Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Comentário da Redação > Santos 3x2 Corinthians

Visão santista > Vitória importante e justa (apesar do bandeira)
por Ricardo Pilat | pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat

Com um futebol que agradou bastante a torcida, o Santos derrotou o Corinthians por 3 a 2 na Vila Belmiro, neste domingo. A vitória foi polêmica e contestada pelos corintianos, revoltados com o segundo gol do Peixe, de André. Dois impedimentos claros e um contestável na mesma jogada. Realmente, um erro grotesco do bandeira e o Timão tem razão para reclamar. Mas eles também já foram ajudados tantas outras vezes... essa é a arbitragem brasileira, uma vergonha! Hoje eu sou prejudicado, amanhã é você.

Mas o jogo foi muito bom, aliás. A motivação do Santos é outra com a volta de Neymar, André e Ganso. Todo mundo está se doando muito mais. E jogando contra o Corinthians, que está entalado na garganta (e continua, apesar da vitória), tudo isso foi em dobro.

Mesmo assim, o time teve dificuldade no primeiro tempo, quando encontrou os mesmos problemas do jogo da Libertadores em que o Santos saiu derrotado. O Corinthians marcou forte desde o campo de ataque e o Peixe tinha dificuldade para criar alguma coisa. Nisso, errava passes no meio e proporcionava contra-ataques. Em um deles, a jogada foi parada com falta. Douglas cobrou bem e Danilo abriu o placar.

Eis que Neymar surgiu. E Ganso também - que apesar de ter deixado a torcida com um pé atrás, ontem foi bem e mostrou vontade. O camisa 10 tocou para o 11, que passou por uns 5 ou 6 corintianos e achou André livre no meio da área para empatar. Era a volta da dupla da dancinha!

No início do segundo tempo, a polêmica jogada em que André fez 2 a 1. A partir daí, o Santos foi o senhor do jogo e transformou a dedicação da etapa inicial em bom futebol. Patito foi uma arma muito importante, pois desafogou o jogo de Neymar, criando opções de ataque pelo lado direito.

O time ia bem, não corria risco nenhum de empate e além de desperdiçar alguns contra-ataques, perdeu pelo menos duas chances claras de gol com Arouca e André. Fez falta. Porque o Corinthians, em um lance isolado de falha defensiva da equipe praiana, se aproveitou e empatou com o argentino Martinez.

O empate não seria injusto, mas também não acho injusto que o Santos não saísse com a vitória pelo que apresentou especialmente no tempo complementar. E foi novamente com inspiração de Neymar que o time de Muricy alcançou os três pontos. Ele fez uma bela jogada que terminou com Cássio espalmando para escanteio. A cobrança foi do craque santista e caiu na cabeça de Bruno Rodrigo. O zagueiro fechou o placar.

Muito importante vencer e fazer isso contra o Corinthians dá mais motivação para a equipe tentar uma arrancada por posições mais dignas na tabela. Pelo menos G4 dá pra tentar. Time pra isso nós temos.

Conceitos

Rafael - RUIM: Não que tenha falhado nos gols, mas acho que eram bolas "pegáveis".
Bruno Peres - BOM: Caiu como uma luva na lateral direita do Santos. Falha um pouco na marcação, mas compensa no apoio.
Bruno Rodrigo - REGULAR: Fazia uma partida complicada, dando muito espaço aos atacantes do Corinthians. Inclusive no gol do Martinez. Se redimiu com um belo gol de cabeça.
Durval - BOM: Ao contrário do companheiro de zaga, foi muito bem. Não deu moleza para o Guerrero.
Léo - REGULAR: Errou alguns passes bobos.
Arouca - BOM: Teve uma boa movimentação. Marcou bem e saiu pro jogo quando necessário. Precisa calibrar o pé, pois teve duas boas chances de gol.
Adriano - ÓTIMO: Sua dedicação é um exemplo para todo o elenco.
Patito Rodriguez - BOM: Entrou muito bem no time. É veloz e habilidoso, apesar de um pouco afobado. Com sua presença do lado direito, o time desafoga um pouco Neymar, pela esquerda.
(Felipe Anderson) - PÉSSIMO: Entrou para manter os bons ataques pela direita, já que Patito pediu pra sair. Claro que não deu certo, pois estamos falando de Felipe Anderson.
PH Ganso - BOM: Mostrou vontade de vencer e de jogar pelo Santos. É o mínimo que espero, pois futebol ele tem.
(Ewerton Páscoa) - SEM CONCEITO: Entrou pra parar o tempo.
Neymar - ÓTIMO: Decidiu o jogo quando a bola caiu no pé dele.
André - BOM: Dois gols de oportunismo - relevando o impedimento não marcado.
(Miralles) - BOM: Segue sendo boa opção para o segundo tempo. Se movimenta bem.
Tec. Muricy Ramalho - BOM: Fico feliz por ele estar apostando nessa formação mais ofensiva. Espero que continue assim.


Visão corintiana > Timão joga bem, mas é prejudicado pela arbitragem
por Pedro Silas | pedro_sccp@hotmail.com

O Corinthians voltou ao palco da épica vitória por 1 a 0 sobre o Santos, pela semifinal da Libertadores 2012. Desta vez, em partida sem grande importância, válida pelo Brasileirão, o campeão da América saiu de campo derrotado. Mas não mereceu o resultado. Além de terem jogado um ótimo futebol, os visitantes acabaram sendo prejudicados por um erro incrível da arbitragem no segundo gol santista (ver sequência ao lado).

Assim como no decisivo jogo na Vila pelo torneio sul-americano, o Timão se mostrou muito a vontade, como se estivesse em casa. Com personalidade e espaço para atacar no primeiro tempo, Romarinho saiu duas vezes na cara do gol, mas não conseguiu pegar em cheio na bola e o goleiro Rafael interviu bem. Se não dá por baixo, o artilheiro do time na temporada trabalha pelo alto: Danilo, de cabeça, abriu o placar.

Sem levar sustos até então, o sistema defensivo corintiano deu pane e deixou Neymar arrancar pela direita e cruzar para André empatar o jogo. Depois de uma ótima primeira etapa, a equipe de Tite foi para o vestiário lamentando a igualdade no placar. Poderia ter terminado os 45 minutos iniciais com uma vitória bem encaminhada se tivesse aproveitado as chances de gols e não bobeado diante do melhor jogador do Brasil.

Mas nenhum erro se compara ao do bandeira Emerson Augusto de Carvalho, no início do segundo tempo. Um dos lances mais bizarros que já vi a arbitragem protagonizar. Foram simplesmente TRÊS impedimentos não assinalados até André empurrar a bola para dentro do gol. Era só escolher UM para marcar. Simplesmente lamentável.

Não sou de ficar focando na arbitragem, nem de colocar a culpa da derrota toda em cima dela. Porém, para um time que dificilmente fica atrás no placar, tomar o gol da virada no início do segundo tempo, na casa do adversário, é um erro para lá de decisivo na partida. Até mesmo para a equipe que é, de longe, a mais difícil de ser batida no Brasil.

O time do Parque São Jorge, que em nenhum momento se postou defensivamente, seguiu no ataque em busca do gol de empate. E conseguiu. Um belo gol de Martínez, que já mostrou que sabe jogar bola. Pena que o gol do argentino não valeu o 10º jogo seguido do atual campeão brasileiro sem perder. Isso porque a defesa deu bobeira no jogo aéreo e Bruno Rodrigo subiu praticamente sozinho para dar a vitória ao Peixe.

Como disse acima, não dá para não colocar uma parte do resultado na conta da arbitragem. O erro influenciou bastante no placar final. Mas não se pode, também, deixar de comentar o jogaço que foi o clássico deste domingo. Um dos mais agradáveis que vi este ano no futebol brasileiro. Completos, são os dois melhores times do país.

Conceitos

Cássio - REGULAR: Sem culpa nos gols, fez duas boas defesas. Quase entrega o ouro em lance com os pés.
Guilherme Andrade - RUIM: O estreante estava nitidamente nervoso. Se escondeu.
Wallace - RUIM: Não passou confiança.
Paulo André - RUIM: Até fez algumas intervenções, mas quando foi um pouco mais exigido, falhou. Muito mal posicionado no primeiro gol do Santos.
Fábio Santos - RUIM: Outro que não transmitiu segurança. Também teve sua parcela de culpa no gol de empate.
(Denner) - SEM CONCEITO: Foi a campo depois dos 40 da etapa final, e nem sei porque entrou.
Ralf - BOM: Se a desfalcada zaga não foi pior, é porque o camisa 5 fez seu trabalho muito bem.
Paulinho - REGULAR: Talvez pelo desgaste da seleção, não foi o mesmo jogador. Porém, também não teve uma atuação ruim.
Douglas - BOM: Jogou o que se espera dele. Não se omitiu em nenhum momento, correu, e deu passes de camisa 10.
Danilo - BOM: Discreto e eficiente, o artilheiro do Timão na temporada fez mais um.
(Martínez) - BOM: Vem mostrando que veio mesmo para brigar por vaga no time titular. Belo gol!
Romarinho - BOM: Dificilmente joga mal, e hoje, mesmo sem transformar em gols as chances que teve, fez mais uma partida muito boa.
Guerrero - BOM: Gostei da participação do peruano, talvez seu melhor jogo até agora. Se movimentou bastante e mostrou inteligência. Falta o gol para, quem sabe, deslanchar como artilheiro.
Téc: Tite - BOM: Pensei no Martínez como titular desde o início e o Guerrero no banco, mas gostei muito do time na prática. Mesmo sem finalizar, a presença do centroavante peruano ajudou a equipe a criar mais. Fez certinho ao colocar o Martínez no lugar do Danilo. O argentino está pedindo passagem, o Emerson volta de contusão, Jorge Henrique sempre briga por vaga... ótima dor de cabeça para o treinador!

Fotos: Terra e Lancenet!


_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

Direto da Redação | redacao_esporte@hotmail.com | @redacaoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário