Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 16 de abril de 2013

Paddock da Redação > Alonso vence o GP da China e se iguala a Nigel Mansell

Fernando Alonso e a Ferrari deram um verdadeiro banho de estratégia nos rivais no GP da China, no último domingo, e o piloto espanhol conquistou sua primeira vitória na temporada, quebrando um jejum de 12 provas. Após largar na terceira posição do grid, Alonso ultrapassou Kimi Raikkonen ainda na largada e colocou bastante pressão em Hamilton, então líder da prova.

Na quarta volta o piloto da Ferrari assumiu a liderança da prova para não largar mais. Usando de uma ótima estratégia de paradas nos boxes ele não foi ameaçado em nenhum momento e guiou tranquilo para sua 31ª vitória na carreira, igualando o recorde de Nigel Mansell e ficando a apenas dez do número de vitórias de Ayrton Senna.

Se o dia foi perfeito para o principal piloto da escuderia italiana, o mesmo não se pode dizer de Felipe Massa. O brasileiro largou em quinto lugar e ainda na primeira curva ganhou as posições de Raikkonen e Button, ficando logo atrás do companheiro de equipe. Porém o bom desempenho de Massa durou só até o primeiro pit-stop. Depois de colocar os pneus médios, seu carro começou a perder rendimento o que o fez se distanciar dos líderes. E o sexto lugar deve ser muito comemorado em virtude de sua irregularidade na prova.

A Mercedes largou na pole com Hamilton e não venceu, mas há de se destacar o bom inicio da equipe. Em um começo de temporada onde todas as equipes têm oscilado, o time alemão se mostra competitivo e pode até brigar pelo título de pilotos no final do ano.

Outra equipe que merece destaque pelo ótimo trabalho que vem realizando é a Lotus. Depois de vencer a primeira prova do campeonato, Raikkonen conseguiu um segundo lugar no GP chinês mesmo com problemas no seu carro. Parece claramente que a “mítica” equipe evoluiu para esta temporada e é mais uma que vai figurar no pelotão de frente da F1.

Como no mundo da Fórmula 1 nem tudo são rosas, nem os carros, não posso deixar de falar da Williams. Se a equipe inglesa parecia ter encontrado o caminho para voltar aos tempos de glória na temporada passada, neste ano eles perderam o rumo de novo. Pastor Maldonado e Valtteri Bottas terminaram em 13º e 14º lugares respectivamente, só à frente das nanicas. Do jeito que anda a ex-gigante caminha pra extinção. Uma pena.

Classificação do Mundial de pilotos


1º Sebastian Vettel (ALE/ Red Bull) 52
2º Kimi Raikkonen (FIN/ Lotus) 49
3º Fernando Alonso (ESP/ Ferrari) 43
4º Lewis Hamilton (ING/ Mercedes) 40
5º Felipe Massa (BRA/ Ferrari) 30

Má noticia?

Essa parte final do texto não tem nada a ver com o GP da China, mas diretamente com a declaração do Bernie Ecclestone afirmando que se não houver mudanças o GP do Brasil pode deixar o autódromo de Interlagos.

A principal reclamação do homem forte da F1 diz respeito à estrutura no Paddock, onde, segundo ele, faltam banheiros, cozinha e salas de reunião adequadas às equipes. A obra para a remodelação do Paddock é estimada em R$ 120 milhões.

Bem... Vou falar o que eu acho. Se a Fórmula 1 está com tanta frescura para correr o GP Brasil em São Paulo, então que procure outro lugar para correr (especula-se que a corrida iria para Santa Catarina). Até por que nenhum paulistano vai morrer se a corrida mudar de lugar e a prefeitura deve ter mais com o que se preocupar do que atender às “frescuras” da FIA.  Vamos ver o que acontece.

_____________________________________

* A coluna Paddock da Redação traz bastidores e análises da Fórmula 1, a principal categoria de automobilismo do mundo.


por Rodrigo Svrcek
| @svrcek_rodrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário