Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Comentário da Redação > Corinthians 2 x 2 Palmeiras

Visão corintiana > A partida tem 90 minutos, Corinthians!
por Pedro Silas | pedro_sccp@hotmail.com

Talvez por soberba, o campeão mundial não conseguiu se sobressair diante do rebaixado rival. Como era de se esperar, o Corinthians mostrou muito mais qualidade técnica no Dérbi, mas esqueceu que a partida é feita de 90 minutos. Depois de ter chances para matar o jogo no início, o Alvinegro deixou o desacreditado e limitado Palmeiras crescer e quase saiu derrotado. No fim, um 2 a 2 com um sabor nada agradável.

Na primeira metade da etapa inicial do possivelmente único clássico entre as equipes em 2013, o Timão mostrou quem é que manda no Pacaembu, tomou conta do jogo e o gol era questão de tempo. Depois de uma bola do Jorge Henrique no travessão, não demorou para sair: Sheik desencantou.

Os campeões do mundo poderiam ter encaminhado a vitória com Guerrero, mas o camisa 9 mandou na trave após falha de Fernando Prass. Ainda bem que não saiu esse gol, pois pelo que aconteceu depois o resultado seria o mesmo, só que mais vergonhoso, tomando empate após abrir 2 a 0.

Assim como no jogo com o São Caetano, os corintianos esqueceram de jogar bola depois de abrir o placar e ter uma ou outra chance para ampliar. A impressão que dá é de arrogância, como se achassem que podem definir a vitória a qualquer momento. O adversário, mesmo inferior, aproveita. E a equipe alviverde virou o jogo com um gol aos 29 minutos e outro aos 8 da etapa final, este com falha do Cássio.

Depois de sentir o baque da virada até a metade do segundo tempo, os mandantes voltaram ao jogo com a entrada do talismã do dérbi: Romarinho. E não é que o garoto marcou novamente diante do rival? Estrela demais! O gol saiu cedo, aliás, e houve tempo para tentar a virada - 20 minutos. Renato Augusto entrou bem, Pato idem, e deram outra cara ao time. Mas a vitória não veio.

Se a equipe alvinegra tivesse jogado os 90 minutos com a mesma concentração e seriedade dos primeiros e últimos 20, não precisava nem ter corrido atrás do empate. Que fique a lição para o Tite e seus comandados.

Conceitos

Cássio - PÉSSIMO: Falha bisonha no segundo gol.
Alessandro - RUIM: Foi muito pouco ao ataque e se mostrou covarde na defesa.
(Romarinho) - ÓTIMO: Mostrou muita confiança e incendiou o jogo sempre que pegou na bola. E mostrou que tem mesmo estrela contra o Palmeiras, quarto gol em três jogos.
Gil - REGULAR: Não se posicionou da melhor forma, mas levou a melhor na maioria das jogadas.
Paulo André - REGULAR: Bobeou em alguns lances (passes, principalmente), porém esteve firme na marcação.
Fábio Santos - BOM: Sem grande trabalho defensivo, foi bem no apoio.
Ralf - RUIM: Não faltou transpiração, mas o camisa 5 foi responsável direto pela derrota. Falhou no primeiro gol e cometeu falta boba em Patrick Vieira que resultou na virada.
Paulinho - BOM: Não jogou tudo que pode, mas foi bem. Marcou e apareceu na frente. Quase faz um golaço de bicicleta no fim. Tem qualidade demais!
Danilo - RUIM: Muito apagado, nada fez.
(Renato Augusto) - BOM: Sempre que entra vai bem, com jogadas verticais e bons passes. Está jogando futebol para ser titular.
Jorge Henrique - REGULAR: Apesar de uma bola na trave, é muito pouco efetivo.
Emerson Sheik - BOM: Este também tem sido pouco efetivo, mas hoje não tem muito o que reclamar dele.
Guerrero - REGULAR: A bola não chegou muito para o centroavante, que só apareceu quando foi buscá-la.
(Alexandre Pato) - BOM: Se movimentou muito e foi fundamental no gol de empate.
Téc: Tite - RUIM: A defesa pouco vazada e o futebol seguro estão bem longe do Parque São Jorge neste início de temporada.

Visão palmeirense > Um empate nada ruim 
por Fernando Borchio | fernando.borchio@hotmail.com

Confesso que são poucas as vezes em que o empate em um jogo do Palmeiras me agrada. A última vez que eu tinha ficado feliz com a igualdade no placar havia sido na final da Copa do Brasil, quando o Verdão ficou no 1 a 1 contra o Coritiba lá no Couto Pereira, e garantiu o título do campeonato. Desde então, veio a luta para escapar do rebaixamento no Brasileiro, e na maioria das vezes a única coisa que importava era a vitória.

O empate contra o Corinthians em 2 a 2 neste domingo não foi só motivo de minha alegria, mas também a de todos os torcedores palmeirenses, pelo motivo mais claro e óbvio: eles possuem um time e um elenco muito melhor do que o nosso. Seria bom se a vitória viesse, mas o fundamental mesmo era não perder. Como já destaquei no meu último texto (vitória sobre o Sporting Cristal na Libertadores), o time é de qualidade baixa, mas de uma garra admirável. E no clássico, a garra fez toda a diferença para a conquista desse tão importante ponto.

A equipe começou o Dérbi muito mal. Eu até entendi o motivo pelo qual Gilson Kleina escalou um time defensivo novamente. Não daria certo partir para cima do Corinthians que nem "loucos", afinal, eles possuem um bom contra-ataque e um time rápido. Era normal tomar uma pressão inicial, mas ao longo do tempo já se percebia que o Corinthians estava muito próximo de fazer o gol. Foram duas bolas na trave e uma cabeçada muito perigosa de Paulinho, até o Sheik abrir o placar.

Depois de estar atrás no placar, o Palmeiras transformou toda aquela garra defensiva em pressão no ataque. Até Vilson empatar o jogo de cabeça após um lindo cruzamento de Wesley, antes de terminar a primeira etapa. Não seria bom virar o jogo perdendo. E quase que a equipe virou ainda na etapa inicial com Márcio Araújo.

O início de segundo tempo foi parecido com o fim do primeiro. Um time bem superior que o Corinthians. A virada era questão de tempo, que acabou não demorando muito. Por volta dos 10 minutos, Cássio resolveu homenagear Rogério Ceni, só que ao em vez de engolir um frango, ele caçou borboletas. Vinícius, que nada tinha a ver, aproveitou o vacilo do arqueiro e colocou o Verdão na frente.

A partir desse momento, o Corinthians mostrou o grande elenco que tinha. Substituiu os jogadores títulares por reservas com qualidade maior ainda. O Pacaembu começou a ferver e o "Timão" foi para cima com tudo. Cássio se recuperou do erro, dando grande lançamento para Alexandre Pato, que trocou bolas com Paulinho. No fim do lance, bola nos pés de Romarinho, e caixa.

Achei que Gilson Kleina fez substituições erradas, afinal tirou jogadores velozes que poderiam puxar um contra-ataque mortal e colocou marcadores lerdos. Ele mostrou que estava satisfeito com o empate. No fim, o 2 a 2 com gostinho de vitória até. Se alguém tem que lamentar o resultado são os corintianos.

A próxima "batalha" do Palmeiras é só no próximo domingo, contra o União Barbarense no próprio Pacaembu. A vitória será muito bem vinda.

Conceitos

Fernando Prass - BOM: Fez boas defesas no jogo. Não teve culpa nos gols.
Weldinho - BOM: Não deu muito espaço para o Sheik criar, além de ter feito a dobra no Danilo. Teve um papel fundamental defensivamente.
Maurício Ramos - RUIM: Outra partida ruim. Fez a falta desnecessária que gerou o primeiro gol do Corinthians, além de ter dado espaço para o Emerson finalizar na hora do gol. Ou seja, falhou duplamente em um mesmo lance primordial da partida.
Henrique - BOM: Mais uma vez o líder em campo. Foi fundamental para segurar a pressão corinthiana no fim, mostrando calma aos companheiros.
Marcelo Oliveira - BOM: Teve sua presença no ataque barrada pelos volantes corintianos, por outro lado, o Jorge Henrique não apareceu no jogo, devido a ele.
Vilson - ÓTIMO: O melhor do Palmeiras em campo. Talvez o melhor jogador do pacotão do Grêmio que veio para o Palmeiras. Sua segunda partida no clube e já se mostrou muito útil, jogando como volante, zagueiro e atacante hoje. Marcou o primeiro gol do Palmeiras, em um lance que mostrou muita percepção do que estava acontecendo, e tranqulidade para não entrar na área impedido.
Márcio Araújo - BOM: Voltou a fazer boa partida. Jogou como segundo volante e deu muita velocidade ao ataque.
Souza - BOM: Marcou muito bem e saiu para o jogo, criando boas jogadas. Só deixou a desejar um pouco nas bolas paradas.
Wesley - BOM: Foi muito fominha no jogo em vários lances, mas ao mesmo tempo foi fundamental no resultado. Deu a assistência direta para os dois gols.
(Caio) - SEM CONCEITO: Entrou no fim.
Patrick Vieira - BOM: Foi responsável pela criação e velocidade. Conseguiu fazer a bola ficar no ataque, coisa que falta para o time em certos jogos.
(Charles) - REGULAR: Entrou para ajudar na marcação quando o time ganhava. Não deu muito certo.
Vinícius - BOM: Esteve bem no ataque, criando alguns lances interessantes. Mesmo não sendo alto, conseguiu fazer um gol de cabeça.
(Ronny) - REGULAR: Entrou para consertar a besteira que Gilson Kleina tinha feito. Não resolveu muito, mas deu algum perigo ao Corinthians no final.
Téc. Gilson Kleina - REGULAR: Escalou legal o time, mas fez a besteira de tirar os jogadores velozes que poderiam puxar o contra-ataque quando o time vencia por 2 a 1.

_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

Direto da Redação
| redacao_esporte@hotmail.com | @redacaoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário