Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 24 de novembro de 2012

Gringolaço > Rodada da Champions é marcada pela eleminação do atual campeão inglês

A 5ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League quase não teve surpresas. A maioria dos favoritos venceu e praticamente garatiram a vaga rumo a 2ª fase. Porém um dos clubes de maior investimento, e atual campeão inglês deu adeus precocemente. O Manchester City dos "sheiks árabes" empatou com o Real Madrid e foi eliminado pela segunda vez consecutiva na primeira fase. O 1 a 1 em Manchester garantiu o Real na próxima fase. O outro classificado do grupo foi o Borussia Dortmund. O time do grande centroavante polonês Lewandowski (que não é aquele mercenário de Brasília) venceu o Ajax por 4 a 1.

Já o grande favorito Barcelona venceu o Spartak Moscou na Rússia por 3 a 0. Com mais um show de Messi, a equipe catalã também já garantiu sua presença na próxima fase. O segundo classificado do grupo ainda não foi definido. O Celtic foi a Portugal enfrentar o Benfica, podendo sair de lá classificado, porém o time da casa venceu por 2 a 1 e empatou com o clube escocês na classificação. Ambos possuem sete pontos, mas vejo o Celtic favorito a classificação, uma vez que o Benfica enfrentará o Barcelona na Espanha enquanto o clube de Glastow enfrentará em casa o Spartak.
O Manchester United perdeu para o Galatasaray na Turquia por 1 a 0, mas já estava classificado desde a rodada passada. Já o clube turco briga pela segunda vaga do grupo junto ao Cluj. O clube romeno venceu o Braga por 3 a 1 em casa.

As coisas não estão nada boa para o atual campeão Chelsea. Em um dos grupos mais complicados da Champions, o clube londrino perdeu feio para a Juventus em Turim, na Itália. O 3 a 0 só não complicou os "blues" como também derrubou o treinador Roberto Di Matteo. Para seu lugar já foi contratado o espanhol Rafa Benitez, que já venceu o maior torneio da Europa com o Liverpool em 2005. Já o clube italiano está próximo da classificação. O outro time muito perto da classificação é o Shaktar Donetsk que venceu o Nordsjælland da Dinamarca por 5 a 2, no jogo mais polêmico da rodada. Tudo isso por causa do segundo gol do clube ucraniano, marcado pelo brasileiro Luiz Adriano. O meio-camista também brasileiro Willian devolvia a bola em um lançamento da intermediária para o clube dinamarquês em um gesto de "Fair Play", porém Luiz Adriano não percebeu isso (ou fingiu que não percebeu). O brasileiro pegou uma zaga totalmente desprevinida, pois estavam achando que o "Fair Play" seria feito, driblou o goleiro e fez o gol. Não há regra no futebol que obrigue o "jogo limpo", mas é ético que o pratique. A UEFA se pronunciou nessa quinta, dizendo que poderá punir o brasileiro.

O atual vice-campeão Bayern de Monique empatou com o Valência na Espanha. A igualdade no placar garantiu os dois clubes na próxima fase. Já o Bate Borisov perdeu para o Lille por 2 a 0 na Bielorrusia. Os clubes disputam a terceira colocação do grupo para garantirem vaga na UEFA Europa League.

Outro grupo que está definido é o A. O Porto venceu o Dinamo da Zagreb por 3 a 0 em Portugal, mas já estava classificado desde a rodada passada. Já o PSG só garantiu sua vaga nessa rodada, ao derrotar o Dínamo de Kiev na Ucrânia por 2 a 0.

O gol da rodada ficou por conta do Milan. O clube italiano venceu por 3 a 1 o Anderlecht na Bélgico com uma obra prima do zagueiro francês Mexés de bicicleta na entrda da grande área. O resultado garantiu o clube na próxima fase, assim como o Málaga, que empatou na Rússia com o Zenit.

Não podemos, nem devemos também esquecer do Arsenal. O clube londrino venceu o atual campeão francês Montpellier na Inglaterra e também garantiu a sua presença na segunda fase. Igualzinho, fez o Shalke 04. O clube alemão venceu o Olympiacos por 1 a 0 na Alemanha e já está no mata-mata da Champions League.

_______________________________________

* A coluna Gringolaço analisa os principais torneios e acontecimentos do futebol europeu.


por Fernando Borchio | fernando.borchio@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário