Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Esquadrão de Ouro > Nós não te merecemos, Guardiola

E pelo jeito Felipão será o técnico da Seleção a partir de 2013. Sobre a escolha do bigodudo pela CBF eu falo mais adiante.

O assunto principal desta coluna é o pensamento pequeno, medíocre, corporativista e até pedante que domina nosso futebol. Com raríssimas exceções.

Logo que Mano Menezes foi demitido (também comento melhor sobre isso abaixo) vários nomes foram ventilados e, sinceramente, nenhum me animou muito. Eis que surge uma corrente que defende Pep Guardiola para o cargo. Uma escolha que seria ousada, arrojada e impactante. E que teria riscos também, óbvio.

Para contratar um espanhol como técnico da seleção brasileira seria necessário avaliar muitos fatores, como adaptação, conhecimento do futebol local, se haveria o tempo ideal para que ele trabalhasse... E certamente, nos primeiros insucessos, cobrariam dele o futebol de Barcelona, mesmo sem ser possível convocar Messi, Xavi e Iniesta.

O problema todo da história é a forma como o nome de Guardiola foi imediatamente rechaçado por técnicos e dirigentes brasileiros. Tudo é empecilho, tudo é ruim só porque o cara é estrangeiro. Os problemas existiriam, como listei acima, mas existem também boas perspectivas de um técnico que ganhou tudo nos últimos 4 anos fazendo o Barcelona jogar o tal do futebol bonito.

Me irritou profundamente ouvir de nossos treinadores coisas do tipo "é um desrespeito se o Brasil não puder colocar um técnico nascido aqui", "temos muitos treinadores de qualidade, não precisamos de ninguém de fora", "ganhamos 5 títulos mundiais sem técnicos estrangeiros". Quanta bobagem! Ideias sem argumento, apenas corporativistas. Engraçado, pois muitos deles não tem esse companherismo todo quando o assunto é roubar a vaga de outros nos clubes.

Os dirigentes da CBF ouvidos foram pela mesma linha. Nem pensaram na hipótese. Não pesaram prós e contras. Não pensaram na visibilidade mundial que teriam. Apenas disseram que não dá e ponto.

Já tivemos grandes técnicos estrangeiros em clubes do Brasil, especialmente nos anos 50 e 60. Ganhamos mundiais com técnicos daqui, como poderíamos ter ganho com espanhóis, alemães, argentinos, hungáros. Nosso jogador sempre fez mais diferença do que nossos "professores", essa é a questão. E não é nenhuma falta de respeito considerar a possibilidade de buscar uma pessoa que observe a situação de fora, com uma cultura de futebol diferente, já que hoje nossos jogadores não são mais os melhores.

Quem achar que o nome dessa rejeição estúpida é preconceito ou xenofobia, eu não vou culpar. Mas eu diria que é medíocridade de ideias, pensamento retrógrado mesmo.

É, realmente não dá pra considerar a hipótese de o melhor técnico do mundo ser técnico no Brasil. O futebol brasileiro, hoje, não te merece, Guardiola.

Sai Mano, entra Felipão

Acho que eu e 99% da imprensa fomos pegos de surpresa com a queda do Mano Menezes, pelo menos neste momento. Eu mesmo defendi aqui, após as Olimpíadas, que era o momento da saída dele. Mas ele ficou e o trabalho melhorou. Precisava ser mais testado, sem dúvida, mas 2013 estaria aí pra isso.

Pois bem, "Doutô" Marin e "Doutô" Del Nero pensaram diferente e puserem fim ao ciclo do gaúcho. O motivo, não sei, ninguém sabe. Talvez tenham adiado demais e acharam melhor resolver logo isso.

Amanhã será anunciado Felipão como substituto. Um belo prêmio por ter deixado o Palmeiras à beira do abismo. Um cara que não faz um bom trabalho há pelo menos 6 ou 7 anos. Tem nome, é campeão do mundo, entra pra ser escudo de uma entidade perdida, mas não faz por merecer o novo cargo.

Sai Andrés, entra Parreira


Na direção de Seleções, Andrés Sanchez ficou sobrando. Ele prefiriu pedir as contas a seguir como coadjuvante no comando da CBF. O nome para substituí-lo deve ser o de Carlos Alberto Parreira. Um cara muito sério e que sempre achei ter mais vocação para atuar nos bastidores do que na beira do campo. A aposta é boa, mas o momento não.

____________________________________

* A coluna Esquadrão de Ouro analisa as novidades da seleção mais vitoriosa da história do futebol.

por Ricardo Pilat | pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat

3 comentários:

  1. Quem pode afirmar que Guardiola é o melhor técnico do mundo? Afirmar isso pela quantidade de títulos que ele ganhou, me parece muito pouco, afinal Muricy Ramalhou ganhou nos últimos dez anos muito mais títulos que ele. E o Muricy não tinha Messi,Xavi e Iniesta para escalar!
    Eu gostaria de fazer um teste, pega o time ridículo do Palmeiras que ganhou a Copa do Brasil e coloca o Guardiola para treinar. Depois coloca o Felipão pra treinar o barcelona!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rodrigo.

    Essa é a minha opinião e cada um tem a sua. O que a maioria deve considerar é que ele é um dos melhores do mundo. Acho muito difícil comparar com a realidade brasileira. Mas ele conquistou 2 Champions, 2 Mundiais e 3 Campeonatos Espanhóis em 4 anos. Um número extremamente relevante. Mas que isso, fez o time jogar um futebol encantador nesse período.

    Sobre o Felipão, acho que ele tem toda parcela de culpa na montagem do elenco do Palmeiras e não adianta dizer que não. Ganhou a Copa do Brasil, como já fizeram Santo André, Paulista de Jundiaí, entre outros. E fez o pior, cair pra Série B.

    Enfim, o objetivo principal do texto é dizer que não se levou em conta os fatores para trazer o Guardiola ou uma opção diferente das que já conhecemos. Apenas rechaçaram o nome e ponto.

    Abraços.

    Ricardo Pilat

    ResponderExcluir
  3. Eu entendi, também acho que queimaram o nome do Guardiola sem motivos ou fundamentos. Só quis dizer que com o elenco que ele tinha no Braça fica mais fácil de ganhar títulos e eu não acredito que ele ou consiga fazer a seleção jogar aquele futebol bonito que admiramos no Barça. Uma pena!

    Abraço

    ResponderExcluir