Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 15 de março de 2013

Clinch > Prévia UFC 158: Evento de definição para peso meio médio

Neste sábado, em Montreal, acontece o UFC 158. O evento terá na luta principal a disputa de cinturão do peso meio-médio, entre George St. Pierre e Nick Diaz. No co-main event, Carlos Condit e Johny Hendricks disputam uma chance pelo title shot. E a luta anterior reúne Jake Ellenberger e Nate Marquardt, outros tops da mesma categoria.

Falando sobre a disputa do título, não concordo com a decisão do UFC em dar esta chance a Nick Diaz. Ele recebeu esse prêmio não pelas suas vitórias ou grandes atuações (muito pelo contrário, vem de derrota e suspensão por doping), mas sim por ser um falastrão e ter irritado GSP. O canadense então “escolheu” enfrentá-lo, enquanto outros lutadores da categoria, que vem de sequências incriveis ficam na fila de espera.

Mas, como Dana White casou essa luta, vamos a ela! Nick Diaz é um bom lutador, faixa preta de BJJ do mestre Cesar Gracie, e tem melhorado gradativamente na trocação. Não tem medo de encarar adversários. Agora, quando este adversário é estrategista, ele costuma ter dificuldades. E esse é exatamente o caso de GSP. O canadense defende o cinturão pela 8ª vez, e nas 7 vitórias anteriores, 6 foram por decisão unânime. Apesar de ser especialista em caratê Kyokushin, seu jogo se mostra mais efetivo no wrestling e controlando os adversários por baixo. Enfim, acho remota a chance de GSP perder o cinturão, e provavelmente veremos mais uma decisão unânime a favor do campeão, para alegria dos fãs canadenses.

O co-main event promete uma luta mais interessante. Hendricks vem de 5 vitórias consecutivas, sendo 3 delas por nocaute em menos de 2 minutos de luta. Não tem um estilo muito técnico em pé, mas suas mãos pesadas tem derrubado grandes adversários, como Jon Fitch e Martin Kampmann. Já Condit, conquistou o cinturão interino contra Nick Diaz, e perdeu a unificação contra GSP. Agora, se vencer, pode ganhar nova chance, até por que fez uma luta dura com o campeão. Condit é mais técnico, e acredito que tentará levar a luta para o chão, já que lá ele é muito superior ao adversário, e em pé a luta vira uma loteria. Aposto em vitória de Condit.

Já Ellenberger, que sempre ronda o title shot mas não consegue se firmar, buscará a todo custo uma vitória contra Marquardt. Este também precisa do resultado positivo, pois acaba de chegar do Strikeforce, onde tinha perdido o cinturão da categoria na última luta. Os dois são bons trocadores, então acredito em um nocaute, mas sem favorito. Para não ficar em cima do muro, aposto em Marquardt.

Não haverá brasileiros no card do evento.

CARD PRINCIPAL

Georges St-Pierre vs. Nick Diaz
Carlos Condit vs. Johny Hendricks
Jake Ellenberger vs. Nate Marquardt
Chris Camozzi vs. Nick Ring
Mike Ricci vs. Colin Fletcher

CARD PRELIMINAR

Patrick Cote vs. Bobby Voelker
Antonio Carvalho vs. Darren Elkins
Jordan Mein vs. Dan Miller
Daron Cruickshank vs. John Makdessi
Rick Story vs. Quinn Mulhern
TJ Dillashaw vs. Issei Tamura
George Roop vs. Reuben Duran


_____________________________________

* A coluna Clinch traz a análise dos principais eventos de artes marciais do planeta.


por Fernando Pilat
| @fernandopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário