Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Comentário da Redação > E o bom futebol do Santos sumiu

Sem muita justificativa (mas algumas possíveis explicações), o Santos parou de jogar o bom futebol do começo da temporada. Ontem, levou um vareio da Ponte Preta, 3 a 1, e viu o time campineiro se isolar na ponta da tabela. Agora são 3 partidas consecutivas sem vitórias, sequência que se iniciou logo após uma bela apresentação diante do São Paulo, principal adversário em 2013.

O Santos começou muito apático, deixando a Ponte atacar e sem oferecer muita resistência. Após umas duas jogadas de perigo, a Macaca abriu o placar com Bruno Silva, em lance de total desatenção da defesa alvinegra azul turquesa.

Com a desvantagem, o Peixe resolveu ir pra cima, mas de forma totalmente desordenada. Muricy apostou em um time no 4-5-1, com 3 volantes, sem centroavante e com Neymar isolado na frente. E, óbvio, não deu certo. O camisa 11 é muito mais facilmente marcado jogando assim, de costas pro gol. Cicero rende muito menos jogando perto do ataque. Só para citar 2 casos de jogadores que caem de rendimento nesse esquema.

Para piorar a situação, Neymar foi expulso após um entrevero com o tal de Artur. Vendo o lance por diversos ângulos, vemos que Artur deu um soco e Neymar revidou. Logo, expulsão justa, para alegria da urubuzada que torce contra o camisa 11 santista pelo simples fato dele fazer sucesso e que vai usar isso como argumento para dizer que ele não joga nada. Enfim, não darei moral para esses vermes.

Sem seu craque no segundo tempo, o Santos voltou a mostrar a falta que ele faz. Eu achei que com a chegada de Montillo seríamos menos dependentes, mas o argentino até agora não justificou a contratação. Muricy tirou Renê Junior e colocou André. A entrada do centroavante eu entendo, a saída de Renê não. Manter Assunção só pra bater faltas? E por que não deslocar Arouca pra direita e sacar Bruno Peres? Foram 45 minutos de uma pressão bem suave, que quase não incomodou a Ponte.

Se com Renê o time já não estava marcando ninguém, imagina sem ele! Aos 36 minutos, um contra-ataque mortal do time da casa terminou com Alemão, ex-Santos, colocando a bola na rede, livre de marcação. Cinco minutos depois, André (ALELUIA) diminuiu. Mas não adiantou muita coisa, pois em outro contra-ataque, Rafael se antecipou, pegou a bola fora da área e protagonizou uma lambança. A bola acabou caindo nos pés de Alemão, que novamente marcou, agora sem goleiro. Vitória mais que justa da Ponte, que tem méritos.

Alô, Muricy! Chega de montar o time baseado em panelinha, meu filho! Dê valor a quem vem fazendo por merecer. Ninguém tem créditos eternos. O zagueiro Neto, por exemplo, que estava voando, foi para o banco, enquanto Edu Dracena fora de forma e Durval, que não joga nada faz tempo, seguem como titulares. Mudar o esquema tático para esse jogo também se mostrou uma baita furada.


Outro motivo importante para a queda de rendimento é Neymar não ter jogado bem nos dois últimos jogos e ter se ausentado do empate contra o Linense por estar com a Seleção. Esse é um motivo passageiro, então não há motivo pra preocupação. A não ser na próxima rodada, em que novamente ele não estará em campo (contra o XV de Piracicaba, na Vila).

Conceitos

Rafael - RUIM: Levaria um "regular", mas depois do que fez no terceiro gol da Ponte merece um rebaixamento na nota.
Bruno Peres - RUIM: Renovou o contrato e parou de jogar.
Edu Dracena - RUIM: Está muito fora de forma.
Durval - PÉSSIMO: Continua titular absoluto mesmo afundando o time.
Léo - RUIM: Primeiro jogo após longo tempo parado. Mal conseguia dominar a bola.
Renê Júnior - REGULAR: Não fazia grande partida, mas achei que deveria continuar no jogo após o intervalo.
(André) - REGULAR: Voltou a fazer lances bizarros, mas valeu pela dedicação e pelo gol marcado.
Arouca - RUIM: Muito apagado.
Marcos Assunção - RUIM: Só participa do jogo na bola parada. Mas nem nisso ainda ajudou.
Cícero - RUIM: Não foi bem neste domingo, mas jogou na posição errada. Ele rende mais vindo de trás.
(Pato Rodriguez) - SEM CONCEITO: Jogou pouco. Poderia ter entrado antes.
Montillo - PÉSSIMO: Além de não jogar nada, se omitiu quando o time estava sem Neymar.
(Felipe Anderson) - BOM: Foi o melhor do Santos no jogo. Boa participação no gol do André.
Neymar - RUIM: Mais uma partida bem abaixo da sua média. E vacilou ao cair na provocação dos ponte-pretanos.
Téc. Muricy Ramalho - RUIM: Escalou mal e mexeu mal. Tem que valorizar mais quem mostra trabalho atualmente, e não quem já o fez há 3 anos atrás e nunca mais.

Foto: Agência Estado
_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

por Ricardo Pilat
| pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário