Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 26 de agosto de 2012

Comentário da Redação > Corinthians 1x2 São Paulo

Visão tricolor > Rouco (por uma boa causa)
por Thiago Jacintho | thi.jacintho@gmail.com

Fazia muito, mas muito tempo mesmo que eu não gritava gol do São Paulo com tanta vontade e emoção. Fazia tempo que eu não corria pela casa (é um ritual de comemoração que tenho) pulando, batendo no peito, feito um orangotango clássico, abrindo as janelas do apartamento e berrando para a rua que "somos fodas"!

Hoje, portanto, foram quebrados dois tabus: o São Paulo derrotou o Corinthians pelo Brasileiro depois de 6 anos e eu exaltei meu time de coração pela primeira vez no ano.

É verdade que tivemos sorte no começo do jogo. Logo aos seis minutos, Paulo Assunção errou um passe no campo de defesa e Sheik, após receber passe de Paulinho, abriu o placar. Depois do tento, foi um festival de cagadas da defesa do Tricolor, para deleite dos corintianos, que como de costume, marcavam a saída de bola.

Paulinho, e novamente Sheik, perderam gols inadmissíveis, principalmente o atacante, que com o gol parcialmente vazio, chutou a bola nas costas de Rhodolfo que estava caído. Faltou calma ao jogador alvinegro.

Depois de 15 minutos de intenso bombardeio, o São Paulo equilibrou as ações e passou a tocar a bola com mais tranquilidade. Jadson e Lucas armavam o time e buscavam Luis Fabiano na frente, que hoje bateu os recordes de impedimentos em um só jogo em sua brilhante carreira (sete).

Aos 23, Lucas arrancou no meio de campo e lançou o Fabuloso, que de primeira, chutou no contrapé de Cássio. Empate, gritaria e rouquidão. Isso sem contar os socos na parede que dei.

Dali em diante o jogo mudou. O Corinthians, ressabiado com a melhora do rival, postou-se menos agressivo, enquanto o São Paulo impôs o seu jeito de jogar, tocando a bola e esperando o melhor momento.

(Confesso que não vi os 15 minutos finais do primeiro tempo porque fui fazer um café e não tava achando fósforo pra acender o fogo).

Na segunda etapa o que se viu foi uma repetição dos minutos imediatos após o gol de empate do Tricolor. Tanto foi assim que aos 16 Jadson lançou o Fabuloso, que entrou sozinho, no mano a mano com Cássio, deu uma bela meia lua no goleiro e chutou para o gol vazio. Era a virada em pleno “Paca”.

O Corinthians se enervou e passou a errar jogadas bobas e cometer faltas violentas. Três foram os jogadores que levaram cartão amarelo. Já o São Paulo administrou o resultado e saiu vencedor do duelo.

Clichê, mas sempre um fato: no futebol, triunfa quem joga sério. Parece que o São Paulo reaprendeu essa máxima.

Conceitos


Rogério Ceni – BOM: Guerreiro demais, fez boas defesas, cobrou uma boa falta e aguentou ficar em campo até o fim, no sacrifício. O cara ama o que faz, é um exemplo, é foda!
Paulo Miranda – BOM: Ninguém armou nada nos setores do campo em que atuou. Mostrou liderança em diversos momentos do jogo.
Rafael Toloi – REGULAR: Deu umas pixotadas feias demais, sorte que ninguém aproveitou.
Rhodolfo – BOM: Não comprometeu e salvou o segundo gol dos caras por estar, por mero acaso, no lugar certo, na hora certa.
Douglas – BOM: Defendeu e atacou certinho. Deu um belo chute no segundo tempo.
Paulo Assunção – REGULAR: Fez uma merda homérica no gol do Corinthians e quase entregou o segundo também. Depois melhorou.
Denílson – ÓTIMO: Raçudo. Sangue no olho. Lugano brasileiro.
Maicon – BOM: Tirou umas sonecas ao longo da partida, mas no geral foi bem, ajudou a armar e a defender.
(Cícero) – SEM CONCEITO: Jogou pouco. Obs.: feliz aniversário, Cícero.
Jadson – BOM: Apareceu mais no jogo, deu mais uma assistência e incomodou bastante.
Lucas – BOM: Correu bastante, amarelou o Paulo André e o Romarinho, deu o passe pro primeiro gol do Fabuloso.
Luis Fabiano - ÓTIMO: Fez dois gols, sendo o segundo um golaço, brigou muito, foi um dos líderes em campo. Partida histórica.
(Casemiro) – SEM CONCEITO: Jogou pouco também. Obs.: riu pra cacete com a comemoração de Usain Bolt do Luis Fabiano, mostrando que acompanhou as Olimpíadas. Garoto esperto.
Tec. Ney Franco – ÓTIMO: Manteve-se calmo quando tudo era caos e conseguiu que o time jogasse do jeito que ele quis. Conseguiu também a proeza de arrumar um lugar no time pro Paulo Miranda, e de quebra, arrumar a defesa.

Visão corintiana > Pressão só no começo e desespero no fim
por Rodrigo Bocatti

Há sete anos o São Paulo não vencia o Corinthians no Pacaembu. Todo são-paulino e corintiano lembra daquele 5x1 em 2005, que derrubou o técnico Passarela do Timão e deu início ao tetracampeonato brasileiro do Corinthians.

E para quem acompanhou o Majestoso pensou em um massacre do Timão. Marcando pressão, o Alvinegro criou pelo menos cinco ou seis chances de gol. Mas converteu só uma com Emerson. Sheik desperdiçou mais duas chances claras. E fez falta no final.

Com um gol de vantagem, o time do técnico Tite não aguentou o calor no Pacaembu e a partir dos 22 minutos começou a marcar a partir da intermediária e aí veio o castigo. Luis Fabiano empatou.

E o Corinthians parecia que não tinha mais forças. Mas nunca se subestima o Todo Poderoso. Dos 35 ao fim do primeiro tempo, pressão, porém sem efeito do Coringão. E o intervalo veio.

No início do segundo tempo, o Timão ficou esperando o São Paulo, para jogar do jeito que gosta, no contra-ataque, mas o feitiço foi ao avesso. O Tricolor apertou a marcação e o Timão ficou encurralado. Aos 16 em falha da zaga, Luis Fabiano fez o segundo na partida.

Tite ainda tentou. Martinez entrou, não estava em um dia tão bom, mas foi um dos melhores em campo.

O Corinthians ainda tentou uma pressão no final, mas não conseguiu o empate. Romarinho e Paulinho nervosos não tiveram paciência para empatar o jogo quando tiveram oportunidades.

Agora o Timão tem uma sequência difícil. Primeiro o Fluminense no Engenhão, na quarta-feira, e no domingo o Atlético-MG. Se jogar como nos primeiros 15 minutos, terá chance da vitória contra os líderes, porém serão jogos difíceis.

Conceitos

Cássio – REGULAR: Sem culpa no primeiro gol, no segundo poderia ter esperado como fez com Diego Souza na Libertadores. Seguro, fez boas defesas.
Alessandro – RUIM: Esteve bem no apoio, porém deixou muito espaço atrás. Em um deles, quase Maicon marcou.
(Luis Ramirez) – REGULAR: Entrou quando o Corinthians pressionava, tentou infiltrações pela direita do ataque.
Chicão – REGULAR: Bem nos desarmes, xerife na zaga, mas pecou no segundo gol do São Paulo.
Paulo André – PÉSSIMO: Falhou nos dois gols do São Paulo. E não ganhou uma jogada tanto pelo alto como por baixo.
(Guilherme) – SEM CONCEITO: Nem teve tempode suar.
Fábio Santos – REGULAR: Tentou apoiar e sofreu com Lucas pelo seu setor. Mas conseguiu bons desarmes, poderia ter se infiltrado pelo meio.
Ralf – REGULAR: Muito nervoso no começo do jogo. Depois se acalmou e fez bons desarmes, não deixou o Jadson criar.
Paulinho – REGULAR: Uma das suas piores partidas com a camisa do Timão. Não marcou bem e não apoiou, que é seu forte. Deu a assistência para o gol do Emerson e perdeu outros dois.
Douglas – PÉSSIMO: Enquanto esteve em campo, só cobrou escanteios e faltas. Falta ousadia para o camisa 10.
(Martinez) – BOM: Entrou e deu novo ânimo ao time. Tentou partir para cima, mas faltou um companheiro para fazer o pivô. Não pode ser reserva do time.
Danilo – RUIM: Tentou algumas jogadas, mas parecia cansado. Podia ter sido sacado. Não brilhou como em outros clássicos.
Romarinho – REGULAR: Buscou o drible, mas muitas vezes teve que buscar muito o jogo. Falta melhorar a pontaria. Teve a bola do jogo e desperdiçou.
Emerson – BOM: Voltando de lesão, foi o melhor do time, sempre buscando o jogo e tentando a finalização. Fez um gol e perdeu outros dois. Faltou um pouco de ritmo.
Tec. Tite – REGULAR: Poderia ter entrado com o Martinez no lugar do Romarinho. Mas foi ousado nas substituições, buscando a vitória.

Fotos: Terra


_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

Direto da Redação | redacao_esporte@hotmail.com | @redacaoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário