Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 26 de março de 2013

Paddock da Redação > Sepang: O dia em que o Paddock foi mais importante que a pista

Sebastian Vettel venceu o GP da Malásia no último final de semana, seguido pelo companheiro Mark Webber e Lewis Hamilton que completaram o pódio. As conversas, matérias e repercussões sobre a corrida em Sepang deveriam, eu disse deveriam ser sobre a recuperação da Red Bull ou a evolução da Mercedes. Porém o assunto foi outro...

Tudo de bom que aconteceu nas curvas de Sepang ficou em segundo plano. A grande notícia do fim de semana foi o deplorável jogo de equipe. Ross Brawn, sempre ele, acostumado a estragar todo o espirito de competição de Fórmula 1 desde dos tempo de Ferrari, voltou a atacar.

Após a última parada nos boxes, Nico Rosberg vinha mais rápido que seu companheiro, Lewis Hamilton. Porém, seguindo ordens de Brawn, o piloto alemão teve de segurar o ritmo e foi proibido de ultrapassar seu companheiro de equipe em nome do chamado “interesse da equipe”.

Além do chefe de equipe da Mercedes, Christian Horner, que exerce a mesma função na Red Bull, fez o mesmo. Proibiu que Vettel ultrapassasse Webber e que as posições em pista fossem mantidas. Para a sorte dos amantes do automobilismo, Vettel desrespeitou a ordem da equipe e ultrapassou seu colega, vencendo a corrida.

Eu mesmo não gosto muito dessa interferência externa nas corridas, pois faz com que muitos amantes da velocidade desistam de acompanhar as corridas. Se o fato acontecesse nas etapas finais do calendário, eu até entenderia o “interesse da equipe” em privilegiar um determinado piloto em busca do título. Mas na segunda corrida do ano? Não há interesse que justifique essa atitude canalha por parte de quem comanda a equipe.

A FIA vive procurando formas de aumentar o interesse, a audiência e o lucro em torno da Fórmula 1. Porém não faz nada para punir essas ordens de equipe que fazem com que as pessoas deixem de acompanhar as disputas na pista, já que chefes de equipe como Horner e Brawn fazem questão de jogar o espírito da categoria no lixo.

Tomara que a partir da próxima etapa, na China, em 14 de abril, a FIA tome providências sérias para banir esse tipo de prática do circo da F1.

_____________________________________

* A coluna Paddock da Redação traz bastidores e análises da Fórmula 1, a principal categoria de automobilismo do mundo.


por Rodrigo Svrcek
| @svrcek_rodrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário