Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 26 de junho de 2012

Paddock da Redação > Valência. Uma corrida agradável e surpreendente

Quem esperava uma corrida chata, sem emoção e poucas ultrapassagens, definitivamente foi surpreendido ao final do GP da Europa, ocorrido na zona portuária de Valência, na Espanha. Por acontecer em um circuito de rua, a expectativa era que a corrida fosse semelhante à monotonia que acontece sempre em Mônaco, um circuito também travado.

Este ano, graças talvez aos pneus que tem em sua composição uma tipo de borracha que se degrada mais rapidamente, o equilíbrio aerodinâmico dos carros e o advento da asa móvel conseguiram  trazer um pouco de emoção.

Foi um Grande Prêmio com boas ultrapassagens, onde se pode destacar o desempenho de Fernando Alonso, que largou em uma posição intermediária no grid e conseguiu vencer a corrida realizando ótimas ultrapassagens na pista e ainda contou com a sorte da quebra do carro de Vettel, quando este liderava e assim herdou a primeira posição nas últimas vinte voltas para o fim da disputa.

Se não bastasse a liderança ter caído em seu colo, o seu adversário mais próximo, Romain Grosjean, da Renault, também quebrou e deixou Fernando Alonso uma margem muito tranquila. O piloto espanhol só precisou administrar a vantagem e vencer o Grande Prêmio, sendo o primeiro competidor a repetir o feito nesta temporada.

Além que quebrar a escrita de nenhum piloto conseguir vencer duas corridas esse ano, o GP de Valência também reservou outra grata surpresa. Essa foi a primeira vez que o heptacampeão Michael Schumacher subiu ao pódio desde sua volta à categoria há três anos.

Chama a benzedeira

Bruno Senna (foto) precisa urgentemente passar por uma benzedeira. Apesar de ter ido bem nos treinos livres de sexta e sábado, o piloto brazuca não conseguiu repetir o feito quando o treino realmente valia alguma coisa e largou na 16ª posição.

Com uma corrida conservadora, talvez apostando em uma só parada, o brasileiro tinha até ganho alguma posições em virtude das paradas nos boxes dos adversários. Porém, quando estava na oitava posição e chegando perto do piloto que estava à sua frente, ele foi tocado por um desastrado piloto japonês Kamui Kobayashi e perdeu muitas posições enquanto levava seu Wiliams ao pit stop para troca do bico do carro e um pneu furado.

Terminando assim, mais uma vez, a corrida na parte final da classificação. Por uma punição ao seu companheiro de equipe, Pastor Maldonado, após o fim do GP, Bruno acabou herdando a 10ª posição e amealhou um ponto no fim das contas.

Outro piloto que pode reclamar da sorte neste GP é Sebastian Vettel, que liderava a corrida com uma folga tranquila para Fernando Alonso, então segundo colocado. Por causa de um problema no motor, no entanto, ele viu seu carro parar “do nada” na reta oposta e foi obrigado a abandonar a prova e entregar a vitória no colo do piloto espanhol.







* A coluna Paddock da Redação traz bastidores e análises da Fórmula 1, a principal categoria de automobilismo do mundo.

Redator: Rodrigo Svrcek

Siga-me: @
svrcek_rodrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário