Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Paddock da Redação > Dez voltas que valeram a corrida

Lewis Hamilton (foto) chegou à frente no Canadá, no último domingo, e é o sétimo piloto diferente a vencer uma corrida esta temporada da F1, fato inédito. Porém como disse Jaques Villeneuve, ex-piloto da Williams, a corrida em si foi chata, monótona e com poucas disputas entre os pilotos dentro das pistas.

Na verdade, emoção mesmo só nas dez voltas finais. Tudo em virtude de uma estratégia errada da Ferrari que apostou em uma só parada nos boxes pra Fernando Alonso. Por causa disso o espanhol, que liderava a prova, ficou “sem pneus” e se arrastou no trecho final prova, chegando a perder cinco posições.

A mesma estratégia foi usada com êxito pelas equipes Lotus e Sauber e seus pilotos, Grosjean e Perez, completaram o pódio ao lado de Hamilton. Inclusive dá pra destacar a ótima temporada realizada pelo mexicano que tem pontuado com regularidade, já marcou 37 pontos e está em nono lugar na tabela de pilotos.

A próxima etapa acontece daqui a 15 dias no circuito de rua de Valência, na Espanha, e os prognósticos apontam para mais uma corrida equilibrada, e mais uma vez as posições devem ser definidas nas estratégias de parada nos boxes. Como tem sido recorrente nos últimos anos na Fórmula 1.

Decepções

Os brasileiros mais uma vez decepcionaram, principalmente o Felipe Massa (foto), que até largou bem em 5º lugar, mas rodou perdeu algumas posições e não teve força para conseguir a recuperação e terminou em um modesto 10º lugar.

Com um histórico de temporadas irregulares, Massa já começa a sentir a pressão por melhores resultados vindo de dentro da própria equipe. Os chefões da Ferrari já não garantem a permanência do piloto brasileiro para o próximo ano e, segundo a imprensa especializada, o nome de Sérgio Pérez já é cogitado como futuro parceiro de Alonso na escudeira italiana.

Já o outro piloto brasileiro, Bruno Senna, mais uma vez teve um fim de semana irregular, largou no meio do pelotão de trás, no 15º lugar. Durante toda a corrida não conseguiu ultrapassagens e nem a estratégia de duas paradas o ajudou a conseguir melhor posições.

O que nesta corrida ajuda a aliviar a pressão em cima de Bruno é que seu companheiro de equipe, Pastor Maldonado, também não fez uma boa prova terminando a corrida em 13º lugar.

Particularmente neste GP o carro da Williams não rendeu o esperado e o resultado não pode ser colocado na conta dos dois pilotos. Mas é evidente que Senna precisa melhorar se quiser garantir uma vaga na F1 para o próximo ano.

==========================

* A coluna Paddock da Redação traz bastidores e análises da Fórmula 1, a principal categoria de automobilismo do mundo.

Redator: Rodrigo Svrcek

Siga-me: @
svrcek_rodrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário