Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Clinch > TUF Brasil: Decisão contestada marca a 3ª vitória da equipe verde

4º episódio

No MMA, ao contrário de outros esportes, só há uma maneira de evitar qualquer tipo de prejuízo dos juízes: Nocaute ou Finalização. Depender da decisão dos juízes é a pior coisa para um lutador.

Isso porque a visão e critérios dos árbitros nunca são totalmente iguais. Se a luta for equilibrada, o derrotado e sua equipe sempre ficarão revoltados e insatisfeitos.

No 4º episódio do TUF BR isso aconteceu. Na luta mais equilibrada do reality até o momento, Rodrigo Damm (foto, calção branco) e John Macapá (foto, de costas) se esforçaram ao máximo durante três rounds.

O time de Wanderlei estava “mordido” e em busca da primeira vitória, mas a escolha da luta continuava com o time verde. E Belfort optou por Rodrigo Damm, que segundo a comissão técnica estava “voando” nos treinos. O adversário foi John Macapá, que mostrou nas eliminatórias ser um lutador duro mas sem técnica apurada.

No primeiro round do combate, Macapá acertou socos e chutes de impacto que incomodavam Damm, e até conseguiu um knockdown. Rodrigo Damm, inteligentemente, passou a utilizar o wrestling e levou a luta para o chão, impedindo que o adversário golpeasse.

Já no segundo round, o lutador do time verde parecia cansado e não conseguia achar o tempo de entrada para derrubar o atleta do time azul. Assim, Macapá foi golpeando e pontuando, dominando o round por 3 minutos aproximadamente, quando Damm conseguiu novamente derrubá-lo. Mas sem grande efetividade ele somente “cozinhou” a luta para poder descansar.

Os jurados então decidiram que a luta iria para o terceiro round. Nesses cinco minutos decisivos, os lutadores deixaram tudo no octógono, doando-se ao máximo para buscar a vitória. Na quantidade de golpes acertados Macapá foi mais efetivo, mas Damm voltou a utilizar a tática de derrubar e trabalhar por cima do adversário, dominando o oponente, mas sem golpes de impacto.

A luta terminou, e cada equipe tinha a certeza de que seu lutador venceria. A vitória por decisão dividida foi dada para Rodrigo Damm, que assim classificou-se para as semifinais do TUF e de quebra manteve a invencibilidade de sua equipe.

Do lado azul, o resultado gerou polêmica, e Wanderlei (foto) elogiou a luta de seu pupilo, decretando que ele deveria ter vencido. O “Cachorro Louco” disse com todas as palavras:

- Roubaram o John Macapá na cara dura!

Em minha opinião, Macapá venceu a luta, pois considero importante ser agressivo, buscar a luta e acertar mais golpes. Mas meu irmão, que assistiu a luta junto comigo, disse concordar com a vitória de Damm. As quedas que ele aplicou foram vistosas e agressivas, mas quando ele estava por cima não foi efetivo em golpear o adversário ou buscar a finalização.

Enfim, as duas visões são corretas. E por isso considero um erro culpar os jurados pela derrota. Vitória sem contestação é por nocaute ou finalização. Deixou a decisão na mão dos jurados? Depois não adianta chorar.

Os nervos dos participantes começam a se acirrar, nesse episódio já ocorreram outras discussões por conta de brincadeiras de Gasparzinho, e com essa terceira vitória do time verde, a tendência é que o time azul entre ainda mais mordido e pressionado para conseguir sua primeira vitória na próxima luta.

Não perca o 5º episódio do TUF BR, e acompanhe tudo sobre o reality pelo facebook, curtindo a página @theultimatebr.


============================

* A coluna Clinch traz a análise dos principais eventos de artes marciais do planeta.

Redator: Fernando Pilat
Siga-me: @fernandopilat

2 comentários:

  1. Caraaaa... Dam podia ate derrubar mas não fez nada por cima! Macapá encontrou o tempo certo no 1º saia na hora certa e entrava bem, o encaixou muito bem um soco. Quantas vezes o Dam tentou levar para o chão e o Macapá travou muito bem. O que faltou foi juiz para por a luta para cima quando o Dam ficava apenas passando tempo. Nem tentava pontuar para falar que fez algo, em nem um momento tentou uma finalização que de para falar que o adversário se apurou. Ainda mais a quantia que se segurou na grade. Mario Yamazaki é na minha humilde opinião um dos melhores árbitros do UFC mas tem que ver que como são 2 rounds 3 para desempate e os lutadores estão dando a vida para poder ganhar o contrato, tinha que manter a luta mais ativa possível. Não desmerecendo Dam é um excelente lutador, ja lutou ate no exterior e tudo mais. Mas nada me tira da cabeça que a vitória merecida do Macapá!

    ResponderExcluir
  2. Também concordo que o Macapá mereceu a vitória. Foi muito mais incisivo e buscou o nocaute o tempo inteiro. Mas o Damm foi experiente e cozinhou o jogo. Os árbitros americanos sempre curtem esse jogo de wrestling, mesmo que não seja efetivo e fique por cima sem buscar golpear que nem o Damm.
    Mas quando o lutador deixa a decisão na mão do arbitro tudo pode acontecer...O próprio Rony Jason falou, "Galera, vamos nocautear ou finalizar"

    ResponderExcluir