Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 26 de março de 2012

Comentário da Redação > Poderoso no Pacaembu, Timão quebra invencibilidade do Palmeiras

Caiu o último invicto do Campeonato Paulista 2012! Em um jogo com algumas ironias, o Corinthians mostrou novamente sua força em casa e bateu a única equipe que ainda não havia perdido na competição, o rival Palmeiras. Com o resultado, o clube do Parque São Jorge chega a sua 12ª vitória em 16 duelos - tendo perdido apenas uma vez, e empatado outras três - em clássicos como mandante desde 2008, quando passou a utilizar o Pacaembu como sua casa, em vez do Morumbi. Números fenomenais!

Neste domingo, pude acompanhar in loco essa força que o Alvinegro mostra em seus domínios, sobretudo diante dos rivais. O primeiro tempo, entretanto, foi completamente decepcionante para a torcida que compareceu em peso (melhor público do Paulistão até o momento). A Fiel fez sua parte, mas aquela pressão habitual da equipe corintiana inexistiu.

Os primeiros 45 minutos foram do Verdão, que se mostrava consciente, tranquilo, sabendo bem o que fazer. Enquanto isso, os donos da casa estavam dispersos, longe daquele time pilhado de clássicos passados. Não à toa, Marcos Assunção encontrou liberdade para arriscar um chute e contar com desvio para abrir o placar.

O gol teve uma certa colaboração do Júlio César também, a meu ver. Porém, não foi um simples acaso. A equipe alviverde criou chances e poderia até ter ampliado com Valdívia. Quem diria, após tudo que foi a primeira etapa, que esse lance faria muita falta lá na frente...

No intervalo, o sol baixou, e a partida mudou da água para o vinho. O Timão entrou em campo! Agora, sim, com aquele espírito de clássico. Em seis minutos, virou o placar usando uma arma letal do adversário: jogadas de bola parada. Que ironia! Tão ironia quanto foi o até então líder do campeonato perder a invencibilidade com um gol contra, de Márcio Araújo. Se no primeiro tempo os visitantes sabiam bem o que fazer, depois dos dois gols sofridos num intervalo de dois minutos e 13 segundos, ficaram atordoados.

Já o time de Tite, que se acostumou a fazer bons primeiros tempos, marcar um gol e depois administrar mais na segunda parte, desta vez foi diferente. Não só fez os dois gols relâmpagos, como uma ótima etapa final. Uma mudança (óbvia) no posicionamento do meio pra frente foi fundamental para isso: Danilo saiu do lado direito e passou a jogar centralizado, e Jorge Henrique se fixou na direita; Emerson, que jogou praticamente como armador na etapa inicial, caiu pela esquerda.

Foi por lá que o Sheik fez o que não estava conseguindo: levar a melhor nas jogadas individuais. Com isso, criou duas grandes chances para marcar o terceiro. Mas nem precisava! Muito concentrado e no embalo da torcida, que vibrava a cada dividida, o sistema defensivo funcionou bem e o Corinthians só esperou o apito final para comemorar mais um triunfo sobre um rival no estádio que o corintiano considera, sem dúvida, a
sua casa.

Conceitos

CORINTHIANS

Julio Cesar - RUIM: Muitos não acham, mas pra mim falhou no gol mesmo com o desvio. Fez uma boa defesa em falta de Assunção.
Edenilson - BOM: Habilidoso, apoiou bem e quase fez um golaço.
Chicão - BOM: Começou meio afoito, mas fez um segundo tempo muito bom.
Leandro Castán - ÓTIMO: Seguro e firme, fez desarmes precisos e saiu jogando de forma segura.
Fábio Santos - REGULAR: Marcou corretamente, mas foi figura nula no ataque.
Ralf - BOM: Deu alguns vacilos na etapa inicial, porém, foi um cão de guarda no segundo tempo.
Paulinho - ÓTIMO: Está jogando o fino da bola! Volante que qualquer equipe quer ter: marca bem, tem habilidade, bom passe e visão de jogo, e para completar, ainda faz gols.
Emerson - BOM: Foi colocado na posição errada e não rendeu. Quando passou a cair pela esquerda, puxou ótimos contra-ataques e criou oportunidades.
Danilo - BOM: Outro que cresceu quando mudou de posição.
(Douglas) - SEM CONCEITO: Entrou já no finzinho, para gastar tempo.
Jorge Henrique - ÓTIMO: Clássico é com ele mesmo, impressionante! Além de marcar muito, levou a melhor nos dribles e cobrou as faltas que originaram os gols.
(Gilsinho) - SEM CONCEITO: Idem ao Douglas.
Liedson - BOM: Continua sem marcar gols, mas foi participativo, inclusive esteve no lance dos gols.
(Elton) - SEM CONCEITO: Também foi à campo no fim.
Téc: Tite - BOM: Errou no posicionamento do trio Jorge Henrique, Danilo e Emerson na escalação inicial. Mas teve o grande mérito de corrigir isso no intervalo e mudar completamente a postura do seu time.

PALMEIRAS

Deola - BOM: Evitou que o Palmeiras tomasse mais gols. Fez linda defesa em chute de Edenílson.
Cicinho - RUIM: Pouco apoiou e tomou sufoco defensivo no segundo tempo.
(Pedro Carmona) - REGULAR: Pouco produziu.
Leandro Amaro - REGULAR: Seguro no primeiro tempo, teve trabalho na etapa final.
Henrique - RUIM: Mostrou mais dificuldade que o companheiro de zaga no momento mais ruim da equipe na partida.
Juninho - BOM: O melhor da linha defensiva na marcação, e procurou chegar ao ataque.
Márcio Araújo - PÉSSIMO: Foi mal nos dois lances de gols do Corinthians, um deles marcando contra. Não foi bem na marcação.
Marcos Assunção - BOM: Foi efetivo: fez o gol, levou perigo como de costume nas bolas paradas e levantou algumas bolas na área.
João Vitor - REGULAR: Não se destacou muito, mas fez sua parte direitinho.
(Artur) - SEM CONCEITO: Pouco atuou.
Valdivia - REGULAR: Começou muito bem, depois viveu de lampejos. Desperdiçou a chance de praticamente matar o jogo no primeiro tempo.
Maikon Leite - REGULAR: Muita correria, e só.
(Ricardo Bueno) - RUIM: Esse nem correu, e errou quase tudo que tentou.
Barcos - REGULAR: Começou dando pinta que seria um dos destaques do jogo, finalizando de cabeça no primeiro minuto. Ainda no primeiro tempo, deu belo passe para o Valdívia. Mas parou por aí.
Téc: Luiz Felipe Scolari - RUIM: Está fazendo um ótimo trabalho, porém, não foi bem no clássico. Não conseguiu recuperar sua equipe após a virada e mexeu errado tirando Maikon Leite e colocando o Ricardo Bueno.

Foto: Terra

Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário