Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Clinch > Discussão sobre a legalização do uso da maconha chega ao MMA

Após a derrota para Carlos Condit no UFC 143, Nick Diaz (foto) sofreu mais um revés. O meio médio testou positivo para o uso de maconha e aguarda definição da Comissão Atlética do Estado de Nevada para saber sobre sua punição. O atleta é reincidente já que foi flagrado no exame em 2007, após ter finalizado Takanori Gomi no Pride 3. Na ocasião ele recebeu punição de 6 meses e o resultado da luta foi transformado em no-contest.

A luta contra Condit teve resultado contestado e Dana White estava prestes a anunciar a revanche quando soube da notícia, e agora espera para saber qual o gancho que o atleta receberá.

Este caso levantou uma discussão: a maconha deve ser considerada doping?
Não há comprovação de que a erva cause qualquer tipo de benefício ao atleta, e muitos acreditam que ela pode prejudicá-lo.

Diaz possui licença do Estado da Califórnia para usar a maconha como tratamento medicinal, pois sofre de déficit de atenção e hiperatividade. Isso torna legal o uso da droga, mas não o isenta de ser testado nos exames preventivos.

Na minha opinião, a maconha não deve ser considerada doping, por não apresentar melhora no desempenho físico. Mas enquanto a erva constar na lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping (WADA), os atletas precisam ser profissionais e não utilizá-la no período pré-luta. Assim, Nick Diaz merece a suspensão.

Casos de doping no MMA: caminho mais curto para alcançar um objetivo, mas também para arrumar grandes problemas

Os casos de lutadores que utilizaram substâncias proibidas não são poucos. Os motivos são variados: ganho de força, energia e performance; alívio de dores; dificuldade para perder peso, entre outros.

Lutadores famosos já passaram por essa situação. Em 2002, Josh Barnett derrotou o campeão dos pesos pesados do UFC, Randy Couture, mas foram encontrados esteroides anabolizantes em sua urina. Ele perdeu o cinturão e foi demitido do evento.

O falastrão Chael Sonnen (foto) perdeu a luta para Anderson Silva no UFC 117 nos últimos minutos do 5° round, e foi punido pela Comissão Atlética em 6 meses por excesso de testosterona.

Outros casos famosos:
• Chris Leben no UFC 138, após derrota para Mark Muñoz. Suspensão de 1 ano por testar positivo para oxicodona e oximorfina.
• King Mo Lawal no Strikeforce em evento realizado no dia 7 de janeiro. Ex-campeão meio-pesado da organização, utilizou drostanolona.

Entre os brasileiros:

• Vitor Belfort em 2006 pelo Pride. Perdeu para Dan Henderson e testou para o esteroide anabolizante 4-Hidroxitestosterona.
• Thiago “Pitbull” Alves em 2006 pelo UFC.
• Royce Gracie em 2007 pelo evento Dynamite.
• Hermes França em 2007 pelo UFC, disputa do cinturão dos leves (seu adversário, Sean Sherk, que era o campeão e venceu a luta, perdeu o título e o cinturão ficou vago).
• Thiago Silva no UFC 125 em 2011 (trocou sua amostra por urina animal, tentando enganar a Comissão).
• Cris Cyborg em 2011 pelo Strikeforce. Considerada a melhor lutadora de MMA do mundo e detentora do cinturão peso-pena, teve licença de MMA suspensa por 1 ano por utilizar a substância estanozolol.

Para evitar o doping, o UFC passou a estabelecer pré-contrato com lutadores e obrigatoriedade de fazer exames antes de incorporá-los ao Ultimate e Strikeforce. As novas regras passaram a ter validade no início de 2012.

Próximo evento:
Hoje - 15/2 - UFC on Fuel TV 1 – Sanchez vs. Ellenberger

Card Principal
Diego Sanchez (26-5) vs. Jake Ellenberger (23-4)
Dave Herman (21-2) vs. Stefan Struve (22-5)
Ronny Markes (12-1) vs. Aaron Simpson (11-2)
Philip de Fries (8-0, 1 NC) vs. Stipe Miocic (7-0)
T.J. Dillashaw (4-1) vs. Walel Watson (9-3)

Card Preliminar
John Albert (7-1) vs. Ivan Menjivar (23-8)
Jonathan Brookins (12-4) vs. Vagner Rocha (7-2)
Sean Loeffler (25-5) vs. Buddy Roberts (11-2)
Anton Kuivanen (16-4) vs. Justin Salas (9-3)
Bernardo Magalhaes (11-1) vs. Tim Means (16-3-1)

============================

* A coluna Clinch traz a análise dos principais eventos de artes marciais do planeta.

Redator: Fernando Pilat
Siga-me: @fernandopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário