Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Clinch > Renan Barão vence, assegura cinturão interino e mostra-se preparado para virar “Imperador” da categoria

Em muitas monarquias, o termo “Barão” é reconhecido como título nobiliárquico. Ele é inferior a Visconde, Conde, Marquês, entre outros, até chegar no topo que é Imperador. E é nesse patamar que vejo o brasileiro Renan Barão. Falta apenas unificar os cinturões na luta contra Dominick Cruz, que segundo Dana White pode acontecer entre junho e setembro. E o americano que se cuide, pois o brasileiro mostra-se cada dia mais preparado como lutador de MMA.

No último sábado ele encarou o inglês Michael McDonald valendo o cinturão interino do peso galo, na casa do adversário. A torcida “quase” contra (porque muitos brasileiros presentes na torcida faziam um tremendo barulho com os famosos gritos de “Uh vai morrer”), e o peso de fazer sua primeira defesa de cinturão não atrapalharam o brasileiro.

A luta foi ótima. McDonald foi um grande obstáculo. No primeiro round chegou a acertar uma sequência de socos no rosto de Barão, que fizeram o brasileiro quase cair, mas o mesmo foi esperto e logo atacou as pernas do adversário para esfriar a situação.

A principal arma do inglês foi o boxe. Com mãos rápidas ele sempre apresentava perigo. Só que o brasileiro é completo. Aliás, Renan Barão tem a maior sequência invicta atual do MMA, agora com 33 lutas seguidas sem derrota (32V e 1NC). Sua única derrota foi na primeira luta profissional. Alguém com números assim com certeza é completo e merece muito respeito.

Então Barão aceitou a trocação nos momentos certos, colocou para baixo quando via brechas, acertou bons chutes rodados e foi minando o gás do adversário. Até que no quarto round, após uma queda sofrida, McDonald fez um movimento errado e Barão logo aproveitou e encaixou um katagatame. Demorou um pouco para acabar o ar, mas McDonald não aguentou a pressão e bateu!

É importante destacar o trabalho de Dedé Pederneiras, que tem se mostrado um ótimo estrategista e está fazendo um trabalho sensacional com seus atletas da Nova União. Ele enxerga muito bem a luta, e dá orientações precisas no corner, não fica naquele “lenga-lenga” para iludir seu atleta, fala o que ele precisa ouvir e os lutadores o respeitam e seguem suas dicas.

O evento no geral foi morno, apenas três lutas não foram decididas pelos juízes. Destaque para a vitória de outro brasileiro, Reneé Forte, ex-participante do TUF BRASIL, que venceu Terry Etim por decisão unânime.

Confira todos os resultados:

CARD PRINCIPAL
Renan Barão finalizou (katagatame) Michael McDonald a 3min27 do 4º round
Cub Swanson venceu Dustin Poirier por pontos em decisão unânime dos juízes
Jimi Manuwa nocauteou (lesão) Cyrille Diabate ao final do 1º round
Gunnar Nelson venceu Jorge Santiago por pontos em decisão unânime dos juízes
James Te Huna venceu Ryan Jimmo por pontos em decisão unânime dos juízes
Matt Riddle venceu Che Mills por pontos em decisão dividida dos juízes

CARD PRELIMINAR
Renée Forte venceu Terry Etim por pontos em decisão unânime dos juízes
Danny Castillo venceu Paul Sass por pontos em decisão unânime dos juízes
Andy Ogle venceu Josh Grispi por pontos em decisão unânime dos juízes
Tom Watson nocauteou Stanislav Nedkov a 4min42 do 2º round
Vaughan Lee venceu Motonobu Tezuka por pontos em decisão unânime dos juízes
Phil Harris venceu Ulysses Gomez por pontos em decisão unânime dos juízes

_____________________________________

* A coluna Clinch traz a análise dos principais eventos de artes marciais do planeta.


por Fernando Pilat
| @fernandopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário