Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Dentro ou Fora do Alçapão > Melancolia

O ano de 2012 do Santos bem que poderia ser comparado a um filme que tentei ver esses dias por aqui em casa e não consegui. Melancolia, dirigido pelo polêmico Lars von Trier, conta uma história meio estranha de um planeta chamado Melancolia que está prestes a colidir com a Terra. No elenco, destaque para Kirsten Dunst (foto).

Porém, mesmo com todas essas boas referências, o filme não me empolgou. Tanto que com uns 30 minutos eu estava dormindo, algo que não costumo fazer quando assisto uma boa película. Não sei dizer se o filme é ruim porque não vi até o final, mas alguma coisa estava errada.

Com o Santos 2012 a coisa foi bem parecida e bem mais melancólica. Dirigido por Muricy Ramalho, o time de Neymar e (pouca) companhia deixou muito a desejar. Mesmo conquistando o tricampeonato paulista e a Recopa Sul-Americana, o ano terminou com uma grande tristeza na torcida, com a sensação de que o ano do Centenário poderia ser muito melhor.

Como explicar esse fracasso? Na minha opinião há muitos motivos, mas o principal deles é a falta de competência da diretoria para lidar com inúmeros problemas. Se preocuparam mais em pensar em ideias de marketing para comemorar 100 anos de clube (aliás, muito ruins na maioria) do que em pensar no elenco e nas competições que o time encararia.

Dessa maneira, o clube não se preparou para renovar a base do time em caso de eventual fracasso na Libertadores (e como foi doída aquela derrora para o Corinthians...). Era mais que óbvio que muitos jogadores saíriam, mas a reposição passou longe de ser bem feita. Ganso, Elano e Borges foram só alguns dos medalhões que deixaram o time no meio do ano.

E pior ainda, o que mais pesou para um 2012 decepcionante foi a falta de Neymar, que mais jogou na Seleção do que no Santos, e o time mostrou não ter nada sem o seu craque. E olha que a equipe não parece tão ruim assim, pelo menos em nomes, mesmo sem seu principal jogador. Restou, assim, amargar um campanha pífia no Brasileirão, passando longe de vaga na Libertadores.

Se teve alguma coisa boa neste 2012 foi justamente Neymar, que quebrou vários recordes no Santos e ao que tudo indica seguirá no Peixe de 2013 arrebentando. Do camisa 11 torcedor nenhum tem um "a" pra dizer ou reclamar. Agora de outros jogadores, do Muricy - que fez um trabalho bem abaixo do que seu nome indica -, da diretoria e do presidente Luis Álvaro sobram motivos para criticar.

E a melancolia não acabou. Últimos dias do ano e nada do Santos agir. Muita demora em contratações e muito papo furado dos cartolas na mídia. Destaque mesmo só para os novos visuais de Neymar...

Acaba logo 2012! Que o ano pós Centenário seja muito melhor. E que os próximos filmes que eu alugue sejam mais empolgantes que o último.

___________________________________

* A coluna Dentro ou Fora do Alçapão fala do Santos Futebol Clube, que jogue onde jogar és o Leão do Mar.

por Ricardo Pilat | pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário