Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 25 de maio de 2013

Clinch > Prévia UFC 160: Pezão quer surpreender o mundo

Há exatamente um ano atrás, Cain Velasquez e Antônio Pezão lutavam em Las Vegas. O confronto marcou o co-main event do UFC 146 e o vencedor disputaria o título peso pesado do Ultimate contra o então campeão Júnior Cigano. O duelo foi simplesmente um atropelo, onde o americano venceu o brasileiro no 1º round, após aplicar uma série de cotoveladas. Pezão saiu do octógono com uma verdadeira cratera aberta na cara.

O tempo passou e Cain recuperou o cinturão na revanche contra Cigano. Já Pezão tirou a invencibilidade de Travis Browne e calou a boca do falastrão Alistair Overeem. O curioso é que em essas duas vitórias, Silva era considerado o azarão. Após os citados triunfos, mais uma vez o destino colocou os dois lutadores frente a frente, só que dessa vez, a luta terá algo especial. Valerá o título mundial dos pesos-pesados. O local? MGM Grand Garden Arena que também recebeu o primeiro encontro dos atletas.

A luta com toda certeza será mais disputada, afinal, desta vez, Pezão está melhor treinado e não dará bobeira como na última vez, mas acredito que o resultado tem tudo para se repetir. O "Bigfoot" é um grande lutador, que tanto sabe trocar como sabe bem usar a sua faixa preta de jiu-jitsu, mas o Cain Velasquez é o Cain Velasquez que tem mãos pesadas, um dos melhores ground and pounds do UFC e um fôlego que geralmente peso-pesado não tem (com exceção de Cigano). O americano é o favorito sim, e muito, mas não podemos subestimar Pezão que já foi subestimado contra Overeem e deu no que deu.

Co-main event: Será que o Júnior será o "Cigano"?

Quando escrevi sobre a derrota de Júnior Cigano para Cain Velasquez em dezembro passado, me lembro muito bem que entítulei o texto como "O dia em que o Júnior não foi o Cigano". A derrota do brasileiro naquela luta não foi algo anormal, afinal os dois atletas são praticamente do mesmo nível. O abismo de minha parte ficou por conta da forma na qual Cigano foi derrotado. Levou um massacre sem dó. Cerca de dois meses depois, descobri que o problema de Dos Santos na luta contra Velasquez não foi físico e sim psicológico. Dez dias antes do confronto, o brasileiro havia se separado de sua esposa.

Cinco meses se passaram do episódio e o atleta deve estar recuparado do "baque". Ele enfrentará o neozalandês Mark Hunt neste sábado pelo co-main event e por uma nova chance de disputa de título, que acontecerá caso vença. O duelo promete ser apenas em pé, já que o boxe é a especialidade de ambos os atletas. Cigano é mestre nesta arte, e o considero o melhor pugilista do Ultimate. Ele sabe unir suas mãos pesadas a uma velocidade de peso-leve e esses fatores o faz extremamente favorito no confronto.

Hunt também tem mãos pesadas, mas é um atleta que não possui tanta velocidade. Mas caso ele consiga dar um aperto em Cigano, o brazuca tem como segunda opção o uso do jiu-jitsu, onde é faixa preta. No chão acredito até que nosso editor "casca grossa" Ricardo Pilat vença Mark Hunt. Meu palpite é uma vitória de Júnior por nocaute no primeiro round. Se não conseguir vencer logo de cara, é importante que Dos Santos tenha calma. Ele tem um folêgo ótimo ao contrário do adversário.

Glover quer Jones!

Pela terceira luta do card principal termos outro brasileiro. Glover Teixeira enfrentará o autor da melhor entrada da história do UFC, James Te-Huna. Eu sinceramente não entendi o porquê deste combate acontecer. Teixeira vem de uma vitória sobre a lenda do MMA Quinton Rampage Jackson e está muito acima do neozalandês na categoria e em termos técnicos. Acho que isso já diz tudo. Glover é um cara completo, bom de trocação e de jiu-jitsu. Já Te-Huna é um atleta bom apenas em pé. No chão não ganha de ninguém. Concluindo, o brasileiro vence do jeito que quiser, pois é melhor em todos os aspectos. Se confirmado triunfo, Teixeira se torna de vez um dos possíveis adversários de Jon Jones em breve.

Confira o card completo do UFC 160:

CARD PRINCIPAL
Cain Velásquez x Antônio Pezão - Pelo título dos PESO PESADOS
Junior Cigano x Mark Hunt - PESO PESADO
Glover Teixeira x James Te Huna - PESO MEIO-PESADO
Gray Maynard x TJ Grant - PESO LEVE
Donald Cerrone x KJ Noons - PESO LEVE

CARD PRELIMINAR
Rick Story x Mike Pyle - PESO MEIO-MÉDIO
Dennis Bermudez x Max Holloway - PESO PENA
Colton Smith x Robert Whittaker - PESO MEIO-MÉDIO
Khabib Nurmagomedov x Abel Trujillo - PESO LEVE
Stephen Thompson x Nah-Shon Burrell - PESO MEIO-MÉDIO
Brian Bowles x George Roop - PESO PENA
Jeremy Stephens x Estevan Payan - PESO PENA

Onde assistir
O UFC 160 terá seu card preliminar transmitido no Sportv 2 a partir das 19:30. Já o card completo será transmitido apenas no Canal Combate (PPV).

_____________________________________

* A coluna Clinch traz a análise dos principais eventos de artes marciais do planeta.



por Fernando Borchio | fernando.borchio@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário