Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 29 de julho de 2012

Volta Olímpica > Futebol masculino: Brasil toma susto no início, mas vira e garante classificação

Após encontrar dificuldades na estreia contra o Egito, tomando dois gols no segundo tempo, o sistema defensivo do Brasil passou a ser motivo de grande desconfiança. Neste domingo, pela segunda rodada, em Manchester, não demorou nem dez minutos de jogo para o torcedor brasileiro torcer o nariz com um gol da Bielorrúsia. Após este de início ruim, no entanto, o time de Mano Menezes não tomou mais sustos na defesa e conseguiu a virada sem jogar tudo que pode.

Sete minutos depois que Renan Bressan abriu o placar, Alexandre Pato empatou, aos 14, também de cabeça. Esses foram praticamente os dois únicos lances de destaque na etapa inicial. A seleção canarinho dominou completamente a partida diante de um adversário muito retrancado, mas não conseguiu incomodar o goleiro Gutor. Trocava muitos passes, porém errava na hora de uma tabela perto da área, pecava no último passe e abusava das bolas aéreas, que não assustavam em nada a defesa bielorrússia.

No segundo tempo, contudo, a equipe brasileira voltou com uma postura diferente, acelerando mais o jogo e arriscando chutes. Neymar, assim como no primeiro tempo, buscava bastante o jogo. Já Oscar, que não vinha bem e errava muitos passes, passou a entrar no jogo. Em dois lances (passe para Marcelo e jogada individual), o agora jogador do Chelsea mostrou o quão importante é quando está ligado.

Mais importante ainda é quando ele e Neymar estão acesos juntos no jogo. Foi isso que levou à virada. Aos 17, o craque santista pegou a bola para bater falta e acertou um chute lindo, no ângulo do canto do goleiro, um golaço. Nos acréscimos, uma pintura para mostrar o que a dupla é capaz: o camisa 11 partiu em velocidade passou por dois defensores e deu um lindo toque de calcanhar para Oscar, que chutou de primeira, no mesmo ângulo do segundo gol.

Uma vitória sem grande esforço garante a classificação para a próxima fase. Na quarta-feira, deve confirmar a primeira colocação diante da Nova Zelândia, às 10h30 (horário de Brasília), Newcastle. Ainda é preciso evoluir, mas a seleção brasileira passou por dois desafios importantes pelas circunstâncias nesses dois primeiros jogos, e deve chegar bem mais forte nas quartas de final. É de longe a grande favorita à conquista do ouro.

Conceitos

Neto - REGULAR: É um possível problema, pois não tem passado confiança. Entretanto, não teve culpa no gol.
Rafael - REGULAR: Fez o arroz com feijão. Vacilou no gol bielorruso.
Thiago Silva - BOM: Não foi muito exigido, mas esteve seguro o tempo inteiro.
Juan - REGULAR: Não comprometeu, contudo, é outro que não me passa confiança.
Marcelo - BOM: Habilidoso, foi figura constante no ataque. Só preocupa pelas entradas violentas que costuma dar. Hoje, entrou de sola e não recebeu nem amarelo. Pode prejudicar demais o time lá na frente.
Sandro - REGULAR: Discreto, não teve muita função em campo devido ao sistema de jogo defensivo do adversário.
(Ganso) - RUIM: Entrou descansado e não fez a menor diferença. Apagadíssimo.
Rômulo - BOM: Por jogar como segundo volante, encostou pouco no Oscar. Porém, foi bem eficiente na marcação, tanto que foi recuado corretamente para a cabeça de área em vez de sair.
Oscar - BOM: Não fez um bom primeiro tempo, mas cresceu no segundo.
Neymar - ÓTIMO: Participativo, decidiu o jogo. Duas assistências e um gol.
Hulk - BOM: Mesmo não brilhando, tem sua importância, gosto da sua presença no time. Foi um dos que mais tentaram algo no primeiro tempo.
(Danilo) - SEM CONCEITO: Participou pouco do jogo.
Alexandre Pato - BOM: Procurou se movimentar e aproveitou a chance que teve.
(Lucas) - SEM CONCEITO: Teve tempo para fazer apenas uma jogada individual.
Téc: Mano Menezes - BOM: Poderia ter feito mudança já no intervalo, mas foi muito bem ao trocar Sandro por Ganso, tanto pela opção escolhida quanto pela mudança tática que fez.

Foto: Terra
_____________________________________

* Dê uma Volta Olímpica aqui no Redação do Esporte e confira a cobertura completa dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.


por Pedro Silas | pedro.silas@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário