Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 30 de dezembro de 2012

Aqui é Corinthians > 5 gols que mudaram a nossa história

Quem imaginaria que, cinco temporadas após o doloroso rebaixamento para a Série B o Corinthians fosse ter simplesmente o melhor ano de sua história gloriosa? Claro que a torcida jamais esquecerá de vários times (1977, 1990, as espetaculares temporadas 1997-2000, os títulos de 2002, Tevez e cia. em 2005, o fenomenal 2009, etc, etc), mas a conquista da tão sonhada Libertadores e do Mundial em cima do europeu Chelsea com uma invasão inesquecível do Bando de Loucos no Japão torna 2012 o maior da história centenária do clube do Parque São Jorge.

O que não quer dizer que não poderá ser superado. Em 2013, por exemplo, a equipe de Tite disputará no mínimo cinco competições, uma delas a final da Recopa diante do São Paulo. Já pensou ganhar um torneio internacional em cima do rival que mais se gaba de ser "internacionalizado" e faturar nada menos que o Bi da Libertadores e Tri Mundial? Não dá para duvidar desse time de guerreiros!

Mas enquanto a próxima temporada não começa, o torcedor corintiano merece continuar comemorando, relembrando e saboreando o ano vencedor que teve. Por isso, separei um TOP 5 de gols das duas conquistas - em uma ordem difícil de definir, mas de minha preferência - que ficarão eternamente na memória da Fiel. Confira só:

5º lugar - Sheik (1 a 0 Santos, Vila Belmiro)



Tudo que o Corinthians precisava fazer diante do Santos de Neymar na Vila, pelo primeiro jogo da semifinal da Copa Libertadores, fez. Sobretudo no primeiro tempo, simplesmente irretocável. O gol, assim como a atuação corintiana, foi espetacular: um chute lindo de Emerson Sheik. A vitória por 1 a 0 foi fundamental para a classificação, confirmada com um empate, 1 a 1, no Pacaembu.


4º lugar - Romarinho (1 x 1 Boca Juniors, Bombonera)



Primeiro jogo de uma inédita final de Libertadores simplesmente contra o papão da América, Boca Juniors, que saiu na frente na segunda metade do segundo tempo. Quando o jogo se arrastava para uma vitória dos argentinos, eis que Tite manda a campo um garoto que só havia disputado uma única partida com a camisa corintiana (embora tenha sido contra o rival Palmeiras e marcado dois gols nela). E bastou um único e histórico toque na bola para Romarinho calar a mítica Bombonera aos 40 minutos da etapa final.


3º lugar - Paulinho (1 x 0 Vasco, Pacaembu)



Depois de um 0 a 0 no jogo de ida das quartas de final, em São Januário, o Corinthians fez uma partida pra lá de dramática contra o Vasco em São Paulo. Talvez o momento mais inesquecível desta partida tenha sido a espetacular defesa de Cássio, em jogada que Diego Souza saiu sozinho, de frente para o goleiro corintiano. Mas se este foi um lance de absoluto alívio para o corintiano, o gol de cabeça de Paulinho, aos 41 minutos do segundo tempo, foi o da explosão total do Bando de Loucos no Pacaembu. Tite, expulso do banco de reservas, vibrava como (e com) torcedor na arquibancada. Que jogo!


2º lugar - Sheik, 1º gol (2 x 0 Boca Juniors, Pacaembu)



Parecia literalmente um sonho: o Corinthians enfrentando o Boca Juniors pela final da Libertadores no Pacaembu. Um jogo tenso, como não poderia deixar de ser. Mas a equipe alvinegra mostrou que não ligava para a tradição dos argentinos no torneio e ditou o ritmo do jogo. Aos oito minutos do segundo tempo veio o gol da libertação: Danilo deu toque fenomenal de calcanhar e Sheik fuzilou para o gol. Com uma defesa que sofreu quatro gols em 14 jogos, convenhamos que o título já tinha dono ali. Mais tarde, porém, o atacante sacramentou o triunfo marcando 2 a 0. O Bando de Loucos estava libertado!


1º lugar - Guerrero (1 x 0 Chelsea, Yokohama)



O que falar desse gol? Aliás, o que falar desse jogo? Nunca um sul-americano foi tão páreo para um europeu como neste Mundial. Claro que não dá para deixar de falar das defesas fantásticas do mais uma vez herói Cássio, mas o Timão não só jogou de igual para igual diante do bilionário Chelsea como teve momentos de superioridade. Não à toa veio o gol que será mostrado e lembrado para sempre nos programas esportivos e afins. E mais corintiano impossível! Paulinho tentou, Danilo chutou, e a bola sobrou para um predestinado: o peruano Guerrero empurrou de cabeça para o gol. O mundo era mais louco do que nunca. O mundo do futebol é do Corinthians!

______________________________________

* Nesta coluna o assunto é o time do povo. Aqui é Corinthians!



por Pedro Silas | pedro_sccp@hotmail.com

2 comentários:

  1. incrível o Paulinho!teve participação em todos os gols! mito!

    ResponderExcluir
  2. Bem observado. Paulinho é facilmente o jogador mais importante do Corinthians na temporada. Joga demais!

    ResponderExcluir