Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Gringolaço > Uma Espanha que não me convence mais

Na rodada dupla das Eliminatórias Europeias desta data Fifa, enquanto a maioria dos favoritos vai se afirmando, o que me chama a atenção é a Espanha. Atual campeã do mundo e bicampeã da Europa, não consigo mais me convencer com o futebol da equipe de Vicente del Bosque. E olha que isso já faz um tempo hein.

Se analisarmos a frio, nessa última Euro, a Espanha só jogou bola mesmo na final. No mais, jogou mal quase sempre, mesmo conquistando vitórias.

Nas Eliminatórias, deve se classificar em primeiro no Grupo I, mesmo estando em um grupo que conta com a França (aliás, volto nesse assunto mais abaixo). Porém, joga um futebol pra lá de chato. E não apenas porque fica tocando a bola por 10 minutos seguidos, mas porque não mostra ambição. Joga com apatia muitas vezes.

Ontem mesmo rolou o duelo contra a França, em Madrid. Após abrir 1 a 0 no começo do jogo, com Sergio Ramos, a Fúria se acomodou ao extremo e viu o time francês atacar com mais perigo e muito mais vontade. Acabou castigada com o gol de empate de Giroud, para "Les Bleus". Fabregas ainda perdeu um pênalti nesse meio tempo.

Não sei exatamente a explicação para essa queda de rendimento. Se é acomodação, se os adversários estão aprendendo a enfrentar o estilo espanhol, ou se alguns jogadores não estão na mesma fase que outrora. Sei apenas que não vejo mais nenhum bicho-papão quando vejo a Espanha.

Sorteio absurdo

Sei que já faz tempo esse sorteio que definiu os grupos das Eliminatórias, mas que critério estapafúrdio, hein? Num mesmo grupo, Espanha e França, dois campeões do mundo. Aí você olha o Grupo E e tem Suiça e Noruega como maiores "forças". No G, Bósnia e Grécia comandam as ações. Divisão baseada em rankings que, sinceramente, não fazem NENHUM sentido.

Vexame alemão


Outro destaque da rodada das Eliminatórias foi a incrível reviravolta no duelo entre Alemanha e Suécia, que rolou em Berlin. Os germânicos, que na minha opinião tem o melhor time do mundo, não conseguem justificar isso com resultados. Ontem, venciam por 4 a 0, mas permitiram um empate em 30 minutos, enfrentando um inspirado Ibrahimovic. E poderia ter sido pior.

Racismo

No Europeu sub-21, o inglês Danny Rose diz ter sido alvo de raciscmo da torcida da Sérvia em jogo disputado naquela país. Segundo ele, os locais cantaram músicas ofensivas contra ele e demais jogadores negros durante todo o jogo. No final, Rose comemorou a vitória por 1 a 0 em frente à torcida adversária e até chutou uma bola na galera, o que provocou uma confusão em campo. Difícil falar de um caso desses sem ter informações concretas. Mas fica o registro e vamos aguardar investigação. Se for verdade, a UEFA precisa agir severamente.

____________________________________

* A coluna Gringolaço analisa os principais torneios e acontecimentos do futebol europeu.


por Ricardo Pilat | pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário