Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 12 de abril de 2013

O Cara da Semana > Felipe Santana: O herói do milagre de Dortmund

Quem não gosta de ver aquela vitória épica de virada, com um gol no último minuto na base do sofrimento? Mesmo quando não é o seu time, é difícil não se contagiar com esse tipo de situação. Essa semana o Borussia Dortmund conseguiu esse feito ao se classificar para as semifinais da Liga dos Campeões da Europa. Em um jogo de proporções épicas, a equipe amarela venceu o Málaga da Espanha no estádio Signal Iduna Park, na cidade homônima ao clube.

Após o empate sem gols na Espanha, o Borussia saiu perdendo logo no começo do jogo de volta. Conseguiu o empate e logo em seguida sofreu o segundo gol aos 40 minutos do segundo tempo. Em qualquer lugar do mundo isso abateria o time e o placar seria dado como definitivo. Mas existem certas equipes que são especialistas em jogar com esse tipo de situação, e uma delas é a equipe aurinegra de Dortmund. Com o empate aos 45 que ainda dava a vaga ao Málaga, o time se lançou inteiro ao ataque sem nenhum medo. Laterais se tornaram pontas, volantes se tornaram meias ofensivos e os zagueiros, centroavantes. E dessa tática “suicida” saiu o gol da vitória no último segundo do nosso personagem da semana.

A princípio apenas mais um entre os milhares de brasileiros desconhecidos que atuam na Europa, Felipe Santana conseguiu destaque mundial depois da última terça-feira. Seu gol chamou a atenção pela partida, pelo momento e pela maneira que foi marcado: quartas de final de UCL, 47 do segundo tempo e em posição irregular. Quem presenciou este momento mal consegue acreditar que, 6 anos atrás, este ilustre cidadão de Rio Claro, cidade do Estado de São Paulo, chegava à Alemanha após uma curta e até discreta passagem pelo Figueirense de Santa Catarina.

Felipe chegou ao clube em um momento delicado. Depois de um belo início de década marcado por títulos nacionais, o Dortmund se encontrava em posições intermediarias havia algum tempo. Não à toa conseguiram retomar o título de campeão da Alemanha apenas dois anos após sua chegada. Sendo visto apenas como um jogador de elenco, a lesão do titular e ídolo da equipe Matt Hummels lhe rendeu a oportunidade de atuar mais freqüentemente durante a temporada. E ele aproveitou a oportunidade. Ao lado do sérvio Subotic, formou uma defesa que chegou a ser contestada graças à perda do terceiro título consecutivo da Bundesliga para o grande rival Bayern de Munique, mas que vem sendo foi fundamental para a campanha europeia.

Não sabemos o que acontecerá na próxima fase, se Felipe continuará titular com o retorno de Hummels ou se mesmo a equipe chegará à final após 16 anos. Mas temos certeza de que por muito tempo Santana estará no coração dos mais de 80 mil torcedores que presenciaram “O Milagre do Signal Iduna”.

O Borussia Dortmund está nas semifinais ao lado dos tradicionais gigantes europeus Barcelona, Real Madrid e seu atual algoz nacional, o Bayern de Munique. Buscando seu segundo título na competição, mantendo sua invencibilidade (é o único entre os quatro times restantes que segue invicto nesta temporada), com sua famosa e apaixonada torcida, e principalmente depois do milagre protagonizado por Santana... Quem se atreve a duvidar de um possível título da “zebra” (??) amarela e preta?

Heja BvB!!! 
Heja SANTANA!

_______________________________

* A coluna O Cara da Semana fala dos personagens do esporte que tiverem seu momento de glória, seja por uma semana, seja por um dia, seja para sempre.

por Helder Rivas | lendasdabola.blogspot.com.br | @LendasDaBola

Nenhum comentário:

Postar um comentário