Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 22 de abril de 2012

Clinch > UFC 145: Jones vence mais um ex-campeão e continua soberano na categoria

As casas de aposta pagavam 5 para 1 na vitória de Rashad Evans. Quem vê assim pensa que o desafiante ao cinturão era um “qualquer”. Na verdade ele tem muita experiência no MMA, é ex-campeão da categoria e tem um cartel com 17 vitórias, 1 empate e 1 derrota (para Lyoto Machida).

Mas Jon Jones é um fenômeno e vem fazendo história com apenas 24 anos (é o campeão mais jovem da história do UFC). Nas ultimas quatro lutas venceu ex-campeões da categoria com autoridade, sem correr riscos. Vendo suas lutas dá a impressão de que a categoria é fraca, mas na verdade é a melhor do UFC.

A expectativa era de nocaute ou finalização do campeão, mas isso não aconteceu. Jones venceu por decisão unânime dos jurados pois dominou os cinco rounds de forma absoluta. Ele tem a maior envergadura da história do UFC e é 14 centímetros mais alto que Evans, assim conseguiu afastar o adversário. Além disso mostrou todo seu repertório de cotoveladas, chutes, socos, e algumas outras “mágicas” que não tem explicação.

Saiu sem um arranhão no rosto enquanto Rashad saiu com o rosto muito inchado. Principalmente no segundo round Jones ficou próximo de acabar com a luta após uma sequência de cotoveladas que balançou Rashad, mas o ex-campeão foi raçudo e aguentou os cinco rounds. No final a decisão unânime só confirmou que será dificil bater Jones.

Card principal surpreende e empolga


O card preliminar foi morno, e apenas uma luta não foi para decisão, a vitória arrasadora do peso pesado Travis Browne que finalizou Chad Griggs com um katagatame. De quebra ele mantém sua invencibilidade na carreira e conquistou o prêmio de finalização da noite.

Já o card principal começou com uma vitória por decisão unânime de Mark Bocek sobre John Alessio. Na segunda luta, o canadense Mark Hominick e o americano Eddie Yagin entraram dispostos a “matar ou morrer”. O americano, azarão, veio para trocação franca. De guarda baixa ele encontrou a distância correta logo no início e golpeava pesado o rosto do canadense dominando os dois primeiros rounds e conseguindo dois knockdouns. Hominick muito machucado mostrou bom preparo físico e dominou o ultimo round contra um cansado e ensanguentado Yagin. Na decisão dividida dos jurados, Yagin venceu. Essa luta foi escolhida a melhor da noite.

Na luta seguinte, Michael McDonald nocauteou Miguel Angel Torres pelo peso galo. O jovem McDonald foi para trocação sem medo, e nocauteou o adversário de forma espetacular, mostrando que veio para almejar cinturão no UFC. Eu já dava como certo que esse seria o nocaute da noite, mas na luta seguinte, válida pelo peso pesado, bem Rothwell conseguiu a virada mais incrível que já vi no UFC. Seu adversário, Brendan Schaub conseguiu acertá-lo, deixando-o zonzo. Assim, Schaub foi com tudo para cima, castigando Rothwell que não se entregou, abriu a guarda e soltou um despretencioso soco que acertou no queixo de Schaub que caiu apagado e nocauteado. Big Ben Rothwell venceu e levou o prêmio por nocaute da noite.

O co-main event reuniu o canadense Rory MacDonald (foto), com uma cara de garoto que não assusta ninguém, e um experiente inglês Che Mills. O garoto foi com tudo para cima, derrubou o adversário e mostrou uma técnica de ground'n pound poderosa, das melhores que já vi. Castigou ferozmente Mills que resistiu ao primeiro round mas saiu com o rosto muito inchado e sangrando. Logo no inicio do segundo round MacDonald já derrubou de novo. Com muito tempo para trabalhar por cima o canadense continuou castigando o adversário até que o mesmo ficou sem defesa e o árbitro interrompeu a luta.

O saldo total do evento foi positivo. Jones provou que será dificil encontrar um adversário a sua altura. Travis Browne está pronto para uma luta maior e provar que veio para brigar pelo cinturão dos pesados. E McDonald dos galos e MacDonald dos meio médios são garotos prodígios que mantendo essa qualidade podem chegar a disputar cinturão.

Fotos: Getty Images


============================

* A coluna Clinch traz a análise dos principais eventos de artes marciais do planeta.

Redator: Fernando Pilat
Siga-me: @fernandopilat

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. boa noite

    Parte das Escrituras.
    Sem motivo específico por ter deixado no seu blogger, mas específico para que leia as Escrituras de Deus, que sempre fala ao nosso Ser.

    Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo, e ensina-me os teus estatutos.
    SALMO 119: 129 - 136

    PHE - PÊ - Redentor, Salvador

    129 Maravilhosos são os teus testemunhos; portanto, a minha alma os guarda.
    130 A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices.
    131 Abri a minha boca, e respirei, pois que desejei os teus mandamentos.
    132 Olha para mim, e tem piedade de mim, conforme usas com os que amam o teu nome.
    133 Ordena os meus passos na tua palavra, e não se apodere de mim iniqüidade alguma.
    134 Livra-me da opressão do homem; assim guardarei os teus preceitos.
    135 Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo, e ensina-me os teus estatutos.
    136 Rios de águas correm dos meus olhos, porque não guardam a tua lei.


    Em número cap.6 a palavra nos diz:
    24 O SENHOR te abençoe e te guarde;
    25 O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
    26 O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

    A Escrituras nos mostra que o olhar de Deus é sobre nós, e que devemos buscar e clamar que o Senhor nos conceda entendimento e discernimento em Deus.. para que possamos viver os preceitos do Senhor. Porque maravilhosos sãos caminhos do Senhor, é um escudo para aqueles que nele confiam(SL 18-30).

    Abraços
    Jesus Cristo te ama
    Ele é o Caminho, e a Verdade, e a Vida.

    ResponderExcluir
  3. É, não tem jeito... Acredito que Jones só perde o cinturão pra alguém que tenha pelo menos sua envergadura (e que seja bom também, claro), não aposto no Hendo na próxima luta do Jones não. Mas essa luta contra o Rashad foi boa sim, gostei da criatividade dos golpes!
    Che Mills fez uma ótima luta, foi pra cima sem dó, sensacional!! Só uma pena Brendan Shaub ter sido nocauteado de novo... Se distancia cada vez mais dos top.

    ResponderExcluir
  4. Sidney, acho que você quis dizer Rory MacDonald quando disse Che Mills, rs. O Mills foi massacrado!

    ResponderExcluir
  5. O Jones caminha para fazer história e ser soberano na categoria, assim como o Spider nos médios. Hoje é dificil imaginar um lutador que possa fazer frente ao Jones. E nessa categoria temos vários ex-campeões e grandes lutadores. Mas Jones já venceu quatro deles, como se eles fosem crianças, sem dar nenhuma chance.

    ResponderExcluir