Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Clinch > Raio X: UFC 147

Um evento que ao longo do tempo foi perdendo apelo. Com mudanças e lesões, o card não ficou atraente. Mas os participantes do The Ultimate Fighter estavam empolgados para mostrar serviço no UFC 147 e com isso quem ganhou foi o público mineiro, que por sinal foi um show a parte. Cobri todos os episódios do reality show e hoje farei comentário de todas as lutas para encerrar o primeiro TUF no Brasil.

Felipe Sertanejo e Miltinho Vieira empataram (29 a 28, 28 a 29, 28 a 28)
Miltinho conseguiu uma queda e dominou por cima no primeiro round. No segundo, Sertanejo acertou uma joelhada voadora que desestabilizou o adversário, mas sofreu um knockdown com um chute rodado. O terceiro foi vitória clara de Sertanejo. Pelo equilíbrio, o empate foi justo.

Marcos Vina venceu Wagner Galeto por nocaute técnico a 1m04s do 3º round
Com atuações discretas durante o reality, Galeto era azarão. Só que neste sábado ele mostrou um bom volume de luta nos dois primeiros rounds, vencendo-os claramente. No terceiro round ele veio cansado. Vina aproveitou o momento, e com boa combinação de joelhadas e socos, obrigou Herb Dean a interromper a luta.

Thiago Bodão venceu Leonardo Macarrão por nocaute técnico aos 41s do 3º round
O combate foi movimentado, e Macarrão começou melhor. Mas do segundo round em diante foi domínio total de Bodão. Castigou muito no ground and pound e encerrou a luta no terceiro round com um nocaute técnico, para delírio da torcida.

Hugo Wolverine venceu John Macapá por decisão dividida (29 a 28, 28 a 29 e 29 a 28)
O combate teve trocação franca, e Wolverine levou a melhor no primeiro round. Já no segundo Macapá equilibrou em pé e conseguiu uma queda, ficando em vantagem. E o último round foi muito parelho, deixando uma batata quente na mão dos juízes. Eles optaram pela vitória de Wolverine.

Massaranduba venceu Pé de Chumbo por nocaute técnico aos 4m21s do 1º round
Pé de Chumbo sabia do poder das mãos de Massaranduba e insistiu em colocá-lo para baixo, mas não conseguiu e gastou muita energia. Quando Pé de Chumbo acusou o cansaço, Massaranduba aproveitou e deu várias marretadas de canhota na cabeça dele, conseguindo o nocaute técnico.

Rodrigo Damm venceu Gasparzinho por finalização (mata-leão) aos 2m12s do 1º round
Os dois trocaram faíscas diversas vezes dentro da casa, e também na pesagem. Só que dentro do octógono Damm mostrou total superioridade. Em pouco tempo conseguiu um knockdown e logo já mochilou, espalhou o frango e finalizou com um mata-leão, desacordando Gasparzinho.

Hacran Dias venceu Yuri Marajó por decisão unânime (29 a 28, 30 a 27 e 30 a 27)
O wrestling da Nova União está em dia. Hacran treina com grandes nomes, como José Aldo, e não sentiu a pressão da estreia. Seguiu a estratégia de luta, teve ótimo aproveitamento nas tentativas de queda e assim travou o jogo de Marajó. A luta não foi vistosa, mas o resultado foi justo.

Fabricio Werdum (foto) venceu Mike Russow por nocaute técnico aos 2m28s do 1º round
VAI CAVALO! A torcida inflamou o peso pesado brasileiro que deu show. Está com um muay thai afiado, e depois de alguns bons golpes nocauteou Russow. O americano não perdia há 11 lutas, então a vitória de Werdum foi excepcional. Agora ele pediu a chance de disputar o cinturão, mas terá de esperar um pouco. O importante foi se firmar entre os tops da categoria.

Rony Jason venceu Godofredo Pepey por decisão unânime (29 a 28, 29 a 28 e 29 a 28)
Pior luta da noite. Jason pareceu desconcentrado, mas dominou e teve os melhores momentos na luta. Pepey foi muito mal, quando estava em perigo puxava o adversário para a guarda, tentando apostar no jiu-jitsu. A sorte dele é que Jason não tem um bom ground and pound. Pepey Precisa corrigir essas falhas, pois senão terá carreira curta no UFC. Rony Jason foi campeão merecidamente.

Cezar Mutante venceu Serginho Moraes por decisão unânime (29 a 28, 30 a 27 e 30 a 27)
Mutante era favorito absoluto. Mas Serginho aceitou o jogo em pé, e conseguiu em alguns momentos equilibrar a luta. Depois de quase ser nocauteado, ele foi raçudo e seguiu no combate. Assim, no segundo round, Serginho quase nocauteou. Ele não aproveitou essa oportunidade, e perdeu a luta por decisão unânime. Mutante foi melhor e mereceu o título, mas a atuação de Serginho foi digna de um campeão, e espero que ele possa ter novas chances no UFC. Considero que foi a melhor luta da noite.

Rich Franklin venceu Wanderlei Silva por decisão unânime (49 a 46, 49 a 46 e 49 a 46)
Foram cinco rounds, e quatro deles Franklin dominou claramente. Ele impôs uma tática de usar sua envergadura e movimentar-se muito batendo e saindo com agilidade. Assim ele travou o jogo de Wand, exceto em um descuido, que quase lhe custou a luta. O Cachorro Louco acertou uma boa sequência, de chutes, joelhadas e socos. Franklin caiu e Wand bateu muito, só que o americano aguentou, foi se movendo, convencendo Mario Yamazaki que ainda estava bem. Acabou sendo salvo pelo gongo. Depois disso Wanderlei não teve mais oportunidades e acabou perdendo a luta, decepcionando a torcida brasileira que lotou o Mineirinho.

Considerações Finais:
O 1º TUF no Brasil foi importante para o crescimento do esporte. Os campeões tem boas chances de sucesso no UFC, e Massaranduba, Bodão, Sarafian e Wolverine são outros em que aposto muito.
Já Wanderlei Silva , depois dessa derrota, deve perder a oportunidade de enfrentar Vitor Belfort no Rio. Tem que repensar sua carreira, que provavelmente está chegando no fim.

============================

* A coluna Clinch traz a análise dos principais eventos de artes marciais do planeta.

Redator: Fernando Pilat

Siga-me: @fernandopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário