Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 5 de abril de 2013

O Cara da Semana > Vinícius: Uma luz em meio às trevas

Os últimos anos foram cruéis com o Palmeiras. O gigante esmeralda da capital sofre com constantes humilhações e vergonhas as quais não são nada de acordo com sua gloriosa história. O título da Copa do Brasil de 2012 serviu como faca de dois gumes. O lado bom foi o fim do jejum de conquistas importantes; já o ruim foi a ilusão que trouxe aos torcedores de que podiam fazer ainda mais. Tal “confiança” resultou em um precoce rebaixamento no Campeonato Brasileiro e um início de 2013 bem diferente do planejado.

Se remontando a partir do zero, o clube viveu por uma situação turbulenta, buscando pela reformulação quase total do elenco. Os poucos que se salvaram do catastrófico ano anterior, foram em sua maioria atletas da base. E um em especial se destacou nessa semana.

Vinícius é um jovem de apenas 19 anos, oriundo do time das categorias do Palmeiras e que integra o elenco principal da equipe há quase três anos, entre idas e vindas. Apesar do considerável tempo, o garoto começou a se destacar apenas esse ano. Após marcar gol e ter uma bela atuação contra o arquirrival Corinthians, Vinícius alternou bons e maus momentos, até a última terça-feira.

Em situação complicada no seu grupo da Taça Libertadores, o Palmeiras enfrentou o Tigre da Argentina no Pacaembu precisando vencer para se manter vivo na competição. Logo no começo da partida, a lesão de Patrik Vieira causou um susto enorme, já que este vinha sendo o destaque (??) do time nos últimos jogos. Para seu lugar, Gilson Klein promoveu Vinícius, tendo antes profetizado: “Você vai entrar e mudar esse jogo!”.

Dito e feito, Vinícius foi o ponto de desequilíbrio da partida em favor do Palmeiras. Tendo participado do primeiro gol e dado a assistência do 2º, deu novo animo e fôlego ao time que a partir daí não teve dificuldades em sobrepujar a equipe “hermana” (e com direito a gritos de “olé”, algo que os palmeirenses não faziam a muito tempo). A vitória deu sobrevida ao Palmeiras que segue vivo na briga pela América.

Talvez seja cedo para criar prognósticos sobre o garoto. Ele não é um novo Neymar ou Lucas, e a principio não parece ser o “Messias” que salvará o Palmeiras este ano. Mas com certeza ele merece ser observado com mais cuidado e de bem perto. Ele pode ser a luz que faltava à escuridão na Barra Funda.

_______________________________

* A coluna O Cara da Semana fala dos personagens do esporte que tiverem seu momento de glória, seja por uma semana, seja por um dia, seja para sempre.

por Helder Rivas | lendasdabola.blogspot.com.br | @LendasDaBola

Um comentário:

  1. Belo texto Helder. Mas eu tenho umas questões sobre o Vinícius. Acho que ele ter subido aos profissionais com 16 anos foi um erro absurdo.

    Pra vc subir com 16 anos vc tem que ter algo diferente, não era o caso dele. Ou seja. Perdeu 3 anos de formação na base que poderia ter evoluído mais do que é hj. A gente vê durante os jogos que ele tem certa habilidade mas tem algumas falhas, principalmente em se tratando de fundamentos. Como chute, passe e drible. Mas ele vai ser bem vendido

    ResponderExcluir