Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

En la Cancha > A bola do Campeonato Argentino também rola aqui no Redação do Esporte

Neste ano a tevê fechada (Fox Sports) começou a transmitir o Campeonato Argentino aqui para as terras brazucas. E o Redação do Esporte não ia ficar atrás. A partir desta semana você irá acompanhar todas às terças-feiras um balanço de rodada do fim de semana.

Até agora foram realizadas três rodadas do primeiro turno.  O campeonato começou equilibrado e cinco equipes dividem a liderança com sete pontos conquistados.  Os tradicionais Racing e Newell´s Old Boys se juntam às surpresas Colón, Godoy Cruz e Quilmes na ponta. Os gigantes Boca Juniors e River Plate, que voltou da B Nacional, vem logo atrás com seis pontos.

Passando por reformulação após a perda da Libertadores, o time da Bombonera luta para manter o time competitivo e encontrar uma nova forma de jogar já que seu grande maestro, Riquelme, decidiu não jogar mais pelo clube e segue com futuro indefinido. 

No ano em que volta da segunda divisão, os "Millionarios" apostam em jogadores revelados na base do clube como Funes Mori e Lanzini para retomar o caminho das vitórias e reafirmar sua supremacia de maior campeão nacional.

Outro time que merece uma olhada mais de perto nesta temporada é o Newell´s, que conta com a competência de Gerardo Martino, técnico do Paraguai na última Copa, no banco de reservas e com o talento de velhos conhecidos como Maxi Rodrigues e Gabriel Heinze, que voltam ao clube após muitos anos no futebol europeu.

Além dos leprosos, outro grande que tem chamado a atenção é o Racing de Avellaneda que joga suas fichas em uma mescla de juventude com jogadores experientes como Mauro Camoranesi (campeão do mundo em 2006 pela Itália), e o goleiro Sebastian Saja ex-Grêmio.

Se por um lado clubes tradicionais disputam rodada a rodada a ponta da tabela, há clubes que este ano vão lutar desesperadamente para se manter na primeira divisão. Esse são os casos de  San Lorenzo e Independiente, que estão nas últimas colocações do promedio (sistema que define os três rebaixados). Por isso precisam de ótimas campanhas para não irem jogar a B nacional no próximo ano.

Seja lá qual for o time que você torça ou se irá acompanhar só para conhecer melhor o futebol praticado por nossos maiores rivais, uma coisa é certa. Não faltara emoção e disputas acirradas rodada a rodada para definir quem será o supercampeão argentino de 2012/2013.

Novidades

Para esta temporada algumas novidades foram implantadas no regulamento do campeonato argentino.  A primeira delas é que não há mais os torneios clausura e apertura. A partir de agora o torneio será divido em dois turnos, chamados de inicial e final.  Ao fim do campeonato haverá jogo único entre os campeões de cada turno, em campo neutro, para definir quem será o supercampeão argentino da temporada.

Outra mudança foi no sistema de rebaixamento. Ainda persiste o promedio (sistema de média entre pontos/jogos dos times nas ultimas três temporadas). Porém, os três times com as piores médias serão rebaixados para a B Nacional de forma direta, pois não existe mais a Promoción.

Outras canchas

Não poderia deixar de falar sobre o duelo de logo mais entre Universidad de Chile e Santos pela Recopa Sul-Americana. As duas equipes, que foram campeãs da Copa Sul-Americana e da Libertadores em 2011 respectivamente, além  de semifinalistas da principal competição do continente no primeiro semestre passam por situações idênticas.

Tanto a equipe chilena quanto a brasileira passam por um processo de reformulação em relação aos elencos que dominaram a América no ano passado.  As duas perderam jogadores importantes para esse ano e tiveram que mudar a forma de jogar.

A primeira partida da final tem tudo para ser bem equilibrada. Será o duelo da posse de bola e cadência chilena contra o contra-ataque veloz e o poder de desequilíbrio de Neymar, principal jogador brasileiro da atualidade.

Veremos o que acontece no Estádio Nacional do Chile às 22h desta quarta-feira. O jogo está com cara de empate, o que seria um ótimo resultado para a equipe santista, que faz o jogo de volta no Pacaembu. Semana que vem eu volto, com a análise da rodada do argentino e minhas impressões sobre o primeiro jogo da final Recopa Sul-Americana. Até lá, que siga la pelota.

_____________________________________

* A coluna En la Cancha fala sobre os principais assuntos do futebol sul-americano.

por Rodrigo Svrcek | @svrcek_rodrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário