Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Comentário da Redação > Corinthians 1x1 Santos

Visão corintiana > Timão faz o que é preciso e chega à final inédita
por Pedro Silas - pedro_sccp@hotmail.com

O grande sonho de consumo do torcedor corintiano está cada vez mais perto de se tornar realidade. Com um Pacaembu completamente lotado e pulsando, o Timão jogou com o regulamento debaixo do braço e fez o que era preciso para chegar pela primeira vez à final da Copa Libertadores.

A melhor defesa da competição sofreu seu primeiro gol no mata-mata em um lance isolado aos 35 minutos do primeiro tempo. Um balde de água fria, pelo menos pra mim. Ir para o vestiário perdendo por 1 a 0... parecia se desenhar, mais uma vez, um final trágico para a Fiel.

Antes do gol, tudo estava a favor do Corinthians. Gramado molhado, jogo truncado, ninguém criava nada, e o tempo passava. A melhor chance, aliás, esteve nos pés de Willian, em um contra-ataque bem tramado, mas com uma finalização mal executada.

A agonia de ficar atrás no placar, entretanto, não durou muito. Logo aos dois minutos da etapa complementar, Danilo, com toda sua frieza, fez seu quarto gol em casa pelo torneio. A nação corintiana explodia!

Esse gol era tudo que o time de Tite queria e precisava. Depois, passou a dar total prioridade à marcação. De uma forma irritante, inclusive. Liedson - entrou no lugar do Willian no intervalo - pegava a bola e não tinha absolutamente ninguém ao seu lado. Todos estavam guardando posição no campo de defesa. Ou seja, contra-ataque para matar o confronto inexistia.

Não concordo com isso, mas a essa altura do campeonato, não há muito o que questionar. Melhor elogiar o comprometimento, a garra e a luta de todos, que já fizeram história. Invicto na Libertadores e com a incrível marca de apenas três gols sofridos, o Alvinegro espera, agora, Boca Juniors ou Universidad de Chile para a grande final.

O centenário clube do Parque São Jorge está a 180 minutos de uma conquista HISTÓRICA, sonhada há tempos. Essas serão, sem dúvida, as duas semanas mais longas da vida dos fanáticos corintianos espalhados por todo o país.

Conceitos

Cássio - BOM: Tomou conta da área. Só deixou a desejar nos tiros de meta.
Alessandro - BOM: Me surpreendeu nessa semifinal. Outra boa atuação do lateral.
Chicão - BOM: Cometeu um ou outro erro na saída de bola, mas marcou bem.
Leandro Castán - BOM: Sério, não deu sopa para o azar e rebateu todas. É um excelente candidato (por merecimento) a marcar gol na decisão.
Fábio Santos - BOM: Concentrado, fez bem sua função.
Ralf - BOM: Não parou um minuto. Marcou muito e ainda arriscou algumas arrancadas.
Paulinho - BOM: Principal articulador e válvula de escape do time.
Alex - BOM: Muito empenhado e bem melhor que na primeira partida. Quase faz um golaço de falta.
Danilo - BOM: Coadjuvante decisivo. Um dos grandes nomes da campanha corintiana.
Jorge Henrique - BOM: Outro guerreiro, foi importante.
Willian - REGULAR: Marcou e ajudou pela esquerda. Na grande chance do primeiro tempo, falhou.
(Liedson) - REGULAR: Foi vítima da postura do time, que recuou na segunda parte da etapa final. Mas foi bom vê-lo em campo.
Téc: Tite - BOM: O time não conseguiu ter contra-ataque, mas o sistema defensivo esteve muito bem novamente. E o comprometimento e espírito guerreiro de todos? Sensacional! Não dá para negar: é um trabalho fantástico do senhor Adenor Leonardo Bacchi, que está a dois jogos de colocar seu nome na galeria de ídolos da história do clube.


Visão santista > Santos eliminado e sem nada para exaltar
por Ricardo Pilat - pilatportasio@gmail.com

Foi uma dura eliminação para o torcedor santista. Cair na semifinal da Libertadores e diante do arquirrival, que jamais havia chegado a uma decisão continental. Um enredo que poderia ser evitado se o Santos tivesse um time mais bem formado, e não um catado de bons jogadores que jogam quando querem.

Infelizmente, essa é a realidade desde o final da Libertadores passada. Nunca concordei com os que dizem que o Santos é só Neymar. Existem outros ótimos e bons jogadores. O problema é que falta liga para que o elenco produza o que pode.

A derrota para o Corinthians deixou muito claro isso. O time da capital é exatamente o contrário do Peixe. Tem um time muito bem acertado, que joga sempre do mesmo jeito, mas sem grandes individualidades.

Na minha opinião, porém, o Santos com os jogadores que tem não poderia ser eliminado da maneira como foi, sem criar NADA. Por mais que falte organização, não há retranca no mundo que me faça crer que um time formado por Neymar e Ganso não consiga criar uma jogada de gol sequer no segundo tempo, precisando de apenas um.

Na etapa inicial, o Santos dominou a posse de bola, mas sem brilho. Em um jogada casual de Neymar, o camisa 11 levou a marcação pela direita (me lembrem de falar sobre o posicionamento dele na sequência!), tocou para Kardec, e concluiu para o gol após cruzamento e desvio de Borges. Era tudo que o Santos precisava, mesmo sem muito merecimento.

No segundo tempo, finalmente veríamos o Corinthians um pouco mais aberto, já que 1 a 0 levaria o jogo para os pênaltis. Mas em um lance também isolado, já que o Timão não criou nada além disso, Danilo empatou.

Achei que o gol vinha na hora certa, pois o Santos teria o tempo inteiro para buscar o tento da classificação, ou seja, quase nada diferente de quando estava 1 a 0, com a diferença que não teríamos mais pênaltis. Bastava manter a calma. Mas sem explicação, o time sentiu demais o empate e passou a jogar como um bando de garotos de primário, sem organização, inspiração e dedicação. Não colocou em risco a classificação do Corinthians em momento algum.

Ah, e sobre o Neymar, ele se perdeu nessa conversinha sobre a posição dele em campo. Ontem jogou centralizado na maior parte da partida, só que muito longe da área. Dali, não sai nada. Jogando pela esquerda desde 2010, ele sempre barbarizou. Por que agora resolveram que ali ele não funciona? Mais uma vez ele foi bem marcado e não chamou a responsabilidade quando precisou. Mas como ele já fez isso em muitas outras decisões, tem crédito.

Ao contrário de PH Ganso, que se dedicou muito para se recuperar da cirurgia no joelho, mas fez um papelão ontem, jogando como se estivesse de muletas. Era melhor nem entrar em campo então. Coisa que ele fez várias vezes desde 2010.

No mais, nesse momento de tristeza, não adianta também falar que está tudo errado, que ninguém presta, que a diretoria errou na formação do elenco. Agora é o momento de deixar a poeira baixar e ver o que está errado para buscar o Brasileiro. Devemos comemorar os últimos 2 anos e meio de conquistas, mas acredito que esse ciclo esteja no fim. É o momento de renovação de atletas e da forma de jogar.

Antes de encerrar: apesar de não ter influenciado no resultado da partida, a arbitragem do senhor Leandro Vuaden foi uma vergonha. Inventou falta a cada vento que batia no Pacaembu. E ele ainda contou com o apoio do auxiliar fanfarrão Altemir Hausmann, que teve a cara de pau de usar o spray para marcar a distância de uma falta como se estivesse comemorando um gol. ASQUEROSO!

Conceitos

Rafael - BOM: Não teve culpa no gol e fez uma boa defesa no primeiro tempo.
Henrique - RUIM: Até tentou marcar um pouco, mas quando precisava dele para saída de jogo e para apoio no ataque, era um desastre.
Edu Dracena - RUIM: Fez uma falta boba, que resultou no gol do Corinthians, no qual ele ainda fez o desvio que acabou no pé do Danilo.
Durval - PÉSSIMO: Uma soma de lances bizarros.
Juan - RUIM: Não é jogador pra esse tipo de partida nervosa.
(Léo) - RUIM: Deveria ter entrado antes, mas mesmo assim não mudou muita coisa. Jogou isolado.
Arouca - BOM: Um dos poucos que se salvaram. Tentou levar o time pra frente, já que era muito toquinho de lado na defesa e pouco efetividade.
Adriano - RUIM: Muita vontade, como sempre. Mas sem inteligência. Até falta no gândula ele fez. Descontrole sem necessidade.
(Elano) - RUIM: Fez o que vem fazendo nos últimos jogos, nada.
PH Ganso - PÉSSIMO: Se as avaliações aqui fossem por notas, a dele seria zero!
Alan Kardec - RUIM: Jogou muito aberto pela direita, e ali ele não rende, apesar de ter feito a jogada do lance do gol. É jogador de área, não adianta insistir no erro. Esse é o primeiro que deixa o time, voltando para o Benfica.
Borges - RUIM: A bola batia nele e voltava para o adversário. Sempre assim.
(Dimba) - SEM CONCEITO: Entrou no final.
Neymar - RUIM: Apesar do gol e do lance que o originou, ficou mais uma vez abaixo do que esperamos dele. Precisa repensar seu modo de jogar, porque agora todo mundo descobriu uma boa maneira de marcá-lo.
Tec. Muricy Ramalho - REGULAR: Escalou certo e fez as alterações corretas também.

Fotos: Terra


Não vive sem esporte? Então curta a página Eu amo Esportes no Facebook e fique bem informado sobre sua paixão.

===================================
Direto da Redação
redacao_esporte@hotmail.com
@
redacaoesporte

3 comentários:

  1. Corinthianos, uni-vos! Saquem só >>> Evento VAI CORINTHIANS (Facebook): http://www.facebook.com/events/111340322342141/

    ResponderExcluir
  2. 90% do Brasil!!! Vamos nos unir pró BOCA pois a arrogancia doa cúrinthianos eh insuportavel!!!!!!!!!!!!!! VAMU METE O BOCA NELES!!!!

    ResponderExcluir
  3. É isso aí!!!!! Infelizmente a grande maioria dos gambas sao assim !! Arrogantes e insuportaveis!!!!!!!! A Libertadores nao eh mais a mesma TIME DE SEGUNDA ta chegando!!!!!!! Da lhe BOCA. Da lhe BOCA. Da lhe BOCA!!!!!!!!!! Curintia perde e ainda CAI DE NOVO no basileiro!!!!!

    ResponderExcluir