Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 8 de março de 2012

Comentário da Redação > Timão faz dever de casa, mas precisa evoluir

Independente do nível de atuação, o fundamental na primeira partida do Corinthians no Pacaembu pela Copa Libertadores 2012 era vencer. E o objetivo foi cumprido. Com um gol em cada tempo, o Alvinegro superou a tensão e fez o seu dever de casa, vencendo o Nacional por 2 a 0, sem sustos.

Mas é preciso evoluir se quiser chegar longe na competição. Esse costume de marcar sob pressão, fazer 1 a 0 e ficar cozinhando o jogo até o fim não será o suficiente lá na frente. O Tite tem opções para fazer seu time ir além de apenas voluntariosa e arrumada. Precisa, portanto, torná-la menos previsível.

Nem sempre a formação ideal é abrir um jogador de cada lado e formar um trio de meio campistas. Às vezes, é necessário afunilar mais o jogo com dois meias armadores de ofício e abrir espaço para as investidas dos laterais. Hoje, com Jorge Henrique pela esquerda, Danilo do outro lado e Alex centralizado, o time ficou meio travado, dependendo muito das investidas do Paulinho. Além disso, o Liedson sentiu falta de um parceiro de ataque. Quando o Danilo se aproximou, saiu a melhor jogada do primeiro tempo além do gol.

No banco de reservas, Tite teve dois jogadores que podem mudar esse modo de jogar: Douglas e, principalmente, Emerson. O atacante certamente só não foi titular porque está voltando de contusão, pois não pode ficar de fora. É titular absoluto, o parceiro ideal para o Liedson. E o meia, maestro entre 2008-2010, tem futebol para ser um articulador eficiente, função que o Alex não tem conseguido exercer bem.

Já o Danilo tem feito de tudo... Voluntarioso, volta para marcar, se movimenta, arma o jogo, e chega para finalizar. Aí vem outra coisa que o Tite deveria rever, na minha visão: deixar o Danilo, em ótima fase, quase que encostado na lateral e se sacrificando na marcação, enquanto o Alex recebe inúmeras bolas pelo meio e não sabe aproveitar.

Por isso, vejo a escalação corintiana ao final da partida, com a dupla Douglas e Danilo no meio-campo e Emerson ao lado de um centroavante (Liedson saiu para a entrada do Elton), como uma formação que pode dar uma nova cara à equipe. Não adianta, contudo, mudar as peças e continuar com o mesmo posicionamento. Opções, repito, o Tite tem. Só não sei se ele terá a capacidade de fazer seu time criar novas alternativas...

Conceitos

Julio Cesar - REGULAR: Fez uma defesa poderia ter encaixado e cedeu escanteio, e só.
Edenílson - BOM: Improvisado, foi melhor que os dois laterais de ofício, Welder e Alessandro. Na falta de reforços, eu seguiria com o volante na função de lateral-direito.
Chicão - BOM: Atento, não deu mole para os atacantes paraguaios.
Leandro Castán - BOM: Voltou jogando com a mesma segurança.
Fábio Santos - BOM: Não foi um primor técnico, mas correu e se dedicou muito, e deu opção no campo de ataque.
Ralf - BOM: Muita raça e segurança na marcação.
Paulinho - ÓTIMO: Só não foi melhor que o Danilo. Com frieza e técnica, mandou bem na saída de bola e foi presença constante no ataque como de costume.
Alex - PÉSSIMO: Está claramente incomodado com o fraco futebol que vem apresentando. Mais uma vez, travou o meio-campo em vez de criar.
(Douglas) - BOM: No pouco tempo que jogou, já conseguiu fazer a bola rodar pelo meio.
Danilo - ÓTIMO: O melhor em campo, sobretudo no primeiro tempo. Fez tudo que é função... armou, marcou, apareceu para finalizar. E foi decisivo!
Jorge Henrique - BOM: Não é um segundo atacante eficiente, mas não é que o Baixinho voluntarioso chegou na área e voltou a marcar gol? E não faltou raça, obviamente!
(Emerson) - BOM: Atuou apenas cinco minutos, mas o suficiente para criar duas oportunidades mesmo não estando 100% fisicamente. O time sente muito a falta de suas características. É titular absoluto!
Liedson - BOM: Isolado, não foi desta vez que o camisa 9 voltou a marcar. Porém, colaborou bastante para o time.
(Elton) - REGULAR: Mal pegou na bola. Não teve a mesma presença que o Levezinho.
Téc: Tite -REGULAR: Precisa mudar o modo da sua equipe jogar e criar novas alternativas. Nem sempre o 1 a 0 será o suficiente...

Foto: Terra

Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário