Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Comentário da Redação > Corinthians 1x3 Santos

Visão corintiana > O bipolar Corinthians chega ao seu pior momento no Campeonato
por Pedro Silas - pedro_sccp@hotmail.com

Um time capaz de encurralar o adversário no campo de defesa e fazer uma marcação implacável em um jogo e ser totalmente inofensivo e uma piada defensivamente em outro. Assim tem sido o Corinthians, que não precisou nem de duas partidas para mostrar sua bipolaridade. No clássico deste domingo, contra o Santos, bastaram 45 minutos para essa mudança drástica acontecer.

Mesmo sem jogar um futebol de encher os olhos, os donos da casa fizeram um bom primeiro tempo. E chegaram ao gol em um momento que o Santos era até melhor, e depois, bem posicionados em campo, passaram a dominar o jogo e chegar ao ataque cada vez com mais desenvoltura. Liedson quase marcou seu segundo no jogo ao carimbar o travessão e Willian obrigou Rafael a fazer grande defesa. Aí foi a vez do Peixe marcar quando o adversário dominava. Após escanteio, o sistema defensivo corintiano cometeu mais um erro primário e Henrique mandou para as redes.

Apesar dos visitantes terem levado perigo ao gol de Julio César, o Timão mereceu ter ido para o vestiário com um placar favorável. Mas simplesmente não voltou de lá para a segunda parte. Só o time de Muricy Ramalho jogou bola nos 45 minutos finais. A zaga corintiana foi uma peneira. Neymar nem precisou estar em um dia genial para ser destaque com passes precisos...

O Santos virou, fez 3 a 1, e só não goleou porque não caprichou nas conclusões das jogadas. A coisa estava tão feia, que os santistas saíam na cara do gol com facilidade mesmo estando com um a menos (Henrique foi expulso). Enquanto isso, Emerson, Alex e cia. abusavam das jogadas individuais e nada saiu do ataque dos ex-líderes.

Liderança essa que foi perdida após 17 rodadas, assim como foi quebrada uma invencibilidade de 17 clássicos no Pacaembu. Em termos de resultados (quatro derrotas nos últimos seis jogos), colocação, futebol, clima... enfim, em todos os quesitos, o Corinthians chega ao seu pior momento no Campeonato.

Para mim, é muito claro que, se ainda quiser ter chances de conquistar o título, a era Tite deveria chegar ao fim neste momento. Não acho que ele seja o único culpado pela atual situação, mas tem, sim, uma grande parcela de culpa e, mesmo que não haja um treinador de ponta no mercado, vejo como necessário a troca de treinador.

Ou vai esperar mais uma derrota humilhante no clássico de quarta-feira, contra o São Paulo? Está aí, aliás, mais um motivo para demitir o Tite já nesta segunda-feira... o presidente Andrés Sanchez, pelo que conheço, dificilmente vai querer dar o gostinho ao rival de derrubar mais um treinador corintiano, como aconteceu muito antes da "era Mano Menezes".

Se bem que, com essa bipolaridade do time do Parque São Jorge, não dá para duvidar que consiga uma bela vitória no Morumbi e volte a animar seus torcedores...

Conceitos

Júlio César - BOM: Evitou uma goleada.
Alessandro - PÉSSIMO: Sua única boa jogada foi a assistência para o gol. Deixou uma avenida nas suas costas.
Chicão - PÉSSIMO: Não merece a titularidade há tempos. Gol contra ridículo! E se acha o Beckenbauer, só que dá lançamentos de jogador de várzea.
Leandro Castán - PÉSSIMO: Falhou no gol do Borges, ficou esperando a bola no pé.
Ramón - PÉSSIMO: Só soube pegar a bola e sair correndo com a cabeça baixa. Péssimo na marcação também.
(Welder) - PÉSSIMO: Só pelo vacilo (virada de jogo ridícula no campo de defesa) que poderia ter custado caro se Neymar tivesse aproveitado, já merece o conceito.
Ralf - REGULAR: Não é mais o mesmo depois que voltou da seleção. Tem chegado atrasado nos lances.
(Danilo) - REGULAR: Não acrescentou nada ao time.
Paulinho - PÉSSIMO: Fez até um bom primeiro tempo, mas uma etapa final péssima. Perdeu a bola para o Neymar no lance do terceiro gol.
Alex - PÉSSIMO: Abusou dos lances patéticos. Mal demais. No fim, assustou a todos ao chocar a cabeça no joelho do Danilo, mas já está tudo ok com o meia.
Willian - BOM: Sem a aproximação de um lateral para tabelar e sem um meia inspirado, fez o que deu.
(Jorge Henrique) - REGULAR: Um ou outro bom cruzamento, e algumas pixotadas para variar.
Emerson - BOM: É outro que se virou como pôde e fez sua parte, sendo um dos mais lúcidos em campo. Só faço ressalvas para o excesso de jogadas individuais em alguns lances.
Liedson - BOM: Um gol de oportunista nato e um belo chute na trave. Não há o que reclamar do camisa 9.
Téc: Tite - PÉSSIMO: No jogo de hoje, foi bem na escalação inicial, mas errou em tirar o Willian. Mas o problema, como já ficou claro, é o seu trabalho de um modo geral.

Visão santista > Vitória com autoridade de quem quer brigar por título
por Ricardo Pilat - ricardo.pilat@yahoo.com.br


Não havia maneira melhor de o Santos anunciar que briga sim pelo título brasileiro, ainda que com chances pequenas. Derrotar o Corinthians, no Pacaembu, e jogando como jogou credencia o Peixe a sonhar alto.

Sim, o Timão começou melhor o jogo, fez 1 a 0 logo e dominou o primeiro tempo. O Santos foi menos vibrante do que deveria e por isso foi tão importante o gol de Henrique pouco antes do intervalo, pois acendeu no time a chama de competição.

Na etapa final, diante do maior rival, o Santos entrou em campo como se jogasse uma final. Não fosse a falta de pontaria de Alan Kardec e logo de cara o Peixe poderia ter aberto 3 a 1. Demorou, mas esse placar foi alcançado. Primeiro com grande jogada do próprio Alan, que Borges concluiu. Só 17 gols no campeonato para o camisa 9...

Henrique foi expulso - de forma completamente exagerada, na minha visão - e poderia ter complicado o jogo. Mas Alan Kardec (o melhor em campo) contou com a ajuda de Chicão para marcar o terceiro gol e definir a partida diante de um apático Corinthians, que nem parecia lutar para se manter na liderança.

E notem que nem falei o nome de Neymar. Apesar de não ter participado diretamente de todos os gols, o camisa 11 fez boa partida. Pena, porém, que o árbitro da partida, o péssimo Wilson Seneme, estava perseguindo o garoto e marcou poucas faltas nele.

O título pode aparecer algo utópico, mas mesmo que seja apenas utopia ainda assim é bom demais para o Santos ter um objetivo como esse. Se não for campeão, ao menos servirá para manter o time jogando em alto nível até o Mundial.

Conceitos

Rafael - BOM: Fez grandes defesas quando exigido.
Danilo - BOM: Bastante deficiente na etapa inicial, melhorou demais no segundo tempo.
Edu Dracena - BOM: Teve muita ajuda do Durval, mas não deu sustos.
Durval - ÓTIMO: Um dos melhores em campo. Ajudou várias vezes a salvar a vida do Léo.
Léo - REGULAR: Só melhorou um pouco no segundo tempo porque o técnico adversário fez o favor de tirar o Willian, que estava azucrinando a vida do experiente lateral-esquerdo.
Adriano - REGULAR: Afobado em demasia.
Henrique - BOM: Acho que fez uma boa partida e não merecia ter sido expulso. Nenhuma das faltas que fez era pra cartão. E fez um gol muito importante.
Ibson - BOM: Não jogou nada no primeiro tempo e jogou tudo no segundo. Leva um bom conceito pra casa.
(Pará) - BOM: Até que que jogou direitinho...
Neymar - BOM: Fez a diferença, especialmente no segundo tempo (assim como quase todo o time).
(Bruno Rodrigo) - SEM CONCEITO: Entrou no fim.
Borges - BOM: Fez o gol e só. Mas não tá bom?
(Felipe Anderson) -  PÉSSIMO: Esse não sabe aproveitar a oportunidade que a vida dá. Perdeu um gol inacreditável no final do jogo.
Alan Kardec - ÓTIMO: Perdeu dois gols incríveis, teve outras duas ótimas chances de cabeça que pararam nas mãos de Julio César... mas compensou com um passe lindo para Borges marcar e ainda ganhou de presente um gol contra de Chicão creditado em sua conta. Tá conquistando a torcida santista especialmente pelo empenho.
Tec: Muricy Ramalho - BOM: Teve grande mérito na substituição após a expulsão do Henrique, pois não recuou a equipe logo de cara. E assim o Santos ampliou o resultado.

Fotos: Terra

===================================
Direto da Redação
redacao_esporte@hotmail.com
@
redacaoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário