Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 29 de abril de 2013

O Cara da Semana > Robert Lewandowski: quatro passos para a eternidade

Antes de falar do personagem da semana, um desabafo: após a incrível vitória do Bayern de Munique sobre o Barcelona, esta crônica estava praticamente pronta falando sobre Thomas Müller, grande destaque do jogo. Mesmo com tantos anos de futebol, não acreditava que algo tão fantástico quanto aquele jogo seria possível em um espaço de tempo tão curto. Mas eis que vem o Borussia na quarta e me cala sem nenhuma piedade. Aliás, eis que vem Lewandowski e... bem.. vamos à crônica:

Já faz certo tempo que o centroavante polaco vem fazendo sucesso e marcando muitos e importantes gols pela equipe de Dortmund, mas sua fama se limitava a algo regional. Destaque do time no recente bicampeonato alemão (temporadas 10/11 - 11/12) e atual artilheiro da Bundesliga, Lewandowski lutava ao lado do Borussia por maior destaque na Europa. Uma luta difícil, aquele tipo de luta a qual ele já está acostumado desde muito cedo, já que apesar de sua estreia no futebol profissional ter sido precoce com apenas 16 ano,s em um time da 4ª Divisão Polonesa, levou tempo para que tivesse uma oportunidade de ter uma sequência de jogos graças ao seu porte físico na época não ser considerado o ideal.

A oportunidade veio quando, ao ser contratado pelo Lech Poznań, logo em sua primeira temporada anotou os gols decisivos para a equipe conquistar os títulos da Copa e Super Copa da Polônia. Após o título nacional em 2010, o Borussia Dortmund resolveu apostar no rapaz, que rejeitou propostas de outros clubes como Genoa da Itália e Blackburn Rovers, da Inglaterra. Com as cores do amarelo intenso do time de Dortmund, não tardou para que o jovem atacante cair nas graças da torcida.
Sua fama local aumentava gradativamente, mas a continental e mundial seguiam as mesmas. Até porque sua passagem pela seleção polonesa durante a Euro 2012 não foi grande coisa.

Mas eis que chegamos ao ultimo dia 24 de Abril. A primeira partida da semifinal contra o poderoso Real Madrid de Cristiano Ronaldo & José Mourinho. Apesar de já terem se enfrentado na fase de grupos, onde o BvB saiu como primeiro colocado do grupo (invicto), havia quem dissesse que a equipe alemã era “zebra”.

O primeiro tempo no Signal Iduna Park foi até equilibrado. Nosso personagem da semana abriu o placar e o português Cristiano Ronaldo empatou ao final dessa etapa. A primeira vista, tudo conforme a suposta “lógica” que o futebol prega. E aí vem o segundo tempo e...bem.... com a devida troca de cores nas equipes, parecia uma repetição da partida da Allianz Arena do dia anterior. O Borussia pressionou e massacrou o Real Madrid sem piedade. E após marcar na primeira metade do jogo, Lewandowski marcou novamente. E de novo. E ele mesmo fechou o placar em 4 x 1 para o time da casa.

Quatro gols que não apenas colocaram o time de Dortmund mais próximo da final, mas que o tornaram o único na história a ter marcado 4 gols em um semifinal de UCL, o único a ter marcado 4 gols contra o Real Madrid nessa competição e, de quebra, pegou a vice-artilharia da competição com 10 gols. Quatro feitos, quatro gols, quatro momentos e quatro passos que o marcarão pela eternidade.

Alguns céticos dizem que, diferente do Barcelona, o Real Madrid ainda tem chances de passar. É “menos difícil”, mas o gol marcado por Cristiano torna a missão, ainda que infimamente, possível. O Real Madrid precisa apenas de três gols, uma noite inspirada de Cristiano Ronaldo e de uma noite ruim de Robert Lewandowski. E de qualquer maneira, a partir dessa probabilidade... bem... vamos esperar pelo jogo.
_______________________________

* A coluna O Cara da Semana fala dos personagens do esporte que tiverem seu momento de glória, seja por uma semana, seja por um dia, seja para sempre.

por Helder Rivas | lendasdabola.blogspot.com.br | @LendasDaBola

Nenhum comentário:

Postar um comentário