Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 26 de março de 2012

Clinch > Muita disposição, nocautes e finalizações: são as marcas da estreia do TUF Brasil

O contrato milionário com o UFC e a presença do presidente do evento, Dana White, nas eliminatórias do The Ultimate Fighter Brasil mexeram com a cabeça dos lutadores. Era de se esperar que todos tivessem muita vontade e determinação. Mas a disposição que vimos nesse primeiro episódio encheu os olhos do chefão do UFC, e acredito que de todos os telespectadores que ficaram até 1h30 acordados assistindo à estreia do TUF na Globo.

Se o horário não ajudou muito, a qualidade dos combates foi fator decisivo para dar um ótimo cartão de visitas ao The Ultimate Fighter Brasil.

Das 16 lutas, apenas uma foi muito estudada e sem graça. Foi na vitória por decisão dos árbitros de Wagner Galeto sobre Fernando Guerra. O próprio Dana White chegou a comentar que a luta estava “meio devagar”.

Lembrando que, as lutas do reality tem dois rounds de cinco minutos e, se houver empate, um round extra para definir o vencedor. Esse terceiro round foi necessário apenas três vezes. Tivemos ainda quatro decisões dos jurados no segundo round, quatro nocautes e cinco finalizações. Um ótimo saldo para quem gosta de MMA.

Penas

Na categoria peso-pena, a primeira luta já chamou a atenção. O literalmente mascarado Rony Jason (entra com uma máscara de Jason em suas lutas) venceu por nocaute Dileno Lopes. No inicio do combate ele levou um knockdown mas resistiu. Ao levantar não perdeu sua oportunidade quando acertou um belo contragolpe derrubando o adversário e consumando o nocaute com mais alguns socos.

Outro destaque foi Godofredo Pepey que encaixou uma chave de braço e finalizou Johnny Cabeça, mostrando um Jiu-Jitsu afiado. Quem também mostrou boa técnica de chão foi Rodrigo Damm. Na luta mais esperada da categoria nesse primeiro episódio, ele levou um calor na trocação com Fabrício Guerreiro, foi derrubado, mas conseguiu pegar as costas do adversário e vencer com um mata-leão.
E por último destaco John Macapá, que é calado, pareceu relapso antes da luta, mas ao iniciar a luta mostrou muita vontade e finalizou Giovanni Soldado com uma bela chave de braço.

Resultados

Rony Jason (RN) venceu Dileno Lopes (AM) por nocaute técnico
Godofredo Pepey (CE) bateu Johnny Cabeça (SP) por finalização (chave de braço)
Hugo Wolverine (BA) venceu Alexandre Sangue (PR) por nocaute técnico
Rodrigo Damm (ES) venceu Fabrício Guerreiro (AP) por finalização (mata-leão)
Wagner Galeto (PR) venceu Fernando Guerra (MS) na decisão dos jurados
Anistávio Gasparzinho (RN) venceu Rafael Bueno (SP) na decisão dos jurados
John Teixeira (AP) venceu Giovanni Soldado (PB) por finalização (chave de braço)
Marcus Vina (PR) venceu Pedro Nobre (RJ) por nocaute técnico

Médios

Já na categoria dos médios, Francisco Massaranduba nocauteou Charles Maicon de forma impressionante em 14 segundos de luta. É um nome para ficarmos de olho.

Um grande adversário deve ser Cezar Mutante, que em uma luta dura contra o experiente Gustavo Labareda, venceu por finalização com uma guilhotina no segundo round.

Nos médios ainda destaco a grande atuação de Daniel Sarafian, que acertou uma joelhada ilegal no primeiro round em Richardson Monstrão, perdendo dois pontos, e mesmo assim conseguiu se recuperar com muita agressividade e consumar a vitória ainda no segundo round na decisão dos jurados.

Além deles, o tetracampeão mundial de Jiu Jitsu Sergio Moraes, desponta como favorito, e venceu Thiago Rela no seu jogo, como uma chave de calcanhar. São os quatro nomes que aponto na categoria onde o atual campeão do UFC é Anderson Silva.

Mas não deixo de destacar que na ultima luta das eliminatórias, tivemos o melhor combate. Em três rounds duríssimos, com muito desgaste, socos duríssimos e raça dos lutadores, Leonardo Macarrão conseguiu convencer os jurados e venceu Samuel Trindade por decisão unânime. Segundo Wanderlei Silva, foi o melhor terceiro round que ele já assistiu na vida.

Resultados
Francisco Massaranduba (DF) venceu Charles Maicon (SP) por nocaute
Cezar Mutante (SP) venceu Gustavo Labareda (DF) por finalização (guilhotina)
Daniel Sarafian (SP) venceu Richardson Monstrão (SP) na decisão dos jurados
Sergio Moraes (SP) bateu Thiago Rela (SP) por finalização (chave de calcanhar)
Tiago Bodão (SP) venceu João Paulo Tuba (PR) na decisão dos jurados
Delson Pé de Chumbo (RJ) venceu Giba Galvão (SC) na decisão dos jurados
Renée Forte (CE) venceu Fabio Bolinho (RN) na decisão dos jurados
Leonardo Macarrão (SC) venceu Samuel Trindade (RR) na decisão dos jurados


Apontei os quatro favoritos de cada categoria, após o primeiro episódio do evento. Mas claro que tudo pode mudar, e todos os classificados têm qualidades para vencer o reality.

No próximo episódio, os 16 lutadores serão divididos nas equipes de Vitor Belfort (verde) e Wanderlei Silva (azul), entrarão na casa e começarão pra valer a disputa para ser o campeão do TUF Brasil. Se o primeiro episódio foi eletrizante, imagino que os próximos serão ainda melhores.
Como destaquei na coluna Clinch da semana passada, o reality será um grande sucesso!

============================

* A coluna Clinch traz a análise dos principais eventos de artes marciais do planeta.

Redator: Fernando Pilat

Siga-me: @fernandopilat

2 comentários:

  1. Me diverti mais do que com os ultimo UFC. Mais ação e sangue no olho, a edição deixou tudo muito dinamico e me pareceu que os atletas estavam fisicamente melhor preparados, talvez por não baixarem tanto o peso.

    ResponderExcluir
  2. this appears like you'd an infinitely more fantastic weekend break compared to my very own! ' ', we invested this learning with regard to finals. ughhh.
    beautiful weblog, incidentally!



    FUT 14 Coins
    LOL Boost

    ResponderExcluir