Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Camarote Térreo > Os 11 maiores gols do time que marcou mais de 11 mil vezes

Aê galera santista, falta 1 dia para o Centenário! Uma data muito especial todos nós apaixonados pelo alvinegro praiano. Impressionante como falar do Santos Futebol Clube nos remete diretamente a falar de ídolos e títulos, tudo com uma certa mística difícil de explicar. Só quem torce para o Peixe pode sentir "o orgulho que nem todos podem ter".

E um dos nossos maiores orgulhos é poder contar que o Santos é o clube no mundo que mais vezes balançou as redes adversárias. Até esta sexta-feira (13/4), já foram 11793 gols na rica história santista.

Por isso, resolvi prestar minha primeiro homenagem ao clube que amo lembrando 11 dos gols mais marcantes e importantes da história do Santos. Um para cada milhar que alcançamos. Enumerei do 11º ao 1º, baseado na minha opinião. Esqueci algum? Certamente, mas esses escolhidos juntam os fatores: importância + fato marcante + emoção.

Prepare o coração para relembrar:

11 Araken Patuska - Santos 2 x 0 Corinthians - 17 de novembro de 1935
O craque santista nos anos 30 fechou o placar na vitória sobre o grande rival santista e garantiu assim o primeiro título da história do Santos, o Campeonato Paulista.

10 Jorginho - Vila Nova (MG) 3 x 4 Santos - 20 de janeiro de 1998
Nem tanto pela importância do jogo, mas pela marca alcançada. O primeiro clube do mundo a marcar 10 mil gols. Foi naquele dia, quando Jorginho anotou o 2º gol da vitória santista.

9 Camanducaia - Santos 5 x 2 Fluminense - 10 de dezembro de 1995

Naquele dia, Giovanni estava inspirado, mas foi esse gol de Camanducaia o tento crucial daquela virada incrível diante do Flu, na semifinal do Brasileirão. O Santos havia feito 3 a 0 e estava se classificando para a final, mas tomou um gol do Tricolor que poderia ter sido uma ducha de água fria. Mas logo na sequência, Camanducaia anotou mais um e deu tranquilade para o Peixe naquela tarde memorável.


8 Neymar - Santos 2 x 3 Santo André - 2 de maio de 2010
Considero muito importante aquele gol que garantiu o título paulista daquele ano. O time havia jogado um campeonato espetacular, histórico, com futebol que dava gosto de assistir e nem a derrota para o Ramalhão manchou a conquista. Certamente, todos os santistas tem esse jogo na lembrança com carinho.

7 Pelé - Vasco 1 x 2 Santos - 19 de novembro de 1969
Milésimo gol de Pelé. Um gol histórico para o futebol mundial, Pelé e o Santos, segunda pele do Rei do Futebol e que eternizou seu feito naquele dia, no Maracanã.

6 Dalmo - Santos 1 x 0 Milan - 16 de novembro de 1963
Na conquista do bicampeonato mundial, o Santos não contou no jogo decisivo com Pelé e de forma inusitada derrotou o time italiano no Maracanã com um gol de pênalti de Dalmo, um grande jogador, mas que está longe da fama dos outros monstros da camisa branca na época.

5 Pelé - Boca Júniors 1 x 2 Santos - 11 de setembro de 1963
O bicampeonato da Libertadores veio com uma vitória antológica diante do Boca Júniors, em La Bombonera. Pelé fechou a conta naquele dia e o Santos alcançou um feito que poucos brasileiros até hoje conseguiram: vencer os Xeneizes em na "Caixa de Bombons".


4 Pepe - Benfica 2 x 5 Santos - 11 de outubro de 1962
Naquele dia, em Lisboa, o Santos massacrou o campeão europeu e foi campeão do mundo pela primeira vez. Pepe fechou a conta daquela que, para muitos, foi a melhor atuação da história centenária do Alvinegro.

3 Neymar - Santos 2 x 1 Peñarol - 22 de junho de 2012
O gol que abriu o caminho para a vitória na decisão da Libertadores proporcionou uma explosão no estádio do Pacaembu, completamente lotado. Para muitos santistas, que não viveram a época de ouro de Pelé e cia, esse título foi o primeiro título da América visto com os próprios olhos. Momento mágico.


2 Elano - Corinthians 2 x 3 Santos - 15 de dezembro de 2002
Após vencer o primeiro jogo da decisão do Brasileiro por 2 a 0, o Santos abriu o placar com Robinho e as eternas 8 pedaladas. Mas no segundo tempo, o Timão virou o jogo e precisava de mais um gol, a 5 minutos do fim, para conquistar o título. Mas eis que surgiu aquele menino Robinho, com apenas 18 anos, e em uma linda jogada individual tocou com açucar para Elano empatar o jogo e sacramentar o título histórico, que tirou o Santos de uma fila de 18 anos sem grandes conquistas. Léo ainda fechou o placar neste dia que jamais vai sair da cabeça do torcedor santista. Eu, por exemplo, com 14 anos na época, vi o Peixe pela primeira vez levantar um troféu daquela grandeza.


1 Pelé - Santos 7 x 1 Corinthians de Santo André - 7 de setembro 1956

Naquele dia, em amistoso contra o xará do arquirrival, o Santos goleou e Pelé, com apenas 15 anos, estreou no Peixe já balançando a rede. Certamente, um fato que mudou a história do Peixe para sempre. A partir daquele dia, com o início de carreira do Rei do Futebol, o clube do litoral que vinha em ascenção passaria a ser um clube do mundo que jamais deixou de ocupar seu espaço entre os maiores da história do futebol.

Meu 11 ideal

O Globo.com lançou esse aplicativo muito bacana para que os torcedores santistas montem o time ideal do Peixe nesses 100 anos. O meu ficou desse jeito aí embaixo. E olha que tive que deixar no banco figuras como Robinho, Giovanni, Ganso, Mengálvio, Dorval, Alex, Pita, Chulapa, Rodolfo Rodrigues... já dá até pra montar outra seleção.



=========================

* A coluna Camarote Térreo coloca o torcedor santista pertinho dos fatos que agitam a Vila Belmiro.

Redator: Ricardo Pilat
pilatportasio@gmail.com

Siga-me: @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário