Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Comentário da Redação > Seleção tem teste de verdade e empata com Colômbia

Não era a Alemanha, nem a Espanha, nem a Argentina, mas ontem o Brasil teve um teste de verdade para formação da equipe. Diante da Colômbia, em Nova Jersey, ficamos no 1 a 1, com direito a pênalti perdido por Neymar, que quase furou a Lua.

Mano Menezes manteve um esquema que vinha dando certo nos últimos amistosos contra adversários menos gabaritados. As principais apostas eram em Neymar como centroavante, optando por Thiago Neves entre os titulares, e a manutenção de Paulinho e Ramires como dupla de volantes.

A primeira ideia não deu certo. Neymar ficou preso na marcação da Colômbia no primeiro tempo, apesar de ter tido uma bela chance de cabeça que parou nas mãos do bom goleiro Ospina. E Thiago Neves como jogador de Seleção não dá.

Já com relação a dupla de volantes, ainda não consigo cravar uma opinião. Como qualidade de jogo, acho perfeito, o time ganha muito mais. Porém, achei a marcação bem frouxa. Lance emblemático é o do gol colombiano, no final da etapa inicial. O ótimo James Rodriguez fez o que quis na meia cancha brasileira e serviu Cuadrado. O sósia so Romarinho "deitou" nas costas de Leandro Castán, improvisado como lateral esquerdo, e bateu para o gol.

O resultado não dizia o que era o jogo e o Brasil partiu pra cima. Neymar melhorou muito no jogo quando começou a sair da área e jogar mais ao seu estilo. Foi assim, num lance individual, que ele driblou 3 marcadores adversários e fez um belo gol, batendo no cantinho.

Enfim, Mano tirou a âncora Thiago Neves e colocou Lucas no jogo. O Brasil ia para o ataque com mais volúpia, apesar de deixar espaços preocupantes na retaguarda. Mas em um bom lance de Paulinho no ataque, Dani Alves recebeu na área e foi derrubado. Pênalti! Mas Neymar, inspirado por estar na casa de 2 times da NFL, achou que era field goal e bateu pessimamente.

No fim, ficou mesmo no 1 a 1. O Brasil poderia vencer, mas acho que o empate deixa as coisas mais realistas e evidencia melhor as falhas que precisam sem corrigidas. Afinal, a Copa das Confederações é logo ali. E a Colômbia tem um time bem montadinho, com ótimos jogadores de ataque. Não é qualquer um, apesar de também não ser o melhor do mundo.

A se exaltar, mais uma boa partida de Kaká, que traz ao time mais experiência e passa aos adversários mais respeito.

Conceitos

Diego Alves - REGULAR: Não foi muito exigido. A bola que foi no gol entrou.
Dani Alves - RUIM: Não está jogando para ser titular. O difícil é achar substituto.
David Luiz - BOM: Não comprometeu.
Thiago Silva - BOM: Ajudou a parar Falcao Garcia.
Leandro Castán - RUIM: Não é lateral esquerdo. Se havia um jogador da posição convocado, não havia razão para improvisar.
(Fábio Santos) - REGULAR: Ao menos é jogador da posição.
Paulinho - BOM: Apesar de sofrer um pouco para marcar os meias colombianos, fez boas jogadas de ataque.
Ramires - REGULAR: Chegou bem ao ataque algumas vezes, mas erra muitos passes.
Oscar - RUIM: Bem apagado.
(Giuliano) - SEM CONCEITO: Entrou no final.
Kaká - BOM: Oferece muita qualidade e experiência à Seleção.
Thiago Neves - PÉSSIMO: Não consigo aceitar vê-lo com a amarelinha. Não é mau jogador, mas daí pra estar ao lado de Neymar, Kaká e cia já vai uma distância enorme.
(Lucas) - REGULAR: Não entrou tão bem assim, mas o time melhorou com ele. deveria ser o titular com ausência do Hulk.
Neymar - REGULAR: Teve ótimos lampejos no segundo tempo, incluindo o do gol, mas no geral ficou devendo. E bateu mal demais o pênalti, por mais que haja a desculpa do gramado atrapalhar.
Téc. Mano Menezes - REGULAR: Fez bem ao manter o esquema que vinha bem, pois era necessário testá-lo mais. Mas errou em algumas opções de jogadores.

Foto: Mowa Press
_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

por Ricardo Pilat
| pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário