A UEFA sorteou a fase de grupos da UEFA Champions League na semana passada. Nesta edição teremos três estreantes na competição que começará no dia 18 de setembro: Málaga, Montpellier e Nordsjaelland. Ansioso por mais uma Champions? Confira a análise das chaves.
Grupo A
Porto (POR)
Dínamo de Kiev (UCR)
Paris Saint-Germain (FRA)
Dinamo Zagreb (CRO)
Análise – É uma chave teoricamente fácil, mas é bom o PSG abrir o olho, pois como faz tempo que não disputa uma Champions pode ir para o mesmo caminho do Manchester City na temporada passada quando os ingleses ficaram na primeira fase. Time, os franceses têm. Já Porto e Dínamo Kiev partem um pouco a frente do PSG, já o Zagreb é candidato a saco de pancada.
Grupo B
Arsenal (ING)
Schalke 04(ALE)
Olympiakos (GRE)
Montpellier(FRA)
Análise – Mais um grupo fácil e mais uma vez o Arsenal cai em uma chave fraca. Os Gunners são favoritos a terminar bem a fase de grupos, pois Schalke 04, Olympiakos e o campeão francês Montpellier não serão grandes ameaças e brigarão pela segunda vaga e a principio os alemães do Schalke levam uma pequena vantagem.
Grupo C
Milan (ITA)
Zenit (RUS)
Anderlecht (BEL)
Málaga (ESP)
Análise – O torcedor do Milan tem que agradecer aos céus por terem caído em uma chave mais tranquila, mas pelo time que tem, a chave não será a “baba do boi”. Tirando o Anderlecht, as três equipes têm condições de brigar pelas duas vagas até a última rodada. A chave como toda é fraca.
Grupo D
Real Madrid (ESP)
Manchester City (ING)
Ajax (HOL)
Borussia Dotmund (ALE)
Análise – Chave mais do que forte. É o Grupo da Morte. São quatro atuais campeões nacionais onde pode dar de tudo. Teoricamente City e Real são favoritos pelos seus elencos, mas não se pode descartar o Borussia e o Ajax correndo muito por fora. Outro detalhe: dos quatro na chave, três já conquistaram a competição. Briga de cachorro grande.
Grupo E
Chelsea (ING)
Shakthar Donetsk (UCR)
Juventus (ITA)
Nordsjaelland (DIN)
Análise – Uma chave encardida essa que os atuais campeões terão pela frente com a volta da Juventus, um desconhecido dinamarquês e o Shakthar que é sempre osso duro, principalmente no Leste Europeu. Favoritismo total dos Blues, mas assim como no grupo D, pode dar de tudo nesta chave.
Grupo F
Bayern de Munique (ALE)
Valencia (ESP)
Lille (FRA)
Bate Borisov (BLR)
Análise – Bayern e Valencia reviverão a final de 2001 quando os bávaros foram campeões. O momento dos alemães em se recuperar do baque de perder a final em casa para o Chelsea é ir bem neste grupo. É uma chave fácil para os dois avançarem, onde Lille e Bate brigarão pela Liga Europa.
Grupo G
Barcelona (ESP)
Benfica (POR)
Spartak Moscou (RUS)
Celtic (ESC)
Análise – Alguém tem dúvida se o Barça nadará de braçada neste grupo? O negócio não tão fácil assim, essa chave também está naquele seleto grupo dos encardidos, pois enfrentar o Benfica no Estádio da Luz, ir a Moscou pegar o Spartak e em Glasgow digladiar contra o Celtic não são tarefas fáceis. É briga de cachorro grande onde os espanhóis largam na frente, agora os demais irão se matar para chegar ao mata-mata.
Grupo H
Manchester United (ING)
Braga (POR)
Galatasaray (TUR)
Club Cluj (ROM)
Análise – É grupo fácil para o Manchester United, mas na temporada passada a chave também era tranquila e os ingleses caíram na fase de grupos. Tem tudo para avançar, enquanto Braga e Galatasaray, que volta a disputar desde 2007, brigarão pela segunda vaga.
____________________________________
* A coluna Gringolaço analisa os principais torneios e acontecimentos do futebol europeu.
por Antonio Lemos | www.paponaarquibancada.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário