Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 28 de abril de 2013

Comentário da Redação > Santos (4) 1 x 1 (2) Palmeiras

Visão santista > Santos garante nos pênaltis o que poderia ter feito no tempo normal
por Ricardo Pilat | pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat

Após o jogo, Muricy Ramalho disse que o Santos fez a melhor apresentação no ano. A melhor eu não sei dizer, mas uma das melhores é possível garantir. No final das contas o empate em 1 a 1 entre Santos e Palmeiras, neste sábado, na Vila, não pode ser considerado injusto, mas acredito que o mais normal, pelas chances criadas, era que o Peixe vencesse com tranquilidade. Isso não aconteceu, o Verdão se superou na raça, e arrancou a igualdade. Nos pênaltis, o time da casa botou os pingos nos is.

Acho que é simples explicar o que foi a partida. Na primeira etapa, o jogo estava equilibrado quando o Santos abriu o placar com Cícero. Daí em diante, o time dominou completamente as ações e Rafael praticamente não teve trabalho. O Alvinegro também não criou muito, mas fazia, enfim, uma partida impecável do ponto de vista tático. Não dava espaços e sabia controlar a bola no campo de ataque.

Na etapa final, o time recuou, recuou e recuou cada vez mais, de forma desnecessária. Apostou no contra-ataque, mas até que não foi tão ruim assim, pois o Santos teve pelo menos umas 4 chances de gols em contra-ataques que poderiam ter matado o jogo. Só Neymar teve 3, mas ele estava claramente abaixo da melhor condição física e parece ter finlizado sem a confiança de sempre.

O velho ditado "quem não faz toma" se fez valer mais uma vez. Pois apesar de o Palmeiras ter mais volume de jogo na etapa final, o time da capital não havia criado grandes chances. Concluiu bem a que teve com Kléber, de cabeça, em falha de Edu Dracena, que fazia até então uma das melhores partidas pelo Santos.

Se no tempo normal o Santos não soube decidir, nos pênaltis a equipe mostrou a força que tem em mata-matas, que já vem desde 2010. Com precisão nas cobranças, o Santos anotou os 4 chutes que teve, enquanto Rafael apareceu bem demais para fazer duas defesas e garantir a classificação.

Apesar do sofrimento, o Santos mostrou algumas coisas que não vinham acontecendo e isso me animou um pouco para a sequência da temporada. Eu sei que o Paulista não é lá grande coisa, mas é importante superar as rivalidades estaduais mais uma vez e conquistar o tetracampeonato. É o que temos no momento e é o que o Santos precisa buscar com mais obrigação que São Paulo e Corinthians, por exemplo.

Antes de pensar em clássico, o Santos terá pela frente o Mogi Mirim, na semifinal. Jogo único, em Mogi. E o Sapão conquistou a vaga ao derrotar o Botafogo de Ribeirão Preto por 6 a 0. Tá longe de ser moleza.

Conceitos

Rafael - ÓTIMO: Eu e todo mundo, com razão, estávamos olhando torto para ele. Ontem foi bem durante o jogo e ainda garantiu a vaga para o Santos com duas belas defesas na decisão de pênaltis. Que continue assim.
Alan Santos - RUIM: Tudo que vinha jogando bem como volante, jogou mal como lateral. Eu já falei e repito que, apesar dos laterais que temos no elenco estarem decepcionando, não tem sentido queimar um bom jogador em uma posição que não é a dele.
(Neto) - PÉSSIMO: Conseguiu ser pior do que o Alan Santos como lateral. Não tem nenhuma vocação pra isso.
Edu Dracena - BOM: Só não dou conceito melhor porque falhou no gol do Palmeiras, mas até então fazia uma partida impecável. Além de marcar muito, quase fez um golaço.
Durval - REGULAR: Já jogou pior que ontem...
Léo - BOM: Se superou pela raça. Incrível a doação dele ao time.
Arouca - BOM: Vi um monte de santista chato pra caralho corneta criticando ele após o jogo. Eu não vi assim, achei que ele foi bem, especialmente no primeiro tempo.
(Marcos Assunção) - SEM CONCEITO: Entrou no fim. Logo que entrou em campo o Palmeiras empatou, mas não teve culpa.
Renê Júnior - BOM: Firme na marcação, como sempre. E fez o gol da classificação nos pênaltis com muita frieza.
Cícero - BOM: Fez mais um gol importante e também mostrou personalidade para entrar na lista das penalidades.
Montillo - REGULAR: Deixou a desejar mais uma vez, apesar de ter se empenhado bastante. Também apareceu bem nas penalidades.
Neymar - REGULAR: Participou bastante do jogo, inclusive da marcação, mas não estava na melhor forma física. Perdeu pelo menos 3 gols incríveis. Porém, mérito também para o Bruno do outro lado.
André - REGULAR: Outro que se esforçou até, mas continua apanhando da bola.
(Miralles) - RUIM: Entrou pior que o André. Foi bem apenas nos pênaltis, abrindo a série.
Téc. Muricy Ramalho - REGULAR: Errou nas opções que fez para a lateral direita, mas tava tentando alguma coisa... não tinha muito o que ser feito na situação atual.

Visão palmeirense > Mais uma vez, Verdão fica no quase
por Fernando Borchio | fernando.borchio@hotmail.com

Não faltou garra, vontade, determinação e espírito de mata-mata. O Palmeiras fez uma partida de muita superação novamente contra o Santos na tarde deste sábado. A equipe não jogou atrás e soube ser agressiva em grande parte do jogo. Apesar da eliminação nos pênaltis, podemos sim tirar coisas boas da partida, como a atuação do contestado goleiro Bruno que quase fechou o gol.

O Verdão iniciou a partida bem melhor que o Santos. A defesa estava bem compacta e a marcação começava no campo de ataque. A equipe da baixada pouco conseguia chegar ao ataque. Os principais lances de perigo palmeirense viam dos pés de Leandro que colocou Rafael para trabalhar logo cedo.

Apesar das boas chances do lado alviverde, quem abriu o placar foi o Peixe em um lance de oportunismo de Cícero. A partir daí começou a sequencia de boas defesas de Bruno em chute de Edu Dracena e falta cobrada pelo menino Ney. A bola chegava ao ataque palestrino, mas não chegava redonda. Pois é, Valdívia estava fazendo uma tremenda falta, aliás, sempre faz. Mas é preciso ser acostumado a não contar com ele nas horas importantes.

O segundo tempo foi de grande domínio palmeirense, porém com chances mais claras para o Santos. Kleina aumentou a ofensividade da equipe colocando Kléber, um homem de referência no lugar de Léo Gago. Foi bom para a equipe, pois a bola chegava na frente e ficava, coisa que não estava acontecendo. Porém, o Palmeiras não tinha apenas um adversário e sim dois, o Santos e a arbitragem, que marcava qualquer besteirinha para a equipe da baixada e não marcava absolutamente nada para o Verdão.

Estava difícil, mas o time se superou mais uma vez, e após mais grandes defensas de Bruno, o empate veio aos 38 minutos com Kléber, que finalmente desencantou de cabeça após lindo cruzamento de Souza.

O Palmeiras ainda teve algumas chances de fazer o segundo gol, mas não conseguiu. Com o 1 a 1, chegaram os temidos pênaltis, artifício no qual o Alviverde treinou a semana toda, porém de nada adiantou. Wesley e Souza fizeram, mas Kléber (herói até então) e Leandro erraram. Para o lado santista, 100% nas cobranças.

AO foco palmeirense agora é só um, a Libertadores. A equipe enfrenta o Tijuana no jogo de ida das oitavas de final no México. Será um jogo difícil devido a longa viagem e ao gramado sintético. O que o Palmeiras precisa é pelo menos marcar um golzinho e não levar muitos.

Conceitos

Bruno - ÓTIMO: Entrou em gramado sob desconfiança. Calou a boca de todos, inclusive a minha, praticamente fechando o gol. Nos pênaltis, pouca culpa teve. Os santistas tiveram muita competência em suas cobranças.
Ayrton - RUIM: Até esteve bem ofensivamente, mas defensivamente não. Neymar deitou e rolou sobre suas costas.
Henrique - BOM: Líder em campo, soube esfriar os animos quando preciso. Muito bem postado defensivamente, não deu espaços para os atacantes santistas.
Maurício Ramos - REGULAR: Foi muito afobado em algumas jogadas. Fez muitas faltas.
Marcelo Oliveira - REGULAR: Estava muito devagar, mas não comprometeu muito.
Charles - BOM: Ligava a defesa ao ataque com rapidez. Marcou muito bem o Montillo.
Márcio Araújo - BOM: Cobriu muito bem as costas do Ayrton nas subidas do Neymar.
(Souza) - BOM: Entrou bem, chegando bastante ao ataque e marcando direito. Fez a assistência do gol e bateu muito bem o seu pênalti.
Léo Gago - RUIM: Muito apagado em campo, errou muitos passes. Não tentou um chute de fora da área, seu principal artifício.
(Kléber) - BOM: Entrou bem, segurando a bola no ataque. Fez um gol de muito oportunismo. Errou um dos pênaltis, mas isso está sujeito a acontecer com qualquer um.
Wesley - REGULAR: Até que criou algumas jogadas boas, mas pouco tocou a bola. Na linguagem popular, foi muito "fominha".
Vinícius - RUIM: Não foi para cima dos defensores santistas. Parecia estar com medo.
(Maikon Leite) - SEM CONCEITO: Entrou próximo ao fim.
Leandro - REGULAR: Criou boas jogadas, mas perdeu chances de gol e um dos pênaltis.
Téc. Gilson Kleina - BOM: Começou com um time até que ofensivo, mas foi mudando ao longo do jogo, e mudando bem.

Fotos: Terra e Placar
_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

Direto da Redação
| redacao_esporte@hotmail.com | @redacaoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário