Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Clinch > 16 anos no topo: Belfort cala Bisping em SP e pede revanche com Jones

O UFC retornou para a maior cidade do Brasil depois de 14 anos. E o main event contou com o "fenômeno" Vitor Belfort, que estava também no evento anterior.

Foi um passeio pra cima de Michael Bisping. Vitor falou que estava na “ponta dos cascos” e provou no octógono. Com uma movimentação intensa e boas sequências ele dominou o primeiro round. A confiança era tão grande que ele lutou em alguns momentos com a guarda baixa, absorvendo alguns jabs. E no segundo round, com um chute alto preciso, Belfort derrubou o inglês e aproveitou para engatar uma sequência de golpes para obrigar o árbitro a interromper o combate.

Agora aproveito para fazer um desabafo. Vejo em muitos fóruns pessoas criticando Belfort, questionando sua qualidade. Mas como criticar um lutador que está desde 1996 no MMA sempre lutando em grandes eventos e contra os melhores? Se mantém em alto nível até hoje. Seu cartel é irregular, isso é verdade. Só que sua queda aconteceu em um momento delicado da vida pessoal, o sumiço de sua irmã, que até hoje não tem explicação.

Ele é um lutador duríssimo. Um boxe afiado, mãos pesadas, melhorou no muay thai com belos chutes, e um ótimo chão, faixa preta de jiu-jitsu. Na categoria dos médios é o 2º melhor, sem dúvida. Nos meio pesados estaria no top 5.

Enfim, quem critica o "Fenômeno” deveria estudar um pouco mais.

Belfort falando também me irrita. Calado seria um poeta. Não por ser ignorante, mas pelo modo político como age. E isso mudou um pouco. Belfort venceu e meteu a boca no trombone. Criticou de forma forte Chael Sonnen e desafiou Jon Jones novamente. Mas, particularmente, preferia ver uma revanche dele com Spider.

Card fraco, evento regular

No geral o evento foi regular. Algumas boas lutas, e muitas razoáveis. Esperava muito a estreia do Daniel Sarafian (foto), mas ele acabou decepcionando diante de CB Dollaway. A luta até foi empolgante, muito movimentada, a vitória poderia ter ido para qualquer lado. Mas com um adversário abaixo de top 10 da categoria ele precisava ter vencido. Acabou perdendo para seus próprios erros. Agora é trabalhar mais e voltar melhor, pois tem qualidade para se destacar no UFC.

Gabriel Napão também foi bem finalizando Ben Rothwell com uma guilhotina. Assim continua trilhando novamente seu caminho rumo ao topo dos pesos pesados.

Por último destaco os irmãos Marajós. O primeiro, Ildemar, acaba de sair do Jungle Fight, ganhou uma chance no maior evento de MMA do mundo por causa da lesão de Roger Hollet. E aproveitou, finalizando Wagner Caldeirão com uma chave de joelho reta, e de quebra levou o prêmio de finalização da noite. Agora soma 12 vitórias consecutivas no cartel, e entra forte no UFC.

Já seu irmão, Iuri Marajó, começou um combate intenso com Pedro Nobre, e com um chão afiado quase finalizou, mas acabou pegando as costas do adversário e estava golpeando, prestes a finalizar. Mas Dan Miragliota advertiu sobre golpes na nuca, e logo na sequência ele atingiu a nuca novamente. O árbitro pausou a luta, pediu a entrada dos médicos que determinaram o fim do combate. Diante de vaias do público foi anunciado um “no contest” (ou sem resultado). Particularmente achei muito estranha a reação de Pedro Nobre, pareceu conveniente pela situação na luta, mas é difícil julgar. Mas que ele perdeu pontos com a cúpula do UFC, isso é certeza. Dana White até criticou via Twitter.

Enfim, o evento foi razoável, com poucos destaques. Mas agora vem uma sequência ótima do UFC, começando no próximo final de semana com a disputa de cinturão dos moscas e a luta entre Glover Teixeira e Rampage Jackson. Fiquem atentos.

Confira os resultados do UFC SP:


CARD PRINCIPAL

Vitor Belfort venceu Michael Bisping por nocaute técnico no segundo round
CB Dollaway venceu Daniel Sarafian na decisão dividida dos jurados
Gabriel Napão Gonzaga venceu Ben Rothwell por finalização no segundo round
Khabib Nurmagumedov venceu Thiago Tavares por nocaute técnico no primeiro round

CARD PRELIMINAR

Godofredo Pepey vence Mitinho Vieira por decisão dividida dos jurados
Ronny Markes vence Andrew Craig na decisão unânime dos jurados
Nik Lentz venceu Diego Nunes por decisão unânime
Edson Barboza venceu Lucas ''Mineiro'' por nocaute técnico no primeiro round
Luta entre Iuri Marajó e Pedro Nobre termina sem resultado
Ildemar Marajó venceu Wagner Caldeirão por finalização no segundo round
Francisco Massaranduba venceu C.J. Keith por finalização no segundo round

_____________________________________

* A coluna Clinch traz a análise dos principais eventos de artes marciais do planeta.


por Fernando Pilat
| @fernandopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário