Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Clinch > UFC 144: Retorno ao palco histórico e evento abaixo do esperado

Após doze anos o UFC retornou ao Japão neste sábado (25), na edição 144. O evento foi cercado de expectativas, mas acabou sendo morno.Na participação japonesa no octógono, decepções. Ao contrário das edições do UFC no Brasil, onde nossos atletas passearam sobre os adversários conquistando a maior parte das vitórias, os japoneses tiveram participação mediana.

Favoritos e queridos do público, Yushin Okami e Yoshihiro Akiyama foram derrotados no card principal, que só teve a vitória do atleta da casa Hatsu Hioki. Esse que faz bonito e deve ser o próximo desafiante ao cinturão de José Aldo.

Uma lenda do pride, ex-campeão da categoria leve do evento, Takanori Gomi venceu o compatriota Eiji Mitsuoka por nocaute técnico.

No total foram quatro vitórias e cinco derrotas dos japoneses (considerando que teve uma luta entre japoneses, que já contabiliza uma vitória e derrota).

Não foi um evento de alto nível e com grandes lutas. Muito pelo contrário. Para mim o principal destaque foram os torcedores japoneses que amam esse esporte, reverenciam os ídolos do Pride, e deram um show de educação. Enquanto Bruce Buffer anunciava os lutadores, não se ouvia uma palavra das arquibancadas, que ao final do anúncio aplaudiam o lutador, independente de quem fosse.

E a entrada de Quinton Rampage Jackson foi sensacional, com a música de abertura do Pride, atiçando os torcedores que o idolatram e “uivaram” junto com o americano, que dentro do octógono fez um papelão, estava fora de forma e foi derrotado por Ryan Bader. Confira um resumo dos principais combates:

Ben Henderson vence na decisão unânime dos juízes e é o novo campeão dos pesos leves

Foram cinco rounds de muita movimentação, Frankie Edgar levou um prejuízo, vários golpes fortes que lhe renderam um rosto desfigurado e muito sangue. Mas como de costume, o lutador teve muita raça e aguentou o castigo nos cinco rounds. Ele também acertou boas sequências no adversário, mas não foi o suficiente para convencer os juízes. Vitória merecida de Ben “Smooth” Henderson, que é o novo detentor do cinturão dos médios. Eles receberam o prêmio de “melhor luta da noite”.

Rampage Jackson frustra os fãs japoneses e é derrotado

Mesmo com a torcida toda a seu favor, Rampage esteve irreconhecível. Sem mobilidade e fora de forma, ele foi presa fácil para Bader, que o colocou para o chão diversas vezes e dominou o adversário durante os três rounds, levando a vitória na decisão dos juízes.

Outros destaques:
•    Anthony Pettis venceu Joe Lauzon com um chute sensacional, faturando o prêmio de nocaute da noite, e de quebra a notícia ainda informal de Dana White, de que ele deve ser o próximo desafiante ao cinturão dos pesos leves.
•    Tim Boetsch levou um castigo de Yushin Okami em dois rounds, mas aguentou firme e veio com tudo no terceiro para nocautear o japonês e conseguir uma das viradas mais surpreendentes dos últimos tempos.
•    Vaughan Lee finalizou o japonês Kid Yamamoto, no card preliminar, e ganhou o prêmio de melhor “finalização da noite”.

Todos os resultados:

CARD PRINCIPAL
Ben Henderson venceu Frankie Edgar na decisão unânime dos jurados
Ryan Bader venceu Rampage Jackson na decisão unânime dos jurados
Mark Hunt venceu Cheick Kongo por nocaute técnico aos 2m11s do round 1
Jake Shields venceu Yoshihiro Akiyama na decisão unânime dos jurados
Tim Boetsch venceu Yushin Okami por nocaute técnico aos 54s do round 3
Hatsu Hioki venceu Bart Palaszewski na decisão unânime dos jurados
Anthony Pettis venceu Joe Lauzon por nocaute a 1m21s do round 1

CARD PRELIMINAR
Takanori Gomi venceu Eiji Mitsuoka por nocaute técnico aos 2m21s do round 2
Vaughan Lee venceu Kid Yamamoto por finalização aos 4m29s do round 1
Riki Fukuda venceu Steve Cantwell na decisão unânime dos jurados
Chris Cariaso venceu Takeya Mizugaki na decisão unânime dos jurados
Issei Tamura venceu Tiequan Zhang por nocaute aos 32s do round 2

Foto: Getty Images

============================

* A coluna Clinch traz a análise dos principais eventos de artes marciais do planeta.

Redator: Fernando Pilat
Siga-me: @fernandopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário