Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Comentário da Redação > Santos conquista a Recopa e tem de comemorar

Neymar voltou, o Santos jogou bem de novo e conquistou a Recopa Sul-Americana com uma vitória, até certo ponto, tranquila diante da Universidad de Chile por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Pacaembu. É o segundo título do Peixe no ano do Centenário e o sexto na era Neymar. Desde 2012, a média é de dois por ano.

Não vou ser maluco de dizer que foi uma conquista tão importante quando um Brasileiro ou uma Libertadores, mas tem seu valor. Aliás, só disputa a Recopa quem passou antes por um complicado torneio sul-americano.

Vale ainda por vários motivos. Vale como novo ânimo para um elenco ainda em formação e que vem tentando se recuperar após a eliminação na Libertadores 2012. Vale pelo adversário, que era de alto nível técnico, apesar de graves falhas de marcação. Vale para mostrar que os 11 titulares podem jogar como um time. Mesmo com Neymar em campo, o que faz toda a diferença, o que se viu foi um Santos com alternativas de ataque, marcando forte, e não a bagunça que estamos acostumados nas últimas partidas.

Até o gol de Neymar, aos 27 minutos do primeiro tempo, La U era melhor no jogo. Atacava com perigo, com pontas abertos que impediam a subida dos laterais santistas. O erro, como falei no outro parágrafo, é que o time chileno esquecia da marcação. Foi numa dessas que enfim o Santos encaixou o contra-ataque, em lindo lance de Felipe Anderson, que terminou com a bola na rede do camisa 11.

Nos minutos finais do primeiro tempo, Neymar sofreu um pênalti meio mandrake e ele mesmo bateu. Perdeu, assim como no jogo em Santiago. Nada que complicasse a vida do Santos, que voltou muito bem no segundo tempo, não correu riscos e, aos 15 minutos, Bruno Rodrigo (foto) completou de cabeça cruzamento de Felipe Anderson para fechar o placar e garantir o título inédito.

Aproveito aqui para apontar uma injustiça, que foi a escolha de Neymar como melhor em campo. Novamente ele decidiu, marcou gol, sofreu pênalti e tudo mais, mas o nome do jogo foi Felipe Anderson. Sua melhor partida pelo Santos DISPARADO. Não só pelas belas jogadas que participou, mas principalmente pela dedicação que teve, correndo durante os 90 minutos, e pela falta de vergonha de tentar ser protagonista. Espero que ele repita mais vezes esse espírito, inclusive quando Neymar não estiver ao seu lado.

O torcedor santista pode comemorar e muito essa conquista. O próximo passo do Santos é tentar fazer um restante de Brasileirão digno e pensar em 2013 desde já.

Conceitos

Rafael - BOM: Não foi muito exigido, mas passou segurança.
Bruno Peres - REGULAR: Não pôde atuar do jeito que gosta, pois precisou marcar o atacante de La U que jogou aberto no seu setor.
(Éwerton Pascoa) - BOM: Entrou na lateral direita e deu conta do recado.
Bruno Rodrigo - ÓTIMO: Mais uma grande partida do carequinha, que ainda foi premiado com o gol do título.
Durval - REGULAR: Fez um primeiro tempo bem complicado, mas melhorou na etapa final.
Léo - BOM: Final é com ele mesmo. Um guerreiro.
(Gerson Magrão) - REGULAR: Entrou para marcar e fez isso bem. Pena que no ataque só faz bobagem.
Adriano - REGULAR: Correu muito como sempre, mas estava sem função. La U joga muito pouco pelo meio.
Arouca - ÓTIMO: O monstro de sempre. Marcando muito e saindo para o jogo com perigo.
Felipe Anderson - ÓTIMO: Participou da jogada dos dois gols e correu como nunca. Que seja sempre assim.
Pato Rodriguez - RUIM: Tá virando o novo Zé Love do Santos. É melhor para alegrar o grupo do que para jogar bola. Mas vamos aguardar.
(Miralles) - SEM CONCEITO: Jogou pouco tempo.
André - RUIM: Só não leva conceito pior porque foi bem no lance do gol de Neymar. No mais, parece um veterano jogando de tão travado.
Neymar - BOM: Na minha opinião, não brilhou tanto assim, foi fominha em algumas jogadas, mas... decidiu de novo. Nos 6 títulos que conquistou pelo Santos, marcou gol na final em TODOS. E tem gente que acha que ele pipoca...
Tec. Muricy Ramalho - BOM: Tão criticado por mim nas últimas partidas, nesta quarta-feira mandou bem. Escalou o que tinha de melhor,  acertou nas substituições e ganhou o quarto caneco na Vila Belmiro. Agora precisa fazer o time jogar mais vezes como time.

_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

por Ricardo Pilat
| pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário