúvidas que o sistema defensivo melhoraria muito.

URUGUAI

Muslera - ÓTIMO: O nome do jogo, o herói  da classificação. Estava em um dia iluminado.
Maxi Pereira - BOM: O lateral foi praticamente um zagueiro pela direita. Esteve bem.
Lugano - REGULAR: Um pouco desconcentrado em alguns momentos. Levou perigo no ataque.
Victorino - SEM CONCEITO: O bom zagueiro do Cruzeiro sentiu contusão antes dos 20 minutos de jogo.
(Scotti) - BOM: Substituiu bem Victorino.
Cáceres - REGULAR: Teve trabalho para marcar Messi. Foi uma boa arma nas jogadas aéreas.
Alvaro González - BOM: Se sacrificou na marcação com a expulsão de Perez e encostou em Forlán quando deu.
Diego Pérez - PÉSSIMO: O gol não compensa o que fez depois. E fez hora extra em campo, poderia ter sido expulso até antes.
Arévalo Rios - BOM: Guerreiro, não parou um minuto. Fez vários desarmes.
(Eguren) - SEM CONCEITO: Entrou somente no segundo tempo da prorrogação.
Alvaro Pereira - BOM: Pela esquerda na linha de quatro, auxiliou o Cáceres e apoiou bem.
(Gargano) - SEM CONCEITO: Idem ao Eguren
Forlán - BOM: Líder e principal jogador do Uruguai, chamou a responsabilidade o tempo inteiro. Joga muito.
Luis Suárez - BOM: Começou sonolento e errando passes, mas cresceu e jogou demais a partir do segundo tempo. Incansável na prorrogação.
Téc: Oscar Tabárez - BOM: O trabalho de Tábarez é muito bom. Hoje, sem Cavani, fez um 4-4-1-1, com o Forlán flutuando na frente de uma linha de quatro meio-campistas e tendo total liberdade para criar e chegar e encostar no Suárz, que fica mais à frente. Foi muito eficiente com esse esquema, que não se desmoronou com a expulsão do Perez, pelo contrário, a equipe cresceu ainda mais.


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário