Há alguns anos Felipe Massa sofre com renovações de contrato com a Ferrari e as especulações da imprensa italiana sobre seu futuro na equipe de Maranello. E com razão.
Desde 2008, quando brigou pelo título e o viu escapar pelos dedos nas últimas curvas de Interlagos, Massa acumula fracassos e momentos infelizes na Fórmula 1. Em 2009 sofreu aquele acidente com a peça que se soltou do carro de Rubens Barrichelo e não conseguiu completar a temporada.
Em 2010, Fernando Alonso chegou para formar dupla com o brasileiro na Ferrari e acabou complicando ainda mais a vida de Massa, que passou a ser tratado de vez como segundo piloto, e não havia como ser diferentes considerando o resultado dos 2 na carreira e naquela temporada. Foi naquele ano que ocorreu aquela lamentável caso em que a escuderia italiana sugeriu que Felipe abrisse espaço para Alonso que vinha mais rápido.
Aquele episódio foi marcante e certamente chateou muito o piloto brasileiro. Parece que ele não tem mais gana de vencer, vê sempre a sua frente Fernando Alonso como uma barreira instranponível, uma chicane escorregadia. Se intimida muito.
Em 2011, a Ferrari não tinha uma beleza de carro, mas Alonso conseguiu um 4º lugar na temporada com 257 pontos contra 118 de Felipe, 6ª colocação. Em 2012 o carro é ainda pior, mas em 2 corridas o espanhol já conseguiu uma vitória na Malásia (foto) e somou pontos na outra, liderando o campeonato com 35 pontos contra 0 do brasileiro.
Infelizmente, na F1, a comparação entre companheiros de equipes é implacável. Massa nunca conseguirá fugir dela e parece cada vez mais acomodado com a situação. Aceita de forma passiva sua condição de coadjuvante diante do bicampeão mundial e por vezes vira motivo de chacota. Uma pena.
Como estamos apenas no começo do ano e temos muito asfalto pela frente, Felipe Massa pode tentar reverter a situação e ainda mostrar que pode ser útil para a Ferrari. Se isso não acontecer, acredito que 2012 é o fim da linha para ele na escuderia.
==========================
* A coluna Paddock da Redação traz bastidores e análises da Fórmula 1 e do automobilismo em geral.
Redator: Ricardo Pilat
pilatportasio@gmail.com
Siga-me: @ricardopilat
Nenhum comentário:
Postar um comentário