Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Clinch > É difícil sobreviver com uma única qualidade no MMA

Jiu Jitsu, Boxe, Muay Thai, Grappling, Wrestling, Sambô, Karatê, Judô, entre outros. São muitos os estilos de artes marciais. No MMA, não é necessário ser especialista em todas. Mas é preciso saber desenvolver a luta tanto em pé como no chão. Quanto mais armas o lutador tiver, mais chances ele tem de vencer.

Infelizmente, o brasileiro Rousimar “Toquinho” Palhares (foto, calção branco) mais uma vez subiu no octógono do UFC em busca de sua famosa chave de calcanhar. O combate aconteceu na sexta-feira à noite (horário de Brasília), na Austrália. Foi um passeio do cubano Hector Lombard que nocauteou ainda no 1º round.

Toquinho foi apático e em momento nenhum ameaçou derrubar o adversário ou alguma outra estratégia para vencer. Acabou sendo alvo fixo para o nocauteador. Depois da luta ele se justificou dizendo que quebrou o pé logo no início do combate ao tentar um chute. De qualquer forma, ele precisa evoluir muito como lutador de MMA, ou decidir ficar exclusivamente como lutador de Jiu Jitsu.

A luta principal do evento foi Pearson vs Sotiropoulos. Outro passeio, agora de Pearson. Na casa do adversário ele conseguiu seguidos knockdowns, mas sem se afobar esperou o momento certo de nocautear de vez o adversário, no 3º round. Foi a volta do inglês para a categoria dos leves, e um triunfo importante para a sequência de sua carreira.

E o gordinho apagou mais um

Quem olha para Roy Nelson (foto) acha que é um baita fanfarrão. E realmente, ele é. Mas quem pensa que ele é uma presa fácil no octógono, aí sim se engana. O gordinho americano nunca foi nocauteado no UFC. Já levou castigos pesados e aguentou firme (contra Cigano e Werdum, por exemplo). Fora isso, encara qualquer lutador sem medo, e tem mãos pesadíssimas. Assim já conseguiu vários nocautes, e colocou mais um na conta na noite de sábado (horário de Brasília). Foi no TUF Finale. A luta deveria ser contra Shane Carwin, mas o americano se lesionou. Então Matt Mitrione aceitou a tarefa e levou a pior. Nocaute no 1º round. O gordinho mais carismático do UFC faturou mais uma.

No mesmo evento dois ex-participantes do TUF Brasil se apresentaram. Hugo Wolverine venceu de forma avassaladora com um nocaute sobre Reuben Duran. Desde o início da luta ele apostou em suas mãos, treinadas pelo mestre Luiz Dórea, e se deu bem. Já seu compatriota Marcus Vina não teve a mesma sorte. Seu adversário, Johnny Bedford, dominou o primeiro round inteiro no chão, e no segundo round o norte-americano acertou um cruzado que derrubou o brasileiro, e acabou sendo nocauteado com uma sequência de golpes.

_____________________________________

* A coluna Clinch traz a análise dos principais eventos de artes marciais do planeta.


por Fernando Pilat
| @fernandopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário