Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 19 de março de 2013

Paddock da Redação > Raikkonen surpreende e vence a prima prova do ano

Sebastian Vettel? Fernando Alonso? Lewis Hamilton? Não. Nada disso. O vencedor da primeira etapa de Fórmula 1 em 2013, em Albert Park, foi Kimi Raikkonen com a sua surpreendente Lotus.  Além de ter um carro equilibrado, o finlandês contou com uma estratégia ousada de sua equipe. Apostando em uma única parada, Kimi conseguiu ultrapassar nos boxes os favoritos Vettel e Alonso e conduziu seu bólido com muita tranquilidade a maior parte da prova.

Se a estratégia ajudou a Lotus a chegar ao lugar mais alto do pódio, ela, sem dúvidas, tirou todas as possibilidades de Felipe Massa fazer o mesmo. Preocupada em ajudar Fernando Alonso a ultrapassar o brasileiro e também Vettel, a Ferrari antecipou a parada do espanhol e retardou a do brasileiro. Com isso Alonso ganhou duas posições e manteve-se soberano na segunda posição. Em contrapartida, Massa, depois de permanecer três voltas a mais na pista e com os pneus em mau estado, acabou ficando para trás e terminou a prova em quarto lugar.

Se por um lado a Lotus surpreendeu, do outro, a Williams começou o ano andando, literalmente, em marcha ré. Com resultados ruins na classificação e com seus pilotos brigando no pelotão de fundo (até Maldonado sair da prova) a tradicional equipe de Frank Williams deu mostras de ter voltado ao passado e longe, mas muito longe de brigar na parte da frente do grid. Uma pena.

Nas linhas acima eu pouco falei da prova em si. Mas isso tem uma explicação. Como em toda prova que acontece em circuitos travados, pouca coisa boa acontece dentro da pista e as maiores “emoções” ficam por conta das estratégias de paradas de boxes. O mercado da Oceania pode até ser lucrativo para a F1, mas acho que já passou da hora dos seus diretores técnicos e comerciais reavaliarem as provas do calendário. Por que com tantas corridas chatas como essa eles acabam espantando o público e a audiência da TV.

Mal acabou o GP da Austrália e todo o circo ruma para o Sepang, onde será disputado, no próximo fim de semana, o GP da Malásia. Se prepare! A prova começa às 5h da manhã de sábado para domingo. Poderemos ver nessa prova se a Lotus será mesmo uma adversária de peso para Red Bull e Ferrari e se a Mercedes mostrará mais que na estreia. Façam suas apostas! Quem vence o GP da Malásia?

_____________________________________

* A coluna Paddock da Redação traz bastidores e análises da Fórmula 1, a principal categoria de automobilismo do mundo.


por Rodrigo Svrcek
| @svrcek_rodrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário