Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Comentário da Redação > Corinthians, o time que irrita a todos

Bem ao seu estilo, o Corinthians empatou sem gols com o Vasco no jogo de ida das quartas de final, em São Januário. Resultado justo, que no final pareceu deixar os dois lados satisfeitos. Os paulistas precisam de uma vitória simples na sua casa, onde é muito forte, e o Cruzmaltino tem a vantagem do empate (exceto o 0 a 0, que levaria o jogo para os pênaltis).

Depender de um triunfo magro no Pacaembu não é uma condição ruim, longe disso. Diferente daquela eliminação para o Flamengo em 2010, um gol do Vasco não obriga os donos da casa a fazerem três. Um simples 1 a 0 basta. Porém, o que não me deixa satisfeito é o modo que a equipe atua fora de casa, jogando para ficar mesmo num 0 a 0...

Com o tal critério de gol fora, todo mundo está cansado de saber a importância de fazer gol como visitante, e principalmente, o prejuízo que é tomar um golzinho e perder por 1 a 0. E o Alvinegro Paulista passa, desnecessariamente, por esse perigo.

A partida diante dos cariocas teve um roteiro bem conhecido: o atual campeão brasileiro consegue controlar bem a provável pressão dos donos da casa, esfria o jogo, e com a bola nos pés (apenas) mostra potencial para chegar bem ao ataque. No entanto, o time se mostra travado, como se fosse obrigação não atacar com ímpeto estando em igualdade no placar. E o que acontece? Mesmo sem contundência, o adversário (neste caso o Vasco) acaba ficando com a bola nos minutos finais, deixando o corintiano preocupado com uma possível bola isolada na área e um gol que poderia mudar completamente o confronto.

Esse é o lado que irrita a Fiel Torcida. Ele sabe que o seus jogadores têm capacidade para não precisarem jogar sempre na conta do chá. O jogo de ontem foi um grande exemplo disso. Dava pra vencer no Rio de Janeiro. E o Tite, com sua conhecida mentalidade covarde, é o grande responsável por isso.

Por outro lado, os rivais também ficam irritadíssimos com esse modo de jogar. Por que? A time simplesmente "não perde". Tanto que é o único invicto na Libertadores. Por mais que possam falar que não teve um grande adversário pela frente, quem analisa com imparcialidade enxerga claramente que é mesmo complicado, desde o ano passado, vencer a equipe do Parque São Jorge.

Por isso, defino o Timão como "o time que irrita a todos". Na próxima quarta-feira, entretanto, o corintiano tem a certeza que apenas os rivais irão se aborrecer. Afinal, o Pacaembu estará fervendo, e lá (exceto contra a Ponte, um acidente de percurso), o Corinthians não tem decepcionado o bando de loucos.

Conceitos

Cássio - BOM: Deu uma ou outra bobeada saindo da área, mas nada que comprometesse. Esteve bem debaixo das traves.
Alessandro - REGULAR: Teve trabalho na marcação, não passa muita segurança.
Chicão - BOM: Seguro tanto por baixo quanto no jogo aéreo.
Leandro Castán - BOM: Fez cortes providenciais.
Fábio Santos - REGULAR: Discreto, fez sua parte.
Ralf - BOM: Esteve bem na proteção a zaga.
Paulinho - REGULAR: Peça importante, foi bem marcado e não conseguiu se destacar.
Danilo - REGULAR: Não brilhou. Deu alguns bons passes, foi importante taticamente.
(Elton) - SEM CONCEITO: Foi à campo depois dos 40 minutos.
Alex - RUIM: Jogou muito avançado e não conseguiu render (não só por isso).
(Douglas) - REGULAR: Entrou num momento que a equipe já estava satisfeita com o 0 a 0. Assim fica difícil...
Jorge Henrique - REGULAR: Bem na marcação, nem tanto com a bola nos pés. Pouco para um jogador ofensivo. Tinha cartão e poderia ter sido expulso no segundo tempo.
Emerson - BOM: Chamou o jogo e foi muito acionado. Pode não ter ido tão bem tecnicamente, mas se aguentasse ficar mais em campo, não deveria ter saído.
(Willian) - REGULAR: Mesma coisa do Douglas. Mas este deveria ter entrado já no intervalo, no lugar do Jorge Henrique.
Téc: Tite - RUIM: Mais uma vez se contentou com empate. Já disse e repito: isso pode custar caro lá na frente. Se passar e jogar assim contra um Santos, na semifinal, tem grandes chances de ser eliminado já no primeiro jogo, na Vila.

Foto: AP

Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Pleased to uncover your blog post as well as the great images which you have frequently!

    ResponderExcluir