Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Esquadrão de Ouro > A primeira lista de Felipão? Curti

Cercada de muita expectativa, a primeira lista de convocados de Luis Felipe Scolari no retorno à Seleção me agradou bastante. No geral, acho que agradou quase todo mundo, porque não vi aquela enxurrada de críticas que ocorriam após as chamadas de Mano Menezes.

No geral, ele manteve a base de Mano e incluiu alguns veteranos e atletas brasileiros que vêm se destacando na Europa, caso de Dante, do Bayern, melhor zagueiro da Bundesliga na temporada. Outra coisa interessante é que ele não convocou nenhum volantão de marcação. Se é bom ou ruim, não sei, mas pelo menos contradiz o que todos achavam, que ele faria um time mais fechado.

O caso dos veteranos é o que gera mais controvérsia. Muita gente é contra eles, especialmente Julio César e Ronaldinho Gaúcho. Eu não. Sou muito a favor deles e entendo completamente a convocação.

O goleiro está lá no pobre Queens Park Rangers. Fez uma escolha ruim de carreira, mas não está mal. Pelo contrário. Mesmo sendo arqueiro do rabeira da Premier League, Julio tem um número interessante a seu favor: com 37 gols sofridos no campeonato, 7 equipes à frente do QPR tem mais gols sofridos. Quem está vendo jogos do time, sabe que não é por falta de goleiro que a situação é terrível.

Goleiro é cargo de confiança. A frase é velha, mas cabe. O Brasil ainda não tem um número 1 definido. Mano testou vários, de qualidade, mas não escolheu um definitivo. Logo, Felipão tem essa brecha e acho justo levar alguém experiente pra esse lugar. E ele não está em fim de carreira, galera! Tem 33 anos, muita lenha pra queimar ainda.

Já sobre Ronaldinho eu também tenho algumas restrições, mas é inegável a qualidade dele e a bagagem que ele leva para um time jovem. Imagina a Inglaterra, nesse primeiro amistoso do ano, olhando para o outro lado do campo em Wembley e enxergando o R10 como adversário, ao lado de Neymar, Oscar, Paulinho... já dá outra cara. Vale a aposta para saber como está a vontade do dentuço de jogar com a camisa da Seleção.

Critiquei a escolha de Felipão pela CBF, mas não é por isso que vou criticar seu trabalho sem esperar. Acho que o começo foi bom. Agora resta aguardar os resultados dentro de campo. E até a Copa das Confederações teremos bons testes para avaliar se estamos no caminho certo.

Seleção Brasileira - Convocação para amistoso contra Inglaterra - 6 de fevereiro de 2013

Goleiros

Julio César (QPR-Inglaterra)
Diego Alves (Valencia-Espanha)

Laterais

Adriano (Barcelona)
Daniel Alves (Barcelona)
Filipe Luís (Atlético de Madri)

Zagueiros
Dante (Bayern de Munique)
David Luiz (Chelsea)
Leandro Castán (Roma)
Miranda (Atlético de Madri)

Meio-campistas

Paulinho (Corinthians)
Arouca (Santos)
Hernanes (Lazio)
Oscar (Chelsea)
Ramires (Chelsea)
Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG)
Lucas (Paris Saint-Germain)

Atacantes
Fred (Fluminense)
Hulk (Zenit)
Luis Fabiano (São Paulo)
Neymar (Santos)

____________________________________

* A coluna Esquadrão de Ouro analisa as novidades da seleção mais vitoriosa da história do futebol.

por Ricardo Pilat | pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário