Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Comentário da Redação > São Paulo 1 x 1 Palmeiras

Visão são-paulina > Jogo frio
por Thiago Jacinto - thi.jacintho@gmail.com

O clássico entre São Paulo e Palmeiras não passou de um reflexo do clima que fazia na cidade e do atual momento de ambas as equipes: frio e instável.

Inclusive o empate em 1x1 foi resultado do que produziram as equipes durante o jogo. No primeiro tempo, o time tricolor foi melhor. Apesar do esquema de três zagueiros e dois alas, estes pouco apoiaram, o que limitou o poder ofensivo a tabelas de Rivaldo com Dagoberto, e algumas poucas escapadas de Fernandinho pela esquerda.

Após fazer Marcos trabalhar com ótimas defesas, Dagoberto abriu o placar aos 42 minutos, ao encobrir o goleiro palmeirense com um toque sutil.

Já no segundo, o São Paulo veio recuado, deixando Fernandinho e Dagoberto no meio de campo para armar contra-ataque e resolver o jogo.

Isso fez com que o Palmeiras dominasse as ações no campo de ataque e conseguisse fazer a jogada que é especialista: cobranças de falta de Marcos Assunção. Aos 13, Wellington fez falta na intermediária e, na cobrança, lançada na grande área, Henrique desviou a trajetória da bola o suficiente para deixar Rogério, que antes havia feito pelo menos três defesas difíceis, parado olhando a bola estufar o ângulo esquerdo de sua meta.

Depois disto, houve poucas chances para as equipes que no final, visivelmente desistentes da vitória, se limitaram a tocar a bola e esperar o jogo acabar. Patético jogo, contrastante com a tradição do clássico, que já teve dias mais quentes.

Aliás, é bom que ninguém tenha culpado o inverno rigoroso pelo que foi jogado no Morumbi. Era só o que faltava, apesar de, é verdade, ter sido essa a impressão deixada.

Conceitos

Rogério Ceni – ÓTIMO: Fez pelo menos 4 defesas difíceis. Sem culpa no gol.
João Filipe – BOM: Seguro, não deixou que nada fosse criado pela direita da defesa, lado que ficou responsável. No final ainda subiu ao ataque com certa qualidade.
Xandão – REGULAR: Ele é sempre afobado, mas neste domingo, atuando na sobra, pareceu mais à vontade, logo cometeu poucas falhas.
Rhodolfo – PÉSSIMO: Pareceu perdido no esquema com 3 zagueiros. Errou diversos passes, deixou de dar botes e falhou no gol do Palmeiras.
Piris – REGULAR: Foi bem na defesa, mas no ataque não fez nada. Aliás, se ele deu cinco cruzamentos desde que chegou ao São Paulo, é muito.
Wellington – REGULAR: Fez muitas faltas bobas e desceu mal ao ataque. Às vezes ele faz uns passes com tanta força, para um jogador que está a dois metros dele, que nem meu cachorro entende.
Carlinhos Paraíba – REGULAR: Não comprometeu, mas também não ajudou. Ficou muito preso atrás. Parece que não confia na defesa.
Rivaldo – BOM: Enquanto teve fôlego, ajudou a criar jogadas. Deu a assistência pro golaço do Dagoberto.
Juan – REGULAR: O mesmo de sempre: não compromete, mas não ajuda. Faço um justo adendo para algumas subidas que deu no primeiro tempo, fazendo Cicinho bater um pouco.
Dagoberto – BOM: Fez um golaço e se movimentou bastante. Caiu de produção no segundo tempo e se equivocou em algumas jogadas, onde poderia ter sido mais fominha, mas preferiu tocar. Falta “feeling” a ele em alguns momentos.
Fernandinho – REGULAR: Deu belo chute no primeiro tempo e só. Nem a tradicional jogada de linha de fundo ele conseguiu. Depois que o time levou o empate, tentou “ajudar” se jogando para cavar faltas. Obviamente, foi substituído.
(Marlos) – REGULAR: Entrou logo após o gol de empate do time verde. Foi voluntarioso, mas o time não ajudou.
(Cícero) – SEM CONCEITO: Esteve em campo por 15 minutos, o que é considerável. Produziu quase nada, o que também é considerável, pois àquela altura o time estava entregue. Não posso dar nota nessas condições.
Adílson Baptista – REGULAR: Pareceu ter dado a cartada de gênio ao entrar com 3 zagueiros, mas na prática, o time não correspondeu. Piris não é um ala, é lateral. Juan não sabe mais o que é. Rhodolfo ficou perdido e os volantes acabaram presos, pois claramente não confiavam em subir e deixar a defesa desprotegida. Só não dou ‘’péssimo” porque também tem uns caras desse São Paulo atual que tem futebol para estarem no máximo em um time médio do Brasil.

Visão palmeirense > Faltou ousadia para o Palmeiras
por Ricardo Pilat - ricardo.pilat@yahoo.com.br

Mais uma vez diante do São Paulo no Morumbi, o Palmeiras preferiu entrar em campo com medo em vez de jogar de igual para igual, como grandes clubes devem fazer. Felipão entrou com uma equipe mais defensiva e não vi essa necessidade toda para isso. O Tricolor já meteu muito mais medo do que faz hoje.

Sem Valdivia, Patrik foi titular. Porém, a mudança tática foi a saída de Dinei, machucado, para a entrada do volantão Chico. Com isso, o meio-campo do Verdão se fechou, mas a criação de jogadas foi quase zero.

As principais jogadas saíram pela lateral, especialmente dos pés de Cicinho, um dos melhores em campo. No mais, a velha jogada de bola parada com Marcos Assunção. E após ver o São Paulo abrir o placar com um golaço de Dagoberto no primeiro tempo, foi em cobrança de falta de Assunção, na etapa final, que o zagueiro Henrique cabeceou para empatar o jogo.

Vale lembrar que, no intervalo do jogo, Marcio Araújo deixou o time para a entrada de Maikon Leite. O ex-santista não fez partida brilhante, mas pelo menos deu ao Palmeiras mais presença de ataque e fez o time incomodar um pouco o adversário.

O verdade é que o Palmeiras jogou ao máximo que pode, mas talvez hoje fosse o dia de arriscar um pouco mais. Desse jeito, tudo leva a crer que o time de Felipão fará papel de coadjuvante novamente.

Conceitos

Marcos - ÓTIMO: Mostrou que está em ótima forma, às vésperas da aposentadoria.
Cicinho - ÓTIMO: O melhor do Palmeiras no jogo. Um dos poucos que criam jogadas de perigo com a bola rolando.
Leandro Amaro - REGULAR: Foi driblado de forma inocente no gol do São Paulo.
Henrique - BOM: Partida muita segura e premiada com um gol.
Rivaldo - BOM: Fez boa partida na parte defensiva.
Chico - BOM: Marcou forte, como era de se esperar. Não dá pra cobrar mais do que isso dele.
Marcio Araújo - REGULAR: Voltou a jogar mais livre com a entrada do Chico, mas acho que ele rende mais como cabeça-de-área.
(Maikon Leite) - REGULAR: Não entrou bem, voltou a errar várias jogadas... mas o time melhorou com a entrada dele. Mais tática do que tecnicamente.
Marcos Assunção - BOM: Fundamental para conquistar o empate. Bola parada mortal.
Patrik - REGULAR: Nas poucas aparições que teve, foi bem. Precisa aparecer mais no jogo.
(João Vitor) - SEM CONCEITO: Entrou no fim.
Luan - BOM: Deu muito mais trabalho ao São Paulo do que o Kléber, por exemplo.
Kléber - PÉSSIMO: A explicação acima explica o conceito ao lado. Não tá jogando nada!
Tec: Luiz Felipe Scolari - REGULAR: Faltou ousadia na escalação. O time que tem nas mãos é limitado, mas existem momentos em que pode conseguir algo mais e Felipão precisa identificar isso. Os adversário na briga por uma vaga na Libertadores - incluindo o próprio São Paulo - não são tão melhores assim.

===================================
Direto da Redação
redacao_esporte@hotmail.com
@
redacaoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário